Mobilidade

Carta de condução: não é necessário alterar morada nem perder tempo na loja do cidadão

Não é preciso alterar morada da carta de condução. Ao renovar ou substituir a carta de condução através da Internet usufrui de 10% de desconto.

Já não é preciso alterar morada da carta de condução. Ao renovar ou substituir a carta de condução através da Internet usufrui de 10% de desconto.

Para quem conduz existem algumas informações importantes sobre as quais devemos estar sempre a atualizados. Uma dessas informações é a questão da morada na carta de condução. Desde 2017, que alterar a morada quando muda de residência fiscal, deixou de ser um procedimento necessário. A morada válida para todos os efeitos passa a ser a que consta no cartão de cidadão.

Pela mesma altura, também a renovação ou substituição da carta de condução através da Internet vai passou a contar com um desconto de 10%. Ou seja, um procedimento que presencialmente custava 30 euros, passou a custar 27 euros se feito online. Se pensar que evita tempos de espera e custos de deslocação a poupança vai além dos 10%.

Este procedimento pode ser feito em imtonline.pt, apenas terá de se registar, fazer login e seguir as indicações no site do IMT.

portal o imt

Esta é umas das coisas em que vai conseguir poupar este ano, aproveite e releia o artigo “10 formas de fáceis de poupar em 2018” para aumentar ainda mais a sua poupança.

Ainda sobre a carta de condução, saiba que a validade da carta de condução para utilizadores com menos de 60 anos cuja a licença foi tirada a partir de 30 de Julho de 2016 também passou de 10 para 15 anos. Para condutores cuja a licença foi tirada após de 2 de Janeiro de 2013 a primeira data de revalidação da licença será a que consta no título e depois passará a ser de 15 em 15 anos. Se tirou a carta antes de 2 de Janeiro de 2013 só precisará de a renovar aos 50 anos. Estes dados são válidos para as categoria AM, A1, A2, A, B1, B e BE.

Conhece outras informações importantes para os condutores? Partilhe connosco, queremos saber!

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #carta de condução 2018,
  • #carta de condução online,
  • #carta de condução renovação,
  • #renovação carta de condução
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

31 comentários em “Carta de condução: não é necessário alterar morada nem perder tempo na loja do cidadão

    1. Olá, Cristina.

      Desde 2017 que as cartas de condução deixaram de ter qualquer referências à morada. Posto isto, não é preciso alterar a morada da carta de condução no caso de mudar de residência fiscal.

    1. Olá, João.

      Sim, basta mudar no Cartão de Cidadão.

      Desde 2017 que as cartas de condução deixaram de incluir a morada no documento, passando esta a estar disponível apenas na base de dados.

  1. Boa tarde, eu mudei agora de residência e já alterei a morada no cartão de cidadão. Tenho que fazer alguma coisa para alterar a da carta de condução?
    Há multa caso não altere?
    Aguardo resposta,
    Cumprimentos

    1. Olá, Jessica.

      Conforme referido logo na primeira frase do artigo já não é preciso alterar a morada na carta de condução.