Finanças pessoais

2024 mais sustentável: Dicas para poupar dinheiro e recursos

Pronto para tornar 2024 mais sustentável? Saiba o que fazer no dia a dia e comece a poupar sem comprometer a carteira e as gerações futuras.

Finanças pessoais

2024 mais sustentável: Dicas para poupar dinheiro e recursos

Pronto para tornar 2024 mais sustentável? Saiba o que fazer no dia a dia e comece a poupar sem comprometer a carteira e as gerações futuras.

Um dos maiores desafios que se colocam para o novo ano é: como tornar 2024 mais sustentável? Recorde-se que a sustentabilidade compreende a preservação e manutenção do meio ambiente, tendo como principal objetivo garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais na atualidade.

Os recursos naturais como quaisquer outros, não são ilimitados. Recursos como a água ou energia têm de ser preservados. É, por isso, imperativo reduzir a produção do lixo, combater o desperdício, diminuir todo o tipo de poluição ambiental, entre outras ações diárias.

Nesse sentido, um dos primeiros passos a dar passa pela adoção, diária, da regra dos 6R`s.

O que é a regra dos 6R`s?

A “regra dos 6R`s” promove a sustentabilidade e consiste em:

  • Repensar - será que precisa mesmo? Lembre-se que, os recursos naturais são limitados pelo que devemos repensar as nossas escolhas;
  • Recusar – às vezes é preciso saber “Recusar”. Altere hábitos diários e recuse produtos de utilização única, como por exemplo (palhinhas ou sacos de plástico);
  • Reduzir - descarte-se daquilo que já não precisa. Para isso, pergunte a si próprio: preciso de comprar? Usei este item nos últimos tempos?;
  • Reutilizar - antes de deitar algo fora ou reciclar pense se podia reutilizar para algo mais;
  • Reparar - antes de deitar fora, pense se consegue reparar e assim prolongar a vida desse produto;
  • Reciclar - se não conseguir reutilizar ou reparar, recicle (dessa forma, garante um tratamento adequado de cada material para poder ser reutilizado);

Se cumprir com estas premissas, vai certamente reduzir o impacto ambiental e ainda aumenta a sua poupança. Lembre-se que, a compra é sempre o último recurso.

Aqui chegados, estaremos em condições de passar da teoria à prática através de pequenas ações diárias. Segue-se um conjunto de sugestões que pode ajudar a fazer a diferença.

Leia ainda: Como tornar o mundo mais sustentável: Guia prático para pais e filhos

Como tornar 2024 mais sustentável?

Para poupar de uma forma sustentável, temos de mudar comportamentos que colocam em causa a sustentabilidade não só das gerações futuras, mas também do próprio planeta.

Poupar energia

Avalie a potência contratada

Em primeiro lugar, é essencial perceber a sua fatura de eletricidade. Ou seja, deve saber quanto e como consome. Muitos consumidores têm uma potência contratada superior ao necessário. Verifique se é o seu caso, faça simulações e avalie as diferentes opções de mercado. Poupe dinheiro e energia.

Atenção aos “consumos fantasma” de energia

Deixar os aparelhos em modo “standby” é um dos responsáveis pelo consumo de energia. Este é um pequeno gesto, mas muitas vezes esquecido. Assim, deve desligar todos os aparelhos das tomadas. Além disso:

  • Invista em extensões elétricas, tomadas com interruptor ou inteligentes;
  • Não deixe o carregador do telemóvel na tomada;
  • Feche sempre a porta do frigorífico e abra-a só quando for necessário (troque as borrachas regularmente para evitar perdas de frio).

Estes pequenos gestos podem significar 10% de poupança na sua fatura mensal de energia.

Verifique o consumo dos seus eletrodomésticos

Os equipamentos com bom desempenho energético têm classificação A (numa escala que vai de A a G). Verifique a eficiência dos seus eletrodomésticos. Entretanto, faça bom uso do que já tem. Isto é:

  • Evite as meias cargas da máquina de lavar roupa e de lavar loiça;
  • Opte por temperaturas de água mais baixas;
  • Mantenha o frigorífico entre os 3º e os 7º;
  • Por fim, faça uma boa manutenção de todos os equipamentos para poupar energia.

