É extraordinário o número de pessoas que não tem o hábito de negociar o prémio dos seus seguros. Já por aqui tratamos como é possível poupar dinheiro com a sua carteira de seguros, mostrando-lhe o potencial da negociação através de um mediador. Neste artigo queremos reforçar o potencial de poupança focando-nos no seguro de vida do seu crédito habitação.

É possível mudar de seguradora

Um sentimento que o Dr. Finanças tem no curso das suas ações de sensibilização sobre Orçamento Familiar e Poupança é que a generalidade das pessoas pensa que não é possível mudar o seguro de vida do crédito habitação sem ter um agravamento no spread.

De facto, os bancos poderão ter dado um desconto comercial no spread pela contratação do seguro de vida na sua seguradora. Infelizmente, muitas pessoas focaram a sua atenção exclusivamente no spread e não constataram que o prémio do seguro de vida era completamente desfasado da realidade. Poupam no spread mas pagam demasiado no seguro de vida.

Recentemente, foi aprovada uma lei que impossibilidade os bancos de alterar o spread em caso de mudança nos produtos de cross-selling. Assim, está aberta a possibilidade de poupar dinheiro com o seu seguro de vida sem grande esforço.

money-167735_1280

Como poupar dinheiro com o seguro de vida?

O processo de poupança é semelhante ao abordado no artigo “Seguros – Poupar Dinheiro em 3 passos”. De forma resumida, deverá contactar um corretor (o Doutor Finanças pode ajudá-lo) e procurar negociar um prémio mais barato. No caso específico do seguro de vida, deixamos-lhe algumas dicas úteis:

  • As seguradoras tradicionais são tendencialmente mais caras. Deste modo, com grande probabilidade o seu corretor irá apresentar companhias menos conhecidas como a Metlife, a April, a Real Vida ou a PSN. Saiba que estas empresas são tão legítimas e são reguladas como todas as outras.
  • Procure negociar o seguro de vida juntamente com outros seguros, de modo a aumentar o desconto comercial que terá com o bolo todo.
  • Ajuste o capital seguro ao valor em dívida. Esta dica pode ser menos consensual uma vez que algumas pessoas querem ter um seguro de vida que permita dar algum conforto aos seus familiares. Será uma opção de cada um.

Depois de todo o processo irá constatar que foi possível poupar muito dinheiro. Em muitos casos, é possível poupar mais de 50%, sendo a poupança tanto maior quanto maior a idade da pessoa segura. Aliás, conhecemos algumas pessoas que pagam mais pelo seguro de vida do que pagam pela prestação do seu crédito habitação.

Pode poupar noutras áreas também

Ao falarmos do crédito habitação não podemos deixar de referir a possibilidade de poupar também no spread do seu crédito habitação. De facto, esta possibilidade estava vedada até há bem pouco tempo mas é agora possível baixar o spread do crédito habitação.