Energia

Quer comprar carro ou trotinete? Há novos apoios na mobilidade elétrica

Fundo Ambiental conta com 10 milhões de euros para acelerar mobilidade elétrica em Portugal. Sobe valor do apoio ao carro elétrico.

Energia

Quer comprar carro ou trotinete? Há novos apoios na mobilidade elétrica

Fundo Ambiental conta com 10 milhões de euros para acelerar mobilidade elétrica em Portugal. Sobe valor do apoio ao carro elétrico.

Se está a pensar em investir num veículo elétrico, esta pode ser a oportunidade de o fazer, recorrendo ao apoio do Estado. O Fundo Ambiental tem 10 milhões de euros para distribuir a quem quiser comprar um carro elétrico ou trotinete, por exemplo, ou ainda instalar carregadores em condomínios.

Este apoio tem retroativos a janeiro, portanto pode candidatar-se caso tenha feito o investimento este ano. No caso do carro elétrico, o apoio passou de 3 mil para 4 mil euros, sendo que se mantém o limite de um incentivo por pessoa. Mantém-se também o valor do apoio para os veículos ligeiros de mercadorias 100% elétricos, que é de 6 mil euros.

Hoverboards e patins com direito a apoio

Também já é possível apostar noutro tipo de veículos elétricos ou de mobilidade suave e ter acesso a este apoio. Assim, na tipologia 5, incluem-se motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos elétricos de mobilidade pessoal, como trotinetes, patins, skates, hoverboards e monowheel. O montante alocado a esta categoria é de 525 mil euros, o que corresponde a 1.050 pedidos de incentivo.

No caso das bicicletas elétricas, o apoio aumentou para 500 euros e o montante total alocado pode chegar a 4.550 pessoas. Já nas bicicletas convencionais, o apoio é de 100 euros, a distribuir por 1.500 candidatos. 

Já nas bicicletas de carga com assistência elétrica, o incentivo pode ir até aos 1.500 euros, traduzindo-se em 50% do valor de aquisição. Porém, se for uma bicicleta de carga sem assistência elétrica, o valor do apoio desce para os mil euros.

Leia ainda: Carros elétricos: Vantagens e desvantagens a ponderar antes da aquisição

Mora num condomínio? Pode instalar posto de carregamento

Também passa a ser possível pedir apoio para a instalação de carregadores com ligação à Mobi.E no caso dos condomínios. Estas candidaturas podem ser feitas de três formas: por um morador, de forma individual; por um grupo de condóminos e ainda pela administração de condomínio. Neste contexto, o Fundo Ambiental tem disponível 500 mil euros, para distribuir por 277 incentivos.

O apoio vai até aos 800 euros por lugar de estacionamento, podendo chegar aos 80% do valor da aquisição de carregador com ligação à Mobi.E. Para a instalação elétrica está previsto um apoio de 80%, no montante máximo de mil euros por lugar. Durante dois anos pode ainda usufruir da oferta de ligação à Mobi-E, sendo que será sempre possível separar a contagem da eletricidade que vai para o carregamento dos veículos elétricos da restante que se prende com o consumo nas partes comuns do edifício.

Leia ainda: Carros elétricos: devo realizar um contrato com um comercializador de energia?

Mobilidade elétrica tem benefícios fiscais

Atenção, para usufruir dos incentivos tem de comprar um veículo novo e 100% elétrico. Por isso, convém fazer as contas. Para além do apoio descrito acima, também tem benefícios fiscais que lhe permitem poupar em impostos todos os anos. Desde logo, o imposto sobre Veículos, já que este não recai sobre os veículos exclusivamente elétricos. Este veículos também estão isentos de pagar Imposto Único de Circulação (IUC).

Por outro lado, em algumas cidades, os veículos 100% elétricos também não pagam estacionamento ou disponibilizam um dístico especial que lhe permite estacionar a um preço reduzido.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

6 comentários em “Quer comprar carro ou trotinete? Há novos apoios na mobilidade elétrica
  1. Boa tarde. Tenho estado a procura onde posso preencher o formulário de incentivo da compra de veiculos eletricos e não encontro! Será que podem ajudar? Adquiri uma trotinete eletrica. Obrigada

  2. Boa tarde,
    Acabo de mandar um email para o fundo ambiental para tirar dúvidas sobre a aquisição de uma trotinete elétrica e a resposta é que apenad estão contempladas bicicletas eletricas para uso urbano.
    Obrigado

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.