Carreira e Negócios

“Um bom comunicador organiza o pensamento e ouve”

Carla Rocha, locutora de rádio, descreve o que é um bom comunicador em tempos remotos, e como ensina os atletas olímpicos a comunicar através do projeto "Atleta Speakers".

Um bom comunicador "é alguém que organiza a comunicação, escrita ou em pensamento; organiza a informação; não tem a ânsia de querer dizer tudo; mostra o que está em causa; conta histórias e ouve os outros", descreve Carla Rocha.

Neste cenário pandémico e de comunicação remota, Carla Rocha lamenta que "nem toda a gente fez o que está ao seu alcance para diminuir a distância". Diz que é preciso trabalho para que não seja um ambiente frio e haja conexão, através de passos como, por exemplo, nas reuniões "olhar para a câmara", ou gerar interação, "não pode ser um monólogo".

Refere ainda que no remoto "é importante verbalizar emoções" e "usar a voz a nosso favor", para que sejamos mais "conscientes e intencionais".

“O propósito é fazer com que a sociedade conheça os atletas olímpicos”

A convite do Comité Olímpico de Portugal, Carla Rocha aderiu ao projeto "Atleta Speakers" e ensina os atletas olímpicos a serem bons comunicadores, para os ajudar a comunicar com o público em escolas, associações, empresas, dando a conhecer os desafios pelos quais um atleta passa. "O propósito é fazer com que a sociedade conheça os atletas olímpicos no seu todo", explica.

"São histórias que só quem está nos bastidores é que percebe, mas não é justo, é egoísmo ficar escondido", assume. Por isso, ajudar estes atletas a contar as suas histórias "é um prazer enorme, é uma coisa que eu faço de coração", confessa.

Veja ou reveja o episódio na íntegra: Conversas sem Preço com Carla Rocha.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #Atleta Speakers,
  • #Carla Rocha,
  • #comunicação,
  • #conversas sem preço
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)