Use lâmpadas LED

Use lâmpadas LED em casa e comece a poupar. Note que:

  • consomem menos 80% que as tradicionais;
  • têm uma vida útil até 50.000 horas ou 25 anos, o que é uma duração muito superior às lâmpadas convencionais.

Assim, apesar de mais caras, a médio e longo prazo compensa. E ainda são amigas do ambiente. Ou seja, todos ganham: a carteira, o ambiente e a saúde.

Reduza a temperatura em 1º C

Mantenha a temperatura entre 19 e 21º C no inverno e entre 22 e 24ºC no verão. Os graus extra podem significar um aumento considerável na sua conta.

Instalar painéis solares

Aproveitar o calor do sol é outra forma de poupar energia. Pondere e peça simulações a vários operadores para conhecer as vantagens, no seu caso em específico. Pode optar pela instalação de painéis solares:

  • aquecimento de água;
  • ou de produção de energia.

Poupar água

A água é essencial para as nossas vidas (mesmo que uma em cada nove pessoas não tenha acesso a água potável). Afinal de contas:

  • constitui 65% do corpo humano;
  • só "aguentamos" três dias sem ela;
  • Em média, cada pessoa consome 100 litros por dia.

Aproveite a tecnologia

Atualmente, desde sensores a aplicações (apps) no telemóvel, existem várias formas para medir e controlar os consumos de água. Por exemplo, existe a aplicação Banho Rápido que lhe permite:

  • cronometrar duches;
  • calcular quantidade de água gasta;
  • e quanta pode poupar com dicas diárias.

Feche as torneiras

Fechar a torneira quando não se usa é um pequeno gesto diário e que pode pesar na sua conta de água, mas muitas vezes esquecido. Para ter uma ideia, por exemplo:

  • Lavar os dentes com a água sempre a correr pode consumir 14 litros;
  • Fazer a barba com a torneira aberta, pode chegar aos 40 litros.

Utilização planeada das máquinas de lavar loiça e roupa

Os eletrodomésticos que mais consomem água, como a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar loiça, devem ser utilizados com especial atenção para evitar gastos desnecessários. Note, lavar a loiça na máquina é mais eficiente do que fazê-lo à mão. Por exemplo, sabia que uma máquina de lavar loiça gasta, em média, cerca de 15 litros de água por ciclo? Em contrapartida, lavar a loiça à mão consome aproximadamente o mesmo a cada minuto que passa.

A poupança começa logo na pré-lavagem manual, que pode gastar até 20 litros de água. Em alternativa, opte por uma raspagem dos resíduos sem água.

Além da máquina ser mais eficiente, uma boa utilização da mesma pode ajudar-lhe a poupar dezenas de euros. Então é recomendável que:

  • Ligue as máquinas de lavar loiça ou roupa apenas quando as cargas estiveram completas;
  • Escolha os ciclos de lavagem mais curtos e de água fria;
  • Se o seu equipamento tiver um modo eco, use-o;
  • Por fim, instale autoclismos com carga dupla ou reduza a quantidade por descarga.

Mas existem ainda outras formas de poupar água:

  • faça uma boa manutenção dos canos;
  • por fim, evite descartar lixo pela sanita.

Cuide do jardim sem gastar muita água

Para quem não tem um poço ou um furo de água, regar o jardim é uma despesa a considerar. Ainda assim, há várias formas para poupar água no jardim. Opte por:

  • Regar as plantas nas horas de menor calor para evitar perdas por evaporação;
  • Faça uma rega intensa, mas espaçada no tempo;
  • Não regue as folhas, apenas a zona das raízes;
  • Por fim, faça a rega com a água de outras tarefas diárias.

Instale redutores de caudal para poupar água

Os redutores de caudal são aparelhos que se instalam nas torneiras para diminuir o consumo de água. Em outras palavras, quando aplicados, podem permitir uma poupança de 50% de água sem afetar a pressão. Para escolher um dispositivo adequado ao seu caso, só precisa de saber qual é o caudal correto. A conta ao final do mês agradece!

Opte por duches rápidos

Outra dica para poupar água, é reduzir o tempo que passa no duche. Pode saber muito bem, mas este pequeno gesto diário durante 15 minutos implica um consumo de 180 litros. Isto, naturalmente, tem custos para a sua carteira e para o ambiente. Então, o melhor é tomar nota do seguinte:

  • mantenha as torneiras fechadas enquanto ensaboa o corpo ou aplica o shampoo no cabelo (pode poupar cerca de 60 litros de água);
  • tente reduzir o tempo do seu duche para 10 ou cinco minutos (a poupança será ainda maior).

