O presente simulador de certificados do tesouro permite-lhe facilmente calcular quais serão os juros obtidos no seu investimento, tendo em conta o mês de subscrição dos certificados do tesouro, o montante investido e o número de anos que pensa manter o investimento.

Para mais informações consulte este artigo sobre certificados do tesouro.

Simulador de Certificados do Tesouro



Instruções

  1. Seleccione o mês em que subscreveu os certificados do tesouro;
  2. Introduza o montante investido;
  3. Seleccione o número de anos que estima manter os certificados do tesouro (pode também variar este campo para simular diversos cenários);
  4. Carregue em "Calcular".

Com os dados introduzidos são-lhe apresentadas diversas informações:

  • O juro bruto e líquido para o prazo de investimento seleccionado;
  • O juro bruto e líquido para um investimento a 5 e a 10 anos;
  • As taxas aplicáveis ao mês de subscrição que seleccionou.

Estamos certos que esta ferramenta será muito útil para quem já tenha incluído (ou esteja a ponderar incluir) certificados do tesouro no seu portefólio de investimentos.

Este simulador foi elaborado com a maior atenção, contudo pode conter incorrecções e/ou omissões, pelo que deve verificar os valores obtidos antes de tomar qualquer decisão de investimento. Caso tenha alguma dúvida ou detecte alguma anomalia por favor deixe um comentário.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

87 comentários em “Simulador de Certificados do Tesouro
  1. Para quem tem inteçoes de colocar dinheiro a longo prazo CT é melhor pois ter dinheiro no CA vai dar ao mesmo ou seja é colocar os ovos no mesmo local,o CT 1 ano esta a quase 2%,ao fim de 5 anos dará uma media anual de 6,8%,e nao 1% nem 5%.

  2. Bom dia Fernando. Pois, vou ter de confirmar essa questão da série…mas concordo com o que diz, a diversificação é importante, e em investimentos de longo prazo (10 anos) poderá valer a pena canalizar algum investimento para os CT.
    OBrigada.
    Cumprimentos

  3. Boa tarde. Muito agradecia se me conseguissem esclarecer o seguinte: tenho certificados de aforro há já algum tempo e, risco por risco (digo isto pelo eventual risco de bancarrota do Estado Português), não seria mais vantajoso neste momento aplicar este dinheiro em certificados do tesouro? A questão é: o risco igual para ambas as aplicações?
    Obrigada.
    Cumprimentos, Filipa

    1. Olá Filipa; realmente, risco por risco e falando grosseiramente, CA e CT são a mesma coisa. A questão prende-se com a natureza dos Cert aforro que tem; caso já tenham alguns anos (podendo ser ainda da série B, digo eu, confirme sff) já têm uma taxa de juro razoável. Os cert tesouro só começam a render realmente a partir do fim do 5º ano, altura em que deixam de render segundo a Euribor a 1 ano – pouco mais de 1% ao ano – para render segundo as obrigações do tesouro a 5 anos – quase 6 % ao ano; ao passar o dinheiro dos CA para CT nestas condições, está a perder dinheiro. Tudo depende do tempo que pretende guardar os certif. Tal como já li num post do próprio Pedro Pais “não convém guardar todos os ovos no mesmo cesto”. A parte mais ingrata em toda a situação que vivemos actualmente é esta que já conhecemos: o que até há pouco tempo todos tínhamos por muito seguro se tornou algo com um futuro obscuro e ninguém pode afirmar com total certeza qual a melhor decisão a tomar. Vou ser sincero: recentemente retirei dinheiro de CA para investir num produto a prazo no meu banco, bem melhor q CA, mas também investi em CT, pensando somente no prazo máximo. Espero ter ajudado. Cumprimentos.

  4. Se ler o meu post,irá entender,se o estado por algum motivo entrar em incumprimento,os ct poderam sim ficar em risco,logo algum risco existe sempre,as taxas sao revistas mensalmente,mas obviamente que se por algum motivo o estado entender mudar as regras muda,mas quem ja fez o investimento as regras mantem se,de acordo com as mesmas que estiveram em vigor no momento da subscriçao do mesmo.

  5. Bom dia
    Estou interessado em adquirir CT, mas tenho algumas duvidas:
    – Neste momento as taxas estao 6,8% 5 anos e 7,1% 10 anos, elas podem ser alteradas em qualquer altura ou sao fixas?
    – O estado pode por alguma razao nao me devolver o dinheiro apos os 6 meses caso eu queira levantar a totalidade dos CT?
    – quais os riscos nesta compra?
    Desde ja agradeço os esclarecimentos
    Cumprimentos
    Fernando Sousa

  6. Segundo declaraçoes do FMI os depositos nao estao em risco pois os bancos nao estao em risco de bancarrota,mas quanto aos certificados do tesouro e aforro,poderá existir problemas caso o estado entre em incumprimento.
    Foi o que o FMI disse a respeito,mas duvido que tal suceda.
    Mas 100% garantido so a morte e os impostos,como diria Benjamin Franklin.

  7. Bom dia Pedro,
    Antes de mais os meus sinceros parabéns e muito obrigado pelo seu blog, que permite que “meros mortais” possam ter alguma ajuda e sobretudo mais compreensão em assuntos complicados mas que, hoje em dia, têm de ser cada vez mais compreendidos.
    A minha dúvida é simples, espero que não seja repetitiva e me possa esclarecer: tenho algum dinheiro em contas poupança no meu banco e outro em certificados de aforro em meu nome, além de certif do tesouro no nome do meu filho. A chegada iminente do FMI afectará os depósitos e a possibilidade de os movimentar sem restrições? Julgo que o cenário hipotético de bancarrota estará sempre posto de lado, dado a hipótese do FMI, mas no caso da mesma, sabe dizer-me o que sucederia igualmente a estes depósitos? Obrigado pela atenção e muitos cumprimentos. Fernando Miguel Cruz

  8. Boa tarde,
    Subscrevi CT em Janeiro (taxa de 6,4% a 10 anos). A minha questão é a seguinte:
    – posso levantar o dinheiro e reinvesti-lo agora em Abril com esta taxa mais elevada?
    – compensa?
    Obrigada. Maria Azevedo

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.