As aplicações móveis são ferramentas que servem, muitas vezes, para facilitar o nosso quotidiano. E quando falamos de mobilidade, seja para pedir um transporte, consultar horários de transportes públicos ou até saber o caminho mais eficiente para determinado destino, há apps que podem ser grandes aliadas.
Além de facilitarem o transporte urbano, otimizarem rotas, algumas delas promovem também a sustentabilidade através da redução de emissões de carbono. Como é o caso das aplicações de bicicletas, trotinetes ou até de plataformas de partilha de boleias.
Neste artigo, damos-lhe algumas sugestões de aplicações móveis de mobilidade que deve ter no seu smartphone. Para isso, só tem de ter uma ligação à internet e descarregá-las através da Google Play ou da App Store.
Leia ainda: 4 aplicações que podem ajudar a poupar no supermercado
Transportes públicos
Para saber horários, percursos ou paragens dos autocarros em Lisboa e no Porto, há duas aplicações que pode ter: a Carris, em Lisboa, e a Porto.Bus, no Porto.
A transportadora da cidade de Lisboa disponibiliza informação em tempo real sobre percursos, carreiras, tempos de espera e as paragens mais próximas, podendo planear a sua viagem.
A Porto.Bus permite ver quanto tempo falta para o próximo autocarro chegar à paragem, ao nível do distrito do Porto. E usando o código disponibilizado em cada paragem, consegue saber-se quantos minutos falta para o autocarro passar.
Tem também a aplicação CP, dos Comboios de Portugal que permite ver horários, escolher lugares e comprar bilhetes para Alfa Pendular, Intercidades, Regionais e InterRegionais.
E, em caso de greve, pode recorrer à Suprimidos.pt. Esta ferramenta dá acesso a informação atualizada sobre os comboios atrasados e suprimidos nas várias linhas ferroviárias do país.
Tem ainda a Moovit e a Pick Hub, duas aplicações que combinam diferentes meios de transporte, dando o percurso mais fácil e eficiente, com horários e mapas. Estas apps indicam ainda possíveis atrasos que os transportes possam sofrer.
Transporte individual de passageiros
No que toca ao transporte individual de passageiros, certamente já usou ou ouviu falar da Uber e da Bolt. Duas plataformas que permitem pedir transporte para se deslocar do ponto A ao ponto B, sendo o pagamento feito através da aplicação.
Mas também no que aos táxis diz respeito, existem aplicações móveis para o ajudar. A IzzyMove e a FreeNow permitem pedir e reservar táxis. E, também nestas, pode escolher o meio de pagamento e fazê-lo da mesma forma que nas outras plataformas.
Aplicações de boleias
Para poupar nos custos de uma viagem, também pode recorrer a boleias. E também aqui há uma aplicação que o pode ajudar: a Blablacar. Só tem de se registar para ser condutor e partilhar as suas viagens e também para poder andar à boleia.
Para reservar viagens partilhadas só tem de pesquisar pelo destino, escolher a data e escolher a viagem partilhada que mais lhe convém. O custo pode variar bastante, já que é o condutor que decide quanto cobra por lugar.
Leia ainda: Partilha de carro: Como funciona esta alternativa ao veículo próprio
Zero emissões
Em muitas cidades, pode também recorrer a meios de transporte mais amigos do ambiente como bicicletas e trotinetes.
A Lime tem bicicletas e trotinetes elétricas para alugar, em Lisboa e em Oeiras. Como acontece noutros serviços idênticos, tudo é gerido através da aplicação da empresa: localização, reserva e desbloqueio das viaturas.
A Gira consiste num serviço de bicicletas partilhadas da cidade de Lisboa gerido pela EMEL. A app identifica as “Gira” mais perto, mostrando ao utilizador as estações onde é possível iniciar ou terminar a viagem.
A Bolt também disponibiliza trotinetes em muitas cidades de norte a sul do país: Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro são alguns exemplos.
Postos de carregamento
Se tem um carro elétrico, para saber onde existem lugares de estacionamento com postos de carregamento pode usar o Chargemap, Electromaps, Miio, Plugshare ou Prio Go.
Como é composto o preço de um carregamento de um veículo elétrico
A Chargemap, a Electromaps e a Plugshare permitem encontrar pontos de carregamento em diferentes países.
Já a Miio permite saber qual é o custo que o utilizador terá nos postos de carregamento de veículos elétricos na rede Mobi.e. A app apresenta os diferentes custos para vários contratos, de acordo com os comercializadores de energia.
E a Prio.Go fornece a lista dos seus postos de carregamento elétricos, sendo possível filtrar a sua pesquisa por tipo de tomada, potência e método de pagamento. Se tiver um plug-in, a app permite pagar o combustível, sem sair do carro.
GPS
E por fim, aplicações de navegação, bastante úteis nos dias que correm, seja para saber um percurso ou até mesmo evitar trânsito.
Entre as mais conhecidas destacam-se o Google Maps e o Waze. A primeira com navegação orientada para condução, bicicleta e a pé, permite saber condições de trânsito em direto. Além disso, tem imagens do Street View que permitem visualizar melhor os locais.
O Waze funciona como uma rede social, sendo a maior comunidade de condução do mundo. Os utilizadores podem partilhar informações de trânsito e alertas na estrada em tempo real, como acidentes ou obras. A aplicação calcula o caminho mais rápido, mediante o trânsito existente.
Leia ainda: Quer comprar carro ou trotinete? Há novos apoios na mobilidade elétrica
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário