O Simulador IRS 2015 é disponibilizado pelo Francisco Mesquita, que desde há vários anos tem partilhado com a comunidade uma ferramenta extremamente útil, gerada através do seu esforço pessoal e que temos grande prazer em publicar.

O simulador permite calcular de forma prática o valor de IRS a receber/pagar, para os contribuintes que tenham rendimentos das categorias A (trabalho dependente), B (trabalho independente), E (capitais), F (prediais), G (incrementos patrimoniais) e H (pensões), contemplando ainda rendimentos obtidos no estrangeiro e não residentes, sem esquecer que incorpora as diferentes regras aplicáveis a contribuintes do Continente, da Madeira, dos Açores ou no Estrangeiro.

Esperamos que o Simulador IRS 2015 lhe seja bastante útil. Os agradecimentos devem ser dirigidos especialmente para o Francisco.

Como sempre, caso tenha alguma dúvida ou detecte algum lapso ou inexactidão, agradeço que nos informe, através de comentário ou envio de e-mail para o endereço indicado no topo superior esquerdo do Simulador.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

685 comentários em “Simulador IRS 2015
  1. Sim. O mesmo problema. Ver posts acima. Convém reclamar no E-balcão do portal da finanças. Se formos muitos a reclamar sobre o mesmo, talvez as Finanças dêem alguma atenção ao assunto.

  2. Boa tarde.
    Parabéns pelo seu simulador. Comparado com o da AT, muito melhor.
    Chamo a atenção pra quem tem de apresentar o anexo G com vendas o simulador da AT não faz as contas aos 50% da mais valia obtida. Os valores considerados para rendimento a tributar são um autentico disparate.
    Em relação ao seu simulador existe um pequeno reparo. No anexo G quando existe para o mesmo bem duas datas de aquisição esta situação não é comtemplada.

  3. Alguém ao fazer ao fazer as continhas no simulador das finanças no anexo G, neste caso mais valias de ações ao colocar as despesas com a alienação fica a pagar mais imposto do que se as retirar? Assim é difícil de fazer simulações, quanto mais despesas mais imposto a pagar.

  4. Bom dia,

    Agradeço pelo fantástico simulador que é sempre um grande apoio nas entregas dos IRS, tendo em conta que o das finanças nunca é de fiar.
    Contudo queria questionar-vos no seguinte, os valores apurados na vossa versão 7 e 8, são diferentes nesta situação:
    Um sujeito passivo com rendimentos de pensões em Portugal e no estrangeiro, que também é trabalhador independente a uma só entidade, ao optar pelas regras da categoria A faz a dedução especifica duas vezes 4104*2=8208? é assim que dá no simulador das finanças e agora na vossa versão 8, já que na versão 7 só considerava uma dedução específica,foi essa a correção que fizeram para esta versão? O sujeito passivo é casado mas a esposa não tem nenhum rendimento.

    Atentamente,

  5. Boa Noite

    Antes de mais os meus parabens pelo simulador que é de uma grande utilidade na ajuda ao preenchimento do IRS.
    Gostaria de saber se há possibilidade no anexo G (Imóveis) de colocar mais do que uma linha no ano de aquisição pois tenho 2 momentos diferentes na venda de um imóvel. Um momento referente a 1996 e outro referente a 1998 pois é um caso que envolve um usufrutuário.
    Perguntava tambem qual a fórmula para chegar ao rendimento global no caso da mais valia da venda de um imóvel pois fazendo a simulação na AT dá-me um valor completamente diferente deste simulador, não tenho a menor dúvida que a AT está com problemas no simulador e que o anexo G está cheio de bugs. Aliás a semana passada o simulador da AT dava-me um valor e esta semana dá-me outro.

    Obrigado

  6. José Guimarães

    Declaração mod. 3
    Casados 2 titulares. =0 dependentes

    Anexo J. Pensões recebidas de França.
    Anexo E. Rendimentos de Depósitos.

    Ao simular o imposto na versão 6, diz no resumo do apuramento, que não recebe nem paga. As deduções específicas são 8.208,00. euros.

    Na versão 8, as deduções especificas são 11.009,00, e o contribuinte já recebe o imposto retido nos rendimentos de capitais. Anexo E.

    Desconheço se nas pensões obtidas no estrangeiro tenham uma dedução especifica para este rendimento?

    O simulador das Finanças não funciona para rendimentos obtidos no estrangeiro.

    Agradecia se possível uma resposta.

  7. estou com o mesmo problema. ANEXO G está com bugs. O que quer que seja que preencha no quadro 5 não é refletido no simulador e acabo sempre a pagar as mais valias na totalidade.

  8. Boa tarde
    Em agosto de 2015 divorcie-me e em que passei 2 imoveis para o meu Ex-marido e por isso tenho mais-valias, no site das finanças consigo colocar no quadro 4 (anexo G) os 2 imoveis mas no quadro 5 não consigo mencionar os mesmos para reinvestimento mesmo usado os quadros 5001 e 5021.
    Se me poder ajudar agradeço.

  9. Boa tarde,

    Estou na mesma situação do Carlos Silva.

    Também vendi a casa no ano passado com mais valias que reinvesti (ainda em 2015) na totalidade numa habitação própria e permanente.

    Mas esse valor não está a ser contemplado quando faço a simulação no portal das finanças.

    Cumprimentos.

    1. o simulador das finanças pelos vistos deve estar a dar varios erros no meu caso da uma brutalidade de dezenas de milhares de euros a pagar enquanto tds os outros simuladores dao entre os 5 e 7 mil euros a pagar de mais valias,mas pensei q esse problema estivesse resolvido?

    2. Também estou com o mesmo problema.
      Aos valores das mais valias imobiliárias do Quadro 4 do Anexo G, não está a ser deduzido o valor do reinvestimento colocado no Quadro 5. Mais ainda, da versão Mod3 IRS v2.2 para a mais actual v2.3, os valores do apuramento das mais valias calculadas no Quadro 4, já nem dividem por 2 (isto é 50%) o valor para efeitos de acréscimo ao rendimento, passando o valor de rendimento devido a esta categoria para para o dobro. Incrível!

    3. A questão que o Srº António está a referir é exactamente o problema que penso estar a haver com o simulador da AT ou seja não está a considerar a tributação de 50% das mais valias, está é a calcular o valor das mais valias na totalidade ficando o rendimento global um autêntico abuso. Será que alguem já reportou este problema à AT ?

  10. ATENÇÃO. já existe a versão 8 deste simulador. uma das falhas que encontrei na versão 7 é que não altera o tecto das deduções à colecta das despesas gerais familiares de 500€ para 250€ quando se muda para solteiro

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.