Crianças

Comemore o Dia da Criança com um jogo que vai ficar na memória

Hoje, dia 1 de junho, celebra-se mais um Dia Mundial da Criança. E nada melhor do que ter um jogo novo (grátis) que avalia a memória da pequenada aí de casa e ainda ensina a importância das finanças.

É importante passar desde cedo conhecimentos básicos aos mais pequenos, até porque, já dizia o ditado, “de pequenino é que se torce o pepino”. E, desses conhecimentos, deve fazer parte a literacia financeira, que acaba muitas vezes por cair no esquecimento. 

Qual a idade que deve dar dinheiro ao seu filho e ensiná-lo a poupar
Ler mais

A literacia financeira é fundamental em qualquer altura da vida, no entanto, quanto mais cedo for, melhor. Até porque as crianças de hoje, serão os adultos de amanhã, que vão lidar com a economia, o emprego, os créditos e as dívidas.  

Embora este pareça um tema complexo, existem sempre formas e maneiras de passar às crianças a importância do dinheiro, o que é uma poupança, e para que serve, por exemplo. Podemos recorrer a jogos, brinquedos, a livros e às tarefas do dia a dia para explicar estes conceitos.  

E uma vez que a brincadeira é uma ótima aliada da aprendizagem, o Doutor Finanças decidiu fazer um jogo para o ajudar nesta missão e animar ainda mais este dia tão especial para os mais pequenos.  

Leia ainda: Literacia financeira com brinquedos: como as crianças podem aprender o valor do dinheiro?

E no que consiste o Jogo da Memória Doutor Finanças?  

Decidimos colocar à prova a memória e o conhecimento dos pequenos (e também graúdos) com o Jogo da Memória do Doutor Finanças.  

À semelhança do clássico jogo da memória, este também é composto por várias pares de cartas iguais, que devem ser colocadas para baixo numa superfície plana, e em que o objetivo é descobrir o par correspondente. Contudo, e como a componente da literacia financeira não poderia faltar, o nível de dificuldade é ligeiramente superior. Ou seja, no jogo tradicional, quando um jogador vira um par de cartas que coincidem, o jogador ganha esse par de cartas e volta a jogar. Se não conseguir encontrar duas cartas que façam o par, vira novamente as cartas para baixo e perde a sua vez. Neste caso, para além do jogador ter que acertar o par, tem também que acertar uma pergunta. Se acertar o par, mas errar a pergunta, perde a jogada.  

Este vai ser o verdadeiro teste à memória e aos conhecimentos da pequenada e de toda a família aí de casa.  

Jogo da Memória do Doutor Finanças no âmbito do Dia Mundial da Criança

Qual o objetivo do jogo? 

O principal objetivo deste jogo é, de uma forma simples e divertida, transmitir conceitos financeiros importantes.  

Além disso, o facto de ser um jogo, vai fazer com que a criança esteja constantemente a relembrar os princípios da poupança e a importância do dinheiro, uma vez que vai jogar mais do que uma vez (ou pelo menos assim o esperamos).   

Para jogar, basta descarregar! 

Para passar um Dia da Criança rico em divertimento e literacia financeira, basta descarregar o jogo.  

Depois é só imprimir, recortar, e já está pronto para jogar!  

E para a diversão e o conhecimento não ter fim, pode ainda fazer download do jogo de tabuleiro “Doutor Finanças e a Bata Mágica”.  

E como estará a memória e os conhecimentos dos nossos mini doutores? 

Para assinalar o dia da criança quisemos saber o que é que os nossos mini doutores sabem sobre dinheiro e poupança. Curioso? Assista ao vídeo e saiba o que acham as crianças sobre o que é o dinheiro e a poupança.  

A importância da literacia financeira infantil 

Para não cair em esquecimento, relembramos que é muito importante que as crianças, desde cedo, comecem a ter noção do que é o dinheiro, que este não nasce nas árvores e chamá-las ainda à responsabilidade de fazer a gestão do seu próprio dinheiro e ainda ensiná-las a poupar.  

Quando as crianças têm uma visão do que é o dinheiro, a poupança e a sua importância, à medida que vão crescendo, automaticamente vão sendo capazes de o gerir e aplicá-lo de uma forma mais consciente.  

A par das conversas sobre o tema das finanças é bom que se vão implementando alguns hábitos e fazendo alguns exercícios, com o apoio de soluções adaptadas. Relembramos que é importante ir adaptando os conceitos e as suas estratégias à idade da criança.  

Para além de passar conhecimentos, também deve analisar se está a dar a semana certa aos seus filhos e se está equilibrada com o seu orçamento famliar.  

Leia ainda: Mesada para crianças – um guia prático

Feliz Dia Mundial da Criança 🙂

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

Um comentário em “Comemore o Dia da Criança com um jogo que vai ficar na memória