Crédito

Bancos avaliam imóveis ao preço mais alto de sempre

Os bancos voltaram a aumentar os valores a que avaliam os imóveis. 2020 voltou a ser um ano de recordes nos preços das casas.

Crédito

Bancos avaliam imóveis ao preço mais alto de sempre

Os bancos voltaram a aumentar os valores a que avaliam os imóveis. 2020 voltou a ser um ano de recordes nos preços das casas.

2020 foi marcado por uma grande incerteza, devido à pandemia provocada pelo Covid-19, e o mercado imobiliário não passou incólume, tendo sentido alguns desafios. Ainda assim, o balanço é de preços recorde.

O preço mediano da avaliação bancária dos imóveis em Portugal atingiu os 1.156 euros por metro quadrado, em dezembro de 2020, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é o valor mais elevado de sempre e representa um aumento de 6% quando comparado com o final de 2019.

Este valor significa que, usando preços os preços medianos, uma casa de 120 metros quadrados estará avaliada em 138.720 euros. Claro que a realidade difere bastante entre as várias zonas do país.

O INE realça ainda que o último mês do ano foi marcado por um aumento 4,4% no número de avaliações, tendo sido realizadas 26 mil avaliações durante o mês de dezembro.

Algarve continua a ser o mais caro

Mercado imobiliário 2021: O que antecipam os especialistas?
Ler mais

Por regiões, é no Algarve onde os valores estão mais elevados, tendo o preço mediano atingido os 1.533 euros por metro quadrado. Segue-se a Área Metropolitana de Lisboa, onde o preço mediano subiu 6% para 1.525 euros. Do lado oposto está o Alentejo, a região onde o preço é mais baixo (826 euros) e onde o aumento face a dezembro de 2019 foi o mais pequeno (1%).  

Analisando os dados em termos homólogos, ou seja, comparando com dezembro de 2019, todas as regiões registaram aumentos nos preços medianos das avaliações bancárias.

Este indicador é fundamental para quem está a comprar casa com recurso ao crédito bancário. Isto porque os bancos só financiam até 90% do valor dos imóveis, pelo que se a avaliação bancária ficar abaixo do preço a que uma casa está a ser vendida, quem a quiser comprar terá de ter dinheiro para financiar uma parte do imóvel. Contas redondas, se uma casa estiver a ser comprada por 100 mil euros, os bancos só financiam até 90 mil, isto se a avaliação for de 100 mil. Se a avaliação for de 90 mil, por exemplo, mesmo que o imóvel seja comprado por 100 mil euros, o banco só empresta até 81 mil euros. O restante valor tem de ser garantido pelo cliente.

Leia ainda: Famílias voltam a poder pedir moratória no crédito habitação

2020 foi de aumento transversal

Os dados divulgados permitem fazer um balanço do ano, revelando que o valor mediano de avaliação foi de 1.129 euros por metro quadrado, em 2020. Este valor representa um aumento de 7,7% face a 2019.

O ano foi ainda marcado por um aumento dos valores em todas as regiões, verificando-se subidas mais pronunciadas na Área Metropolitana de Lisboa (8,5%) e no Norte (8,4%). O Alentejo, mais uma vez foi onde se verificou um aumento menos acentuado (1,7%).

Em março de 2020, temeu-se que o mercado pudesse ser afetado de forma mais significativa. É certo que houve meses mais dinâmicos e que o volume de transações foi menor, ainda assim, os preços dos imóveis parecem ter superado o contexto.

O contexto atual continua a dificultar as previsões para o que se pode esperar do mercado imobiliário nos próximos meses. A incerteza continua elevada e muito dependerá das limitações que a pandemia poderá provocar.

Leia ainda: Proteja-se dos efeitos financeiros da pandemia e reduza os seus créditos

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #avaliação bancária,
  • #avaliação de imóveis,
  • #Crédito habitação
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.