Utilidades

20 melhores apps para estudantes

Conheça as 20 melhores apps para auxiliar o estudo, através do smartphone.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 23 Setembro 2019

Muitos estudantes têm dificuldades em gerir os seus trabalhos e tarefas, o que leva muitas vezes a não cumprirem os prazos que o seu curso pede. Com o avanço da tecnologia, atualmente existem inúmeras apps que facilitam e muito a vida dos estudantes. Estas ferramentas podem melhorar bastante a organização das tarefas diárias, como também auxiliar em diversas matérias mais complexas.

Para facilitar a vida dos jovens portugueses, o Doutor Finanças apresenta as 20 melhores apps para estudantes, divididas por categorias de interesse.

Leia ainda: Como conseguir uma bolsa de estudo no ensino superior?

Apps de organização e planeamento de tarefas

My Study Life:  Para os estudantes que dominam o inglês esta aplicação é ótima para organizar todas as tarefas escolares. Na opção para estudantes pode programar as suas aulas e os seus respetivos horários, facilitando a gestão das suas aulas. A aplicação divide-se nas categorias de “hoje”, “tarefas”, “aulas” e “exames”. Desta forma, os estudantes podem organizar corretamente todos os afazeres.  A app está disponível para Android, iOS e Windows, mas apenas existe uma versão inglesa.

Any.do: A aplicação Any.do serve para facilitar a organização das tarefas, sincronizando toda a informação em tempo real com os vários dispositivos. Desta forma é possível ter acesso a todas as listas de tarefas, lembretes, calendários e agendas em qualquer local. Os lembretes na hora exata são um ótimo auxílio para que nunca se deixe uma tarefa por fazer.  A app está disponível para Android, iOS e Windows. Existe em português do brasil, inglês, espanhol entre outros idiomas.

Evernote: Evernote é um aplicação bastante conhecida, onde os estudantes podem fazer anotações sobre as matérias, tirar fotografias a apontamentos, fazer gravações de voz. Também permite sincronizar todas essas informações com outros colegas. Esta app possibilita ainda passar todas essas notas para o computador através do seu smartphone. As listas de tarefas também são uma ferramenta útil para ajudar os estudantes a organizar os seus projetos e tarefas. Uma das vantagens desta app é permitir o acesso mesmo quando está off-line. Está disponível para vários sistemas operativos, incluindo Android e iOS em diversos idiomas.

Armazenamento e Backups 

Embora já sejam utilizadas por muitos portugueses, as aplicações que permitem fazer backups ou simplesmente armazenar informação são muito úteis na vida dos estudantes. Poder aceder em qualquer lugar aos seus documentos ou partilhar informações com colegas e professores através de uma nuvem é uma grande vantagem atualmente.  

Duas das apps mais conhecidas e utilizadas para este efeito são a Dropbox e a Google Drive. Estas estão disponíveis para Android, iOS e Windows.

Processed with VSCOcam with 5 preset

Apps para apontamentos da matéria lecionada em aula

SoundNote: O SoundNote é uma app que permite aos estudantes fazer os seus apontamentos das matérias e gravar aquilo que é partilhado na sala de aulas. Caso não esteja completamente focado ou não tenha percebido algo duma matéria, o aluno poderá facilmente voltar atrás. Durante a reprodução do ficheiro de áudio é possível carregar apenas numa palavra e app irá diretamente para o tempo certo do ficheiro. Após terminar todos os apontamentos é possível partilhar os textos, desenhos e ficheiros de áudio por email ou passá-los para o computador. A app está disponível apenas para iOS.

StudyBlue: A app Study Blue é uma plataforma que permite aos estudantes do ensino secundário e superior organizarem todas as matérias lecionadas. Esta permite criar “flashcards” com a matéria carregada para aplicação, facilitando a aprendizagem de cada disciplina. Para além de melhorar o método de estudo esta permite partilhar com outros colegas toda a informação. Dispõe ainda de questionários sobre a matéria que carregou para a aplicação, tornando mais atrativo o estudo de cada disciplina. Para além da matéria que carrega existe nesta app imensa informação disponível que pode ser consultada. A app está disponível em inglês e é compatível com Android e iOS.

Apps que ajudam a estudar matemática

Khan Academy: Para os estudantes mais jovens com dificuldades a matemática que não conseguem ter um explicador, esta plataforma gratuita pode ser uma grande ajuda. A Khan Academy é um projeto sem fins lucrativos que oferece milhares de vídeos e exercícios interativos aos alunos de todo o mundo. A app reconhece os conhecimentos que os estudantes já conseguiram adquirir e sugere os que ainda necessitam consolidar.
A sua missão é possibilitar educação gratuita e de qualidade a qualquer pessoa, tendo uma área para professores que permite detetar os conhecimentos de cada aluno e as suas dificuldades.  
Atualmente encontra-se traduzida para português e está disponível para Android e iOS.

