Bem-estar

Passagem de ano: 7 atividades para entreter as crianças na festa

Já tem um plano para divertir os mais novos na passagem de ano 2021/2022? Caso não tenha, temos algumas sugestões para si.

Bem-estar

Passagem de ano: 7 atividades para entreter as crianças na festa

Já tem um plano para divertir os mais novos na passagem de ano 2021/2022? Caso não tenha, temos algumas sugestões para si.

Quando chega a passagem de ano muitos jovens e adultos optam por celebrar em festas com música ao vivo, temáticas ou eventos privados com a família e amigos. Porém, quando temos filhos nem sempre é fácil entreter os mais novos nestes ambientes, o que pode gerar alguma frustração nas crianças. Se está a programar a passagem de ano 2021/2022, pretende, certamente, proporcionar uma entrada especial a todo o grupo, inclusive às crianças.

Por esta altura já deve estar a questionar-se como se entretém as crianças numa passagem de ano sem transformar a celebração numa festa infantil? A resposta passa por criar atividades para os mais novos ou incluindo as crianças em algumas das atividades realizadas pelos adultos.

Se precisa de ideias para a sua festa de passagem de ano, este artigo pode ajudá-lo. De seguida, apresentamos algumas atividades para entreter e surpreender os mais novos.

Ler mais: Como preparar o seu orçamento para não gastar demais em dezembro

7 atividades para entreter as crianças na passagem de ano

1 - Crie um espaço de brincar com os brinquedos de Natal

Uma forma dos adultos se divertirem sem estarem constantemente preocupados com o que andam a fazer os mais novos, é criar um espaço seguro para as brincadeiras.

Dado que a maioria das crianças recebem os seus presentes na véspera ou no dia de Natal, convide os mais novos a trazer dois ou três brinquedos. Desta forma, podem brincar com os seus presentes mais recentes, ao mesmo tempo que os partilham de forma divertida.

Tente sempre adaptar o local às brincadeiras das crianças, para que estas tenham um amplo espaço para brincarem. Nesse local, pode ainda deixar algumas atividades preparadas, como jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, etc. Assim, garante que durante um longo período as crianças estão entretidas com algo apropriado para a sua idade.

2 - Réveillon temático para crianças e jovens

Para muitas pessoas, o réveillon é sinónimo de roupas festivas e de glamour. Quando as crianças crescem é expectável que queiram integrar-se nesse ambiente. Para que a festa de ano novo não seja apenas um desfile de moda para adultos e crianças, crie uma festa temática cheia de atividades e jogos relacionados com o tema.

Por exemplo, pode convidar os seus amigos e familiares para uma festa dos anos 80 ou 90. Além da roupa a rigor, passe os maiores sucessos musicais dessa época. Para divertir os adultos, pode criar jogos de adivinhas sobre filmes de época.

Já para as crianças, organize jogos tradicionais, como o jogo da cabra cega, apanhada, berlindes, saltar à corda, entre tantas outras opções.

Lembre-se que o mais importante é que a festa temática permita integrar os mais novos e tenha atividades para todas as idades.

3 - E se a passagem de ano 2021/2022 fosse um "talent show"?

Muitos dos que nos são mais próximos têm talentos que desconhecemos. Pondere, por isso, tornar a passagem de ano 2021/2022 num "concurso" de talentos.

O objetivo desta atividade não é identificar quem é o amigo ou familiar mais talentoso, mas sim criar momentos únicos de diversão entre adultos e crianças. Quem sabe se não é surpreendido com o quão talentosos são os seus amigos e familiares.

Lembre-se que neste tipo de atividade pode haver alguma relutância de participação. Tente incentivar os adultos e crianças a apresentarem uma atuação à sua escolha.

Por exemplo, num concurso de talentos, as atuações mais comuns estão relacionadas com a música ou a dança. Mas qualquer atuação deve ser válida, como números de magia, malabarismo, comédia, etc. Quanto mais abrangente for o concurso, maior é a probabilidade de todos participarem.

4 - Caça ao tesouro

Outra das formas de manter as crianças entretidas é criar uma atividade duradoura e que ofereça alguma recompensa. Nomeadamente, uma caça ao tesouro.

A caça ao tesouro pode ter vários formatos. A mais conhecida é definir o que é o tesouro e escondê-lo num local improvável ou com um grau de dificuldade elevado. No entanto, caso existam muitos participantes e pretenda oferecer mais que uma recompensa, pode esconder vários tesouros iguais ou com valores distintos.