Cuide das canalizações

As fugas de água podem ser um verdadeiro problema! Em outras palavras, quando não reparadas a tempo, aumentam o desperdício de água e ainda podem danificar móveis, pavimentos e outros artigos/produtos.

Sempre que possível, faça uma revisão a toda a sua canalização. Basta uma torneira com uma fuga de água, que esteja a pingar a cada cinco segundos, durante 24 horas, para gastar mais de 30 litros de água por dia.

produção fotográfica ilustrativa. Fundo verde e o foco numas mãos de adulto com um punhado de terra na direção de mãos de uma criança

2024 mais sustentável: reaproveite em vez de comprar

É essencial diminuir o lixo que cada um de nós produz todos os dias. Pequenos gestos no dia a dia podem ajudar a combater o desperdício ao mesmo tempo que poupa dinheiro e ainda contribui para um planeta mais sustentável. Experimente reaproveitar em vez de comprar.

Esta regra pode aplicar-se a roupa, brinquedos ou até decoração. Assim, prolongue ao máximo a vida do que tem em casa e compre apenas em casos de real necessidade. Seja minimalista sempre que puder. Não só poupa dinheiro, como ainda reduz o impacto ambiental.

2024 mais sustentável também na mobilidade

Também nos transportes é da máxima importância poupar, seja para o bem da sua carteira ou para proteger o meio ambiente. Os transportes são uma fonte de despesa e um dos maiores causadores de poluição no planeta. Logo, devemos procurar alternativas de mobilidade que contribuam para um planeta mais sustentável e que ajudem a poupar algum dinheiro.

Evite usar veículo próprio

Andar de transportes públicos é mais barato do que deslocar-se de carro e é uma opção mais amiga do ambiente. Lembre-se, o uso do carro acarreta diversas despesas, tais como:

  • manutenção;
  • combustível;
  • portagens;
  • estacionamento;
  • entre outras.

Assim, pondere refazer os seus planos de mobilidade e:

  • Evite o uso do carro;
  • Compare preços dos combustíveis;
  • por fim, faça uma correta manutenção para evitar custos adicionais e proteger o ambiente.

Para deslocações curtas, porque não andar a pé? Poupa e ainda faz exercício físico, e ajuda o meio ambiente.

Partilhe viagens

Tem um colega de trabalho ou amigo que vive perto de si? Tem alguém de confiança que tem os filhos na mesma escolha do que os seus? Então, partilhe estas viagens e poupe algum dinheiro.

Por outro lado, a partilha de deslocações também pode ser feita em viagens de longo curso. Nestas situações, é cada vez mais comum recorrer a sites como o "BlaBlaCar" ou o "boleia.net" e encontrar um condutor ou pessoas com quem possa dividir os custos da sua viagem.

Leia ainda: Ser mais sustentável ao partilhar carro e ainda poupar? Saiba como

Escolha um veículo elétrico 

Além de vários benefícios associados à redução de custos em inspeções e combustíveis, quando comparado com carros com motores de combustão, o carro elétrico é a opção mais sustentável de transporte individual devido às emissões nulas de carbono.

Faça várias tarefas na mesma deslocação

Seja prático e eficiente nas suas deslocações. Elabore um itinerário que lhe permita fazer todas as paragens necessárias para realizar as suas tarefas. Assim, para além dos benefícios para o ambiente, está igualmente a poupar tempo e dinheiro em viagens.

Use a bicicleta

As bicicletas estão mais do que na moda. Ou seja, para além de serem meios de transporte económicos, as bicicletas ainda poupam o ambiente e ajudam à prática de exercício físico.

Prefira o comboio em vez do avião para viagens longas

Segundo a Agência Europeia do Ambiente, o transporte aéreo representa cerca de 13% da poluição gerada pelos transportes, enquanto o transporte ferroviário representa 0,4%. Assim, o comboio apresenta várias vantagens:

  • é mais sustentável;
  • um maior conforto;
  • um maior contacto com a geografia da região;
  • não há limite de peso;
  • entre outras.

Em suma, pode não ser fácil, mas como diz o ditado popular: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Neste caso, até que poupa.

Leia ainda: Poupar em casa e no carro: Reduza gastos com água e energia

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.