MyScriptCalculator: Esta aplicação permite o desenho à mão das suas contas como se tivesse a usar papel quadriculado. A ferramenta reconhece automaticamente os caracteres desenhados e transforma em caracteres impressos, fazendo os cálculos dessas contas matemáticas. A aplicação reconhece ainda caracteres como o pi, frações, expoentes e raízes quadradas. Está disponível para Android e iOS.

RealCalc Scientific Calculator: Para os estudantes que precisam fazer cálculos científicos esta ferramenta ajuda-os a obter os resultados facilmente no seu telemóvel, sem ter que comprar uma calculadora científica. Esta inclui todas as conversões de unidades habituais, funções algébricas, percentagens e outras operações usuais. A aplicação é gratuita, mas para conseguir utilizar graus, minutos, segundos, frações, constantes e conversões de unidades personalizáveis terá que fazer um upgrade pago. Para além disso esta calculadora tem dez modos diferentes e possui uma função de memória útil que irá armazenar os resultados que precisa. Esta app está apenas disponível para Android.

Mathway: Esta aplicação é ótima para os estudantes que tem como disciplina matemática avançada ou algebra. A Mathway simplifica os problemas matemáticos e tem como função encontrar a solução para as suas contas e problemas, fornecendo o passo a passo das respostas certas. Está disponível para Android, iOS, e Windows, podendo também aceder no computador de forma gratuita.

Aplicações de apoio em outras matérias de estudo

GoConqr: Para os estudantes que pretendam apoio em diversas disciplinas, esta é app reúne uma biblioteca de 8 milhões de recursos totalmente gratuitos e em português. Com esta plataforma pode aceder a diversas experiências de aprendizagem digital, tomar notas, fazer questionários, entre outras funções como a partilha de informação e modo offline. Para além disso, pode encontrar resumos para os exames nacionais entre outros documentos. A aplicação está disponível para iOS e Android.

Cliffsnote: Esta aplicação contém diversas matérias escrita por professores de forma resumida. É possível ter acesso a resumos de livros, personagens da literatura e outras informações úteis para exames e trabalhos, seja em formato escrito ou áudio. A aplicação atualmente encontra-se apenas em inglês e está disponível para iOS e Android.

Apps de acesso a livros e conteúdos de alta qualidade para estudantes

Scribd: Esta app reúne milhares de livros digitais sobre várias temáticas em um só lugar. Devido ao elevado número de utilizadores é possível encontrar livros raros, artigos manuscritos entre outros documentos raros. Para além disso, pode selecionar os seus livros favoritos e criar a sua biblioteca online. A versão gratuita tem a duração de 30 dias, podendo ser feito o upgrade para a versão paga. Está disponível em português para sistemas Android e iOS.

Chegg:  Esta aplicação ajuda a diminuir o custo com livros didáticos em inglês, permitindo alugá-los durante o tempo necessário. Para além disso a aplicação conta com várias categorias como preparação para exames ou provas, planos de estudo e ajuda a resolver problemas matemáticos.  A aplicação está disponível apenas em inglês e é compatível com sistemas Android e iOS.

TED: Conhecida pelos vários cantos do mundo, a aplicação TED reúne inúmeros conteúdos úteis e inspiradores. Esta aplicação é muito útil para os estudantes adquirirem novos conhecimentos partilhados pelos maiores especialistas do mundo em diversas áreas. A app está disponível para Android e iOS.

iTunes U: Com uma vasta carteira de parceiros, esta aplicação contém videoaulas de algumas das mais conceituadas universidades do mundo, como Yale, MIT, Oxford e Cambridge. O iTunes U irá permitir aos estudantes com sistema iOS assistir às aulas online que a maioria dos alunos do ensino superior sonham ter.

Aplicações para dicionários de idiomas estrangeiros

The Oxford Dictionary: The Oxford Dictionary é um dos mais conceituados dicionários da língua inglesa. A sua aplicação é uma ótima ferramenta para quem procura uma fonte credível nesta área. Para além da sua função de dicionário, oferece a função da pronúncia correta das palavras, tanto no inglês britânico como no americano. Existem várias versões disponíveis no site, podendo escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. Esta app está disponível para Android e iOS.  

Dictionary.com: Para quem quer conhecer a língua inglesa a fundo esta aplicação é bastante completa. Ao contrário da maioria dos dicionários, esta aplicação possui gírias e palavras menos conhecidas da língua inglesa, como também as novas tendências do vocabulário. Para os estudantes que vão fazer ERASMUS no Reino Unido ou nos E.U.A pode ser uma aplicação bastante útil para perceber tudo aquilo que os outros estudantes dizem.

Duolingo: Para os estudantes que pretendem aprender novos idiomas esta aplicação é muito útil, prática e divertida. Funciona através de testes e jogos que torna a aprendizagem mais fácil e divertida. É possível aprender idiomas como o Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, entre outras. Está disponível gratuitamente em português para Android e iOS.

Estas apps poderão facilitar bastante a sua vida de estudante. Por isso experimente as que achar mais úteis para si e desfrute ao máximo do avanço da tecnologia no seu smartphone.

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta

Um comentário em “20 melhores apps para estudantes