Cultura e Lazer

6 ideias para uma passagem de ano em casa inesquecível e barata

Quer passar a passagem de ano em casa, mas faltam-lhe ideias para a sua festa? Conheça as nossas 6 sugestões e saiba como poupar neste dia.

Passar a passagem de ano em casa não tem que ser sinónimo de uma noite aborrecida ou pouco memorável. Embora cada pessoa tenha os seus objetivos e gostos pessoais no que diz respeito à entrada de um novo, a verdade é que opções não faltam para fazer uma festa memorável sem que tenha que gastar muito dinheiro. Mas para tornar a sua casa no palco central de uma noite inesquecível é importante que comece a preparar a festa com alguma antecedência. Isto porque vai precisar de planear ao detalhe como será o entretenimento, quais as temáticas escolhidas e, claro, que comida vai servir ao longo da noite.

Caso esteja à procura de ideias para uma passagem de ano novo em casa inesquecível, de seguida, vamos deixar-lhe 6 ideias que o podem inspirar. Para além disso, fique a conhecer algumas sugestões de poupança e que contas deve fazer para não colocar em risco o seu orçamento familiar.

6 Ideias para uma passagem de ano em casa inesquecível

Antes de indicarmos as 6 ideias é importante saber que estas podem ser facilmente adaptadas aos seus gostos pessoais. Além disso, qualquer temática pode ser uma boa solução, principalmente se arranjar um ângulo criativo e soluções pouco dispendiosas. Lembre-se que o mais importante é beber alguma inspiração de várias fontes e depois definir e organizar as atividades que vão preencher os tempos mortos da sua festa.

1 - Uma noite temática pode fazer sucesso numa passagem de ano em casa

A maioria de nós já esteve em festas que quase nos fazem questionar se não estamos a viver um déjà-vu. Entre a decoração igual a todas as outras festas, a ementa também não oferece nada de novo. A juntar a este planeamento pouco criativo, por vezes as atividades também não despertam muito interesse, o que leva muitas pessoas a abandonarem a festa mais cedo.

Por isso, se pretende que a sua festa de fim de ano em casa seja realmente inesquecível porque não criar uma noite temática diferente? A verdade é que existem soluções para todos os gostos e estilos, como uma festa temática dos anos 20 ou uma festa relacionada com um país à sua escolha. Se quer fazer algo ainda mais específico, pode pensar em filmes, séries, livros, jogos ou momentos marcantes da história mundial e adaptá-los a uma festa de fim de ano.

Mas como é que é possível incorporar estas temáticas numa festa sem gastar demasiado dinheiro? Bem, em primeiro lugar tem que definir quais são os pilares da festa. Vão ser roupas, a decoração e a alimentação ou vai querer algo mais específico? Depois de definir melhor a sua ideia, o ideal é fazer contas ao que tem mesmo de comprar, aquilo que é possível adaptar ou reciclar, e o que cada um pode contribuir.

Por exemplo, imagine que quer fazer uma festa de passagem de ano em casa mexicana. Neste caso, pode sempre pesquisar as tradições mexicanas nesta altura do ano. Algumas pequenas tradições podem facilmente ser adaptadas, como comer 12 uvas, usar roupa interior com uma cor que traga sorte ao que pretendem (vermelho para o amor, verde para a saúde e amarelo para prosperidade). Para além de entrar no ano com música alegre e temática, sempre vestido a rigor, existem tradições gastronómicas e de época bastante engraçadas de experimentar.

No fim, o mais importante é criar um ambiente divertido, com uma decoração e comida temática, onde todos podem participar.

2 - Uma festa de glamour para entrar no novo ano em grande

Embora não seja uma ideia muito original, este tipo de festa costuma agradar a muitas pessoas que pensam na entrada no novo ano como um dia que deve ser festejado em grande. No entanto, se não gosta de estar no meio de multidões em hotéis de luxo ou não tem um orçamento para esse tipo de festa, isso não é motivo para não ter o fim de ano que deseja.

