Mulher trabalha remotamente no seu portátil sentada no seu carro após deixar os filhos na escola

O mês de setembro já arrancou. Para os mais novos, é sinónimo de reencontro com colegas, professores e novos desafios. Para os pais, especialmente aqueles que fazem teletrabalho, significa equilibrar a rotina profissional com as exigências familiares.  

Se, durante as férias, o desafio era como entreter as crianças enquanto tinha reuniões virtuais, telefonemas com clientes e prazos laborais, agora vêm os horários escolares, os trabalhos de casa e as atividades extracurriculares.  

Conciliar o teletrabalho com o regresso às aulas dos filhos pode parecer um quebra-cabeças, mas com organização e algumas estratégias práticas pode conseguir encontrar equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Leia ainda: Preferia estar em teletrabalho? Saiba se tem direito

Definir rotinas claras 

Um dos segredos para o equilíbrio reside na previsibilidade. Por isso, comece por criar um calendário familiar, que é partilhado e visível para todos, para o ajudar a alinhar horários e responsabilidades. Pode recorrer a aplicações de agenda partilhada ou fazê-lo de forma manual e afixar num lugar da casa.  

Defina blocos de tempo para trabalho que exija mais foco e concentração, para reuniões e também para apoiar os filhos nos estudos ou nas atividades extracurriculares. Quanto mais estruturada for a rotina de todos, menor será a probabilidade de conflitos ou distrações. 

Leia ainda: Regresso às aulas: Desafios e estratégias

Criar espaços separados de trabalho 

Pode não ser fácil, mas mesmo em casas pequenas, faz diferença delimitar áreas de trabalho e de estudo. Seja uma secretária no quarto ou um canto na sala, o importante é que cada membro da família saiba o lugar reservado para trabalho e aquele onde descansa.  

Esta separação vai ajudar o cérebro a entrar mais facilmente no modo foco, reduzindo as distrações.  

Leia ainda: Teletrabalho: O que é considerado local de trabalho?

Estabelecer regras de comunicação 

Os mais novos podem ter alguma dificuldade em perceber que o pai ou a mãe estão em casa, mas não estão sempre disponíveis. Por isso, crie sinais simples – seja uma porta fechada ou até um post-it -, que indiquem quando não pode mesmo ser interrompido.  

Por outro lado, é também essencial reservar algum tempo de pausa para estar disponível para eles. Desta forma, vai reforçar a ideia de que existirão momentos específicos para lhes dedicar a sua atenção.  

Se ambos os elementos do casal estiverem em teletrabalho, podem alternar turnos de apoio às crianças.

Benefícios de estar em teletrabalho nesta fase 

Apesar dos desafios, o teletrabalho também traz consigo vantagens na fase do regresso às aulas. Ao estar a trabalhar a partir de casa, vai estar mais próximo dos seus filhos, acompanhar de perto o seu percurso escolar e partilhar pequenos momentos do dia a dia, como o lanche da tarde ou uma conversa rápida entre tarefas.  

Além disso, o teletrabalho também promove maior flexibilidade para participar em reuniões escolares, levar os filhos a atividades ou lidar com imprevistos sem a pressão do tempo de deslocação. 

Tire partido do teletrabalho e encare esta situação como uma oportunidade para criar novas dinâmicas familiares e aumentar a qualidade do tempo passado em família. 

Leia ainda: Calendário escolar 2025-2026

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Carreira e RendimentosParentalidadeProdutividadeVida e família