Seguros

Como posso poupar nos meus Seguros de Vida e Multi-riscos?

Rui Cunha Santos Rui Cunha Santos , 10 Agosto 2018

Sabe que não tem de fazer os seus seguros de Vida e Multi-riscos no banco onde pede o seu Crédito Habitação? Na Dica do Doutor de hoje, mostramos-lhe as vantagens que pode ter ao diversificar a sua carteira de seguros. 

Ter uma habitação própria é provavelmente o passo financeiro mais importante da nossa vida. Ao comprarmos uma casa, é comum recorremos a um Crédito Habitação. Um crédito importante que irá influenciar o orçamento familiar durante vários anos.  

Por conforto ou conveniência, acedemos a fazer os seguros de Vida e de Multi-riscos nesse mesmo banco. Contudo, nem sempre analisamos outras propostas mais baratas. Existem algumas campanhas em que os bancos oferecem bonificações na taxa do crédito habitação por fazermos os seguros em conjunto com o Crédito Habitação. Por exemplo, se tem um Crédito Habitação com Spread de 1.5%, ao realizar o Seguro Multirriscos, é-nos atribuída uma bonificação de 0,1% no spread. No entanto, geralmente os seguros nos bancos são mais caros e a bonificação não compensa financeiramente. 

«Como posso poupar nos meus seguros de Vida e Multi-riscos?» 

Para poupar nos seus seguros, é essencial entender três fundamentos importantes ligados aos seguros:

  • Recorrer a Seguros através de entidades bancárias para o Crédito Habitação é mais caro;
  • Muitos seguros têm coberturas que desconhecemos e podemos estar a pagar por algo de que não precisamos;
  • Aglutinar todos os seguros na mesma companhia traz habitualmente menos poupança. 

Cada seguradora terá diferentes apólices nos diferentes ramos – Vida, Multi-riscos, Automóvel, Saúde, entre outros. Os preços podem ser influenciados de acordo com as características de cada indivíduo e apresentam tarifas mais caras ou baratas, de acordo com o interesse estratégico de cada companhia, ou seja, nenhuma companhia é a mais barata para todos os seguros.

A Dica do Doutor

A Dica do Doutor recomenda algo que é geralmente o contrário do que as pessoas fazem - em vez de concentrar todos os seus seguros numa só companhia, deverá ter os seguros na mesma mediadora que trabalhe com todas as companhias e lhe possa proporcionar os seguros ajustados e mais baratos que o mercado segurador ofereça.

Se for consultar o mercado e comparar várias propostas, veja as coberturas de que necessita e dispense as restantes. Poderá assim ter um seguro adequado às suas necessidades e não pagar mais por aquilo que não utiliza. 

«Mas não percebo nada de seguros - como posso escolher a melhor proposta?» 

A forma mais simples de poder escolher a melhor proposta quanto aos seus seguros é ter um Mediador não exclusivo. A mais valia desta opção é ter alguém que conhece o mercado das seguradoras e consegue identificar em todas elas qual será a melhor proposta consoante as características do Cliente e os diferentes seguros que pretende.  

No Doutor Finanças, contamos com Mediadores não exclusivos, especialistas na área de Seguros de Vida e Multi-riscos, que verificam o mercado e as condições de diferentes companhias para lhe oferecerem uma proposta de poupança dos seus seguros. A transferência de mediação de seguros ou de companhia não tem de ser um processo longo de comparação das várias seguradoras, para além de ser um serviço gratuito. 

Consulte as suas opções e comece a poupar já hoje. 

O nome é necessário O nome não é válido Apenas são suportados nomes com até 120 caracteres
O email é necessário O email não é válido Apenas são suportados email com até 100 caracteres
O telefone é necessário O telefone não é válido Apenas são suportados telefone com até 15 caracteres

Saiba fazer a escolha acertada e poupe muitos euros com a sua carteira de seguros. 

Outra despesa em que poderá poupar é o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), saiba como aqui.

Veja o vídeo

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #seguro de vida,
  • #seguro multi-riscos,
  • #seguros

Deixar uma resposta

Um comentário em “Como posso poupar nos meus Seguros de Vida e Multi-riscos?