Uma festa de glamour destaca-se por um ambiente de luxo e classe, onde a roupa é digna de uma cerimónia importante. A juntar a um visual cuidado, tem que investir no jantar e aperitivos que vai servir. Se quer fazer sucesso com a sua ementa, procure receitas gourmet que não sejam muito dispendiosas, mas sejam inovadoras e visualmente atrativas. Agora não se esqueça que na alimentação não basta uma boa aparência, convém que a sua comida esteja divinal. Lembre-se que alguns pratos mais difíceis podem ser encomendados a amigos ou pessoas que tenham jeito para cozinhar. Em alternativa, se preparar com tempo a sua festa pode ir testando alguns pratos e ver quais é que são as suas especialidades.

Não se esqueça que a decoração também é muito importante numa noite de glamour para criar o ambiente perfeito. A mesa deve relembrar um jantar de luxo, mas também deve trazer uns detalhes visualmente atrativos. Se ainda tiver em sua casa decoração de Natal, veja se pode aproveitar luzes e decorações douradas para criar um ambiente mais luxuoso. Outra possibilidade é encher alguns balões dourados e brancos, colocar castiçais nas mesas e algumas flores discretas. É importante escolher uma boa música ambiente para tornar o jantar ainda mais especial.

Nota: Pense numa atividade que possa entreter todas as pessoas depois do jantar e dos aperitivos.

Ler mais: Réveillon: Vestidos de primeira a preços de segunda

3 - Jantar tardio e prolongado com desafios para todos

Se é uma pessoa que gosta de ter os seus à mesa por várias horas, e os momentos de diversão e conversa são tudo aquilo que precisa para uma passagem de ano em casa ser memorável, temos uma sugestão para si. Porque não fazer um jantar tardio e prolongado, onde após a refeição existem desafios escondidos para todos?

Mesmo sendo uma ideia mais simples, a verdade é que uma boa ementa com ótimos petiscos deixa a maioria das pessoas felizes. Para além da escolha da ementa, bebidas e petiscos, pode adicionar uma surpresa ao seu jantar que vai deixar todas as pessoas entretidas por uns longos momentos. O objetivo é criar desafios individuais ou perguntas para cada um dos participantes, sem que estes saibam o que se vai passar.

Por exemplo, no lugar de cada pessoa, debaixo da mesa, deve colocar um envelope com vários cartões no interior. Cada cartão deve conter um desafio ou uma pergunta destinada à pessoa que ali está sentada. Os desafios podem ser pessoais, podem ser perguntas um pouco mais indiscretas, podem ter partilhas de memórias ou até advinhas de quem é a pessoa que está numa foto antiga. As possibilidades são tantas que basta dar azos à sua imaginação e lembrar-se de algumas das caraterísticas de cada um e que experiências tiveram no passado.

Lembre-se que o objetivo passa por criar uma ótima noite onde todos podem brincar, conversar e recordar momentos marcantes da sua vida. Para além disso, este desafio adapta-se a qualquer tipo de participante, independentemente da idade.

4 - Uma passagem de ano em casa é uma ótima oportunidade para terminar com uma noite de jogos

Por norma, organizar um jantar para uma passagem de ano em casa não é uma tarefa muito complexa, principalmente se não for algo demasiado exigente e se todos ajudarem. O problema é que após terminar o jantar, nem sempre existem ideias de como entreter as pessoas, principalmente os elementos mais novos. Uma ótima forma de contornar este problema é criar uma noite de jogos, onde os adultos e as crianças podem conviver e divertir-se.

Hoje em dia, o que não falta são jogos diferentes que despertam o interesse de todos. Pode sempre escolher os tradicionais jogos de cartas ou tabuleiro, como por exemplo o monopólio, aos jogos de mímica, desenho ou até videojogos com multijogadores. As opções são tantas que o mais difícil pode ser selecionar as melhores opções para a passagem de ano.

