Vida e família

Aprender literacia financeira com o jogo de tabuleiro “Doutor Finanças e a Bata Mágica”

O Dia Mundial da Poupança (31 de outubro) está-se a aproximar. Por isso, nada melhor do que descarregar grátis um jogo sobre poupança para comemorar com a pequenada aí de casa este dia tão importante e especial.

Adriana Cabrita Adriana Cabrita , 28 Outubro 2020

O dia 31 de outubro é um dia muito importante para nós. E sabe porquê? Porque para além de estarmos a comemorar o Dia Mundial da Poupança, estamos também a assinalar mais um aniversário do Doutor Finanças. É verdade, já passaram 6 anos desde que começámos a ajudar as famílias portuguesas a ter uma carteira mais saudável e feliz.   

Embora sejamos nós a fazer anos, quem recebe o presente é você. Isto porque o Dia Mundial da Poupança é de todos e a sua importância deve ser relembrada e passada a todas as gerações.  

Por isso mesmo, nada melhor do que, na continuação do livro “O Doutor Finanças e a Bata Mágica”, um jogo de literacia financeira para animar os pequenos e graúdos aí de casa. Até porque acreditamos que: “a brincar, a brincar, nem sabe o que pode poupar”.  

Tabuleiro do jogo e cartas para recortar

Leia ainda: Como ensinar as crianças a poupar

Qual o objetivo do jogo?  

Para além de ser um ótimo aliado para comemorar o Dia Mundial da Poupança, este jogo também vai levar às crianças os conceitos básicos da literacia financeira. E isto é muito importante porque, tal como diz, e bem, o ditado popular: de pequenino é que se torce o pepino.  

É importante que as crianças, desde cedo, comecem a ter noção do que é o dinheiro, que não nasce nas árvores e ainda chamá-las à responsabilidade de fazer a gestão do seu próprio dinheiro. E nada mais simples do que explicá-lo através de um jogo simples e divertido.  

Através deste jogo vai conseguir comprovar que a brincadeira também é muito eficaz no que toca a transmitir conceitos importantes. Uma vez que, para além de mais simples de explicar, também vai ficar mais simples de compreender.  

Para além disso, o facto de ser um jogo, vai fazer com que a criança esteja constantemente a relembrar os princípios da poupança, uma vez que vai jogar mais do que uma vez (ou pelo menos assim o esperamos).  

Para além disso, esta é sempre uma boa opção para passar bons momentos em família, principalmente agora, que temos que passar mais tempo em casa e que já começam a faltar ideias para ocupar o tempo da pequenada.  

Leia ainda: Qual a idade que deve dar dinheiro ao seu filho e ensiná-lo a poupar

E no que consiste? 

tabuleiro do jogo com as pergonagens

Este jogo de tabuleiro consiste numa autêntica viagem pelos caminhos da poupança. Estes caminhos, que nem sempre vão ser fáceis, vão desafiar os seus jogadores a ultrapassar obstáculos e a provar que são autênticos conhecedores da importância da poupança.  

Para além disso, e tal como na vida, para se vencer este jogo também vai ser necessária uma pitada de sorte e tentar escapar dos azares que possam aparecer pelo caminho.  

Para fazer esta viagem os jogadores vão ter que escolher uma das personagens inspiradas no livro “O Doutor Finanças e a Bata Mágica” para os representar.  

No fim, tal como qualquer jogo de tabuleiro, vence aquele que conseguir alcançar o objetivo. 

Como posso obter o jogo?  

É simples! Para passar um serão de sábado à tarde divertido e cheio de literacia financeira, basta descarregar o jogo.  

Depois é só imprimir, recortar o tabuleiro e as cartas e “voilà”...eis que, num abrir e fechar de olhos, tem um novo jogo de tabuleiro em casa (e grátis). Isto sim é que é poupar!  

impressão do jogo

Ah, e não se preocupe com as regras do jogo... Estas vêm todas explicadinhas ao detalhe no documento. A única coisa que vai ter mesmo com que se preocupar é conseguir que a criançada pare de jogar.  

O livro infantil “Doutor Finanças e a Bata Mágica”  

livro doutor finnaças e a bata mágica

Para perceber onde fomos buscar a inspiração para este jogo, falamos um pouco do nosso livro de literacia financeira para crianças. Lançado há precisamente um ano, o livro “O Doutor Finanças e a Bata Mágica”, teve e tem como objetivo ensinar as crianças a poupar através de um método simples e eficaz: “Gastar, Poupar, Ajudar”.  

Este método é transmitido através de uma história infantil apelativa que, ao longo do livro, desafia os mini leitores com alguns exercícios que serão essenciais no desenrolar da ação, uma vez que apenas deverão avançar se passarem o desafio com distinção e conseguirem adquirir o conhecimento que o exercício lhe passa. 

No final do livro, os pequenos leitores ainda vão poder encontrar três mealheiros planificados para recortarem e colocarem em prática todos os ensinamentos.  

Leia ainda: Literacia Financeira: Conheça tudo sobre o novo livro infantil “Doutor Finanças e a Bata Mágica”

E então preparado para jogar?  

Ah, queremos propor-lhe mais um desafio... Se conseguir, entre as partidas ou até mesmo no processo de montagem do jogo de tabuleiro, partilhe nas redes sociais e identifique o Doutor Finanças. Queremos conhecer a quem conseguimos passar o bichinho (da poupança, claro!).  

Bom jogo e boas poupanças! 😊  

Leia ainda: Livros de literacia financeira para crianças e jovens

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #download grátis,
  • #finanças para crianças,
  • #jogo de tabuleiro,
  • #jogos infantis,
  • #literacia financeira
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)