Caso não saiba que tesouro usar, deixamos aqui uma sugestão económica. Por exemplo, compre uns saquinhos e coloque guloseimas, chocolates ou pequenas lembranças no seu interior. Desta forma, quem descobrir o tesouro tem uma recompensa imediata e pode partilhá-la com os outros participantes.

Se apenas os mais novos estiverem envolvidos nesta atividade e não estiverem a encontrar o tesouro, pode ir dando algumas dicas. Há quem prefira usar a ajuda do "quente ou frio", conforme a distância que se encontram do tesouro. Contudo, pode criar cartões com dicas ou em formato de adivinha para manter a atividade por mais tempo.

5 - Karaoke com temas infantis ou músicas escolhidas pelos mais novos

Embora nem todas as crianças gostem de cantar, a maioria não resiste a um bom momento de karaoke com músicas que conhecem de cor. Por isso, em vez de criar um karaoke com músicas que só os adultos conhecem, opte por focar-se nos gostos dos mais novos.

Por exemplo, peça aos seus filhos e às outras crianças que vão estar na festa para escolherem algumas músicas que gostam de cantar.

Além dos mais novos, os adultos também podem ser chamados a participar com os seus filhos ou sozinhos. No final, pode haver um grupo de crianças como jurados que atribuem pontuações aos mais velhos.

Crianças que receberam a semanada estão a brincar na cozinha

6 - Oficina criativa

Se vai fazer a festa de réveillon em casa, numa das divisões pode criar uma oficina criativa. O objetivo é permitir que as crianças criem um presente, brinquedo, ou qualquer objeto com os materiais disponíveis.

Caso não saiba que tipo de materiais disponibilizar, deixamos aqui algumas sugestões:

  • Papel branco e colorido
  • Cartolinas;
  • Lápis de cor, canetas de filtro, marcadores, guaches;
  • Plasticina;
  • Purpurinas;
  • Cola;
  • Missangas;
  • Massas cruas;
  • Pasta de papel;
  • Fitas;
  • Novelos de lã coloridos;
  • Materiais reciclados, como copos de papel; rolhas de cortiça; tampas; rolo de cartão do papel higiénico, etc.

Atenção, os materiais devem ser sempre apropriados às suas idades. Se as crianças forem muito pequenas, este tipo de atividade não deve ser feita sem o acompanhamento de adultos.

7 - Inclua os mais novos na comemoração da passagem de ano

A entrada no novo ano não deve ser pensada apenas para os adultos. As crianças gostam de se sentir incluídas nas atividades dos mais velhos. Por isso, na hora de celebrar 2022 sugerimos que tenha um pequeno kit preparado para os mais novos.

Por norma, a maioria dos adultos celebram o ano novo com 12 passas na mão e um copo de espumante/champanhe. No entanto, grande parte das crianças não é apreciadora de passas, e as bebidas escolhidas para o brinde não são surpreendentes.

Assim, para impressionar os mais novos, este ano pondere oferecer champanhe infantil ou um sumo que pareça champanhe. Já para substituir as 12 passas, que estão associadas aos 12 desejos, escolha, por exemplo, como opção saudável, uvas, mirtilos, bagos de romã, etc.

Já se preferir doces, pode optar por feijões de gomas, pequenos bombons, entre outros.

Por fim, se gosta da tradição de bater com tampas de tachos e panelas, incentive as crianças a participarem e a fazerem barulho. Esta tradição tem o objetivo de afastar os maus espíritos do ano que passou. Assim, pode explicar aos mais novos o porquê desta ação e divertirem-se em conjunto.

Ler mais: 6 ideias para uma passagem de ano em casa inesquecível e barata

Incentive os seus filhos a participar na organização

Uma forma de manter as crianças entusiasmadas com a festa da passagem de ano é incentivá-las a participar na organização ou decoração. As crianças gostam de se sentir úteis e de realizar tarefas de adultos. Não esqueça de atribuir o devido mérito.

Se a decoração da mesa ficar a cargo dos mais novos, mostre aos seus convidados quem a preparou. Caso os seus filhos gostem de ajudar na cozinha, atribua-lhes algumas tarefas.

Além de estimular o gosto por realizar as tarefas domésticas, as crianças vão sentir que fizeram parte da organização da festa. Estes pequenos detalhes podem aumentar a satisfação e entusiasmo dos mais novos em relação à passagem de ano.

Ler mais: Festa de Réveillon: quanto custa em média?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.