Dica: Se em sua casa não tem muitos jogos e não pretende gastar dinheiro a adquiri-los para essa noite, peça a amigos ou familiares jogos emprestados com antecedência. Desta forma não tem que gastar dinheiro na aquisição de jogos e vai conseguir criar um ambiente descontraído com várias atividades.

5 - Transforme a sua passagem de ano em casa numa noite musical

Independentemente da idade e dos gostos musicais de cada um, a música tem a capacidade de alegrar facilmente uma noite, por mais monótona que esta esteja a ser. Milhões de portugueses ouvem música online, o que mostra que grande parte da população não consegue passar os seus dias sem um pouco de música.

Por isso, talvez não seja uma má ideia transformar a passagem de ano numa noite musical. Além de criar um bom ambiente de festa, existem vários jogos e atividades que podem ser feitos. Por exemplo, existem consolas de videojogos que têm jogos que permitem fazer Karaokes de forma quase profissional. Para além disso, pode sempre criar jogos onde alguém canta ou fala sobre a letra de uma música e os restantes participantes têm que adivinhar o tema e o artista. Também pode criar categorias com géneros musicais ou desafiar os participantes a tirar à sorte cartões com algumas canções emblemáticas.

Se for criativo e preparar com antecedência a sua passagem de ano musical, é bem provável que este dia fique na memória durante vários anos.

6 - Depois do jantar crie um pequeno palco onde as crianças e adultos possam mostrar os seus talentos

Se gosta de programas de talentos, porque não criar uma passagem de ano onde a sua casa é o palco principal de um espetáculo de artes variadas? Esta é uma atividade que não dá muito trabalho, uma vez que apenas precisa criar uma pequena zona para os participantes e outra para a plateia. Pode ainda colocar algumas luzes, uma manta preta de fundo na zona do palco e colocar todas as cadeiras na zona da plateia. No entanto, para conseguir que todos participem é importante avisar com antecedência que tipo de festa será, para que os participantes possam ir preparados.

Lembre-se que esta noite dá a possibilidade de os participantes cantarem, tocarem instrumentos, fazerem números de magia, declamarem poesia, representarem, entre qualquer outra atividade divertida que possa ser vista como um talento. Para os mais tímidos, pode sempre criar atuações a pares ou em grupo para que estes não se sintam tão desconfortáveis na hora de participar.

Pode criar placas para as pontuações ou então fazer a avaliação por aplausos. O importante não é criar um vencedor, mas sim que todos os participantes possam ter uma experiência divertida. A verdade é que ainda pode terminar a noite surpreendido com a qualidade de talentos que vai receber em sua casa.

Dicas de poupança para uma passagem de ano em casa

Embora a passagem de ano em casa seja uma opção mais acessível a nível financeiro, é importante que estabeleça sempre um orçamento de quanto pode gastar na preparação da sua festa. Caso não possa investir muito, o ideal é poupar na decoração, roupa e alimentação.

Por exemplo, no que toca à roupa, mesmo que seja uma festa temática ou de glamour, pode escolher algumas peças do seu armário e apenas investir em alguns adereços. No entanto, nem sempre é necessário comprar adereços para apenas um dia. Pode perfeitamente perguntar entre os seus amigos e familiares se alguém lhe pode emprestar aquilo que precisa. Já em relação à decoração, existem várias opções low cost que pode analisar. Além de usar as decorações do Natal ou de festas de aniversário, pode sempre reciclar algumas peças ou tentar criar peças decorativas artesanais.

Por fim, a alimentação, bebidas e petiscos podem ser uma responsabilidade de todos. Desta forma, não só terá bastante variedade na sua mesa, como os dotes culinários de cada um podem ser apreciados. Nunca se esqueça que uma festa marcante, por norma, não está ligada ao dinheiro que foi investido, e sim ao ambiente vivido no local. Invista na criatividade, organize e estruture bem as atividades, e certamente a sua passagem de ano em casa será um momento a recordar durante vários anos.

Ler mais: Festa de Réveillon: quanto custa em média?

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)