Utilidades

Calculadora Segurança Social trabalhadores independentes

Atenção: Atualizámos esta ferramenta. Consulte a Calculadora de Segurança Social para trabalhadores independentes 2019, aqui.

Desde a introdução do novo código contributivo que anualmente em Outubro a Segurança Social apura a base de contribuição dos trabalhadores independentes, que como o nome indica é o valor ao qual será aplicada a taxa contributiva (tipicamente 29,6%) para se apurar o valor/contribuição a pagar mensalmente.

Na realidade, embora o trabalhador independente tenha uma base de contribuição (escalão) atribuída, existe a opção de escolher outra, dentro de certos limites e dependendo do rendimento relevante. Ainda de mencionar que em Fevereiro e Junho de cada ano o trabalhador pode pedir a alteração da base de incidência contributiva aplicada, dentro dos limites mencionados.

Se é trabalhador independente (ou se está a fazer as contas a um possível cenário), é do seu interesse apurar antecipadamente quais serão os escalões por que pode optar e respectivas contribuições mensais, pelo que abaixo disponibilizamos uma ferramenta que lhe proporciona a informação sobre o escalão em que será enquadrado, a taxa aplicável ao seu caso e, finalmente, o pagamento mensal.

Adicionalmente, mesmo que a Segurança Social já tenha feito as contas por si, convém confirmar, não seria o primeiro caso em que estariam erradas.

Calculadora Segurança Social trabalhadores independentes

Como sempre, caso tenha alguma dificuldade ou encontre algum problema, por favor deixe um comentário.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

1.061 comentários em “Calculadora Segurança Social trabalhadores independentes

  1. Boa noite. Sou a Mariana. Gostaria de saber qual é a percentagem da retenção na fonte para um trabalhador independente, esteticista com o código 1325 do artigo 151 do CIRS.
    Obrigada pela atenção.

  2. Obrigada pela resposta. No entanto não deveríamos receber uma confirmação da Seg Social, informando que o pedido foi aceite?

  3. Boa tarde,
    O meu marido é trabalhador independente e devido à paragem de facturação devido ao Covid 19 enviou dia 01/04 o pedido de apoio à Segurança Social referente aos trabalhadores independentes. Até hoje ainda não houve nenhuma resposta e a contribuição mensal a pagar até dia 20/4 continua no site para pagar. É normal ainda não termos recebido nenhuma informação por parte da SS? Devemos à mesma pagar a contribuição mensal até dia 20/4? Agradecendo a vossa informação despeço-me desejando-lhe uma Boa Saúde.

  4. O ENI, que iniciou pela primeira vez atividade, com contabilidade organizada, está isento, dúvida essa isenção conta para efeitos de segurança social, por exemplo conta para a reforma.

  5. Boa tarde a todos,
    Alguém me sabe dizer se quem tem o débito direto ativo na segurança social direta necessidade de emitir a guia de pagamento mensalmente ou se é automático?
    Desde já obrigado