Tal como tem acontecido desde há uns anos a esta parte, o Francisco Mesquita disponibiliza o Simulador IRS 2014, uma ferramenta extremamente útil gerada através do seu esforço pessoal e que temos grande prazer em publicar.

O simulador permite calcular de forma prática o valor de IRS a receber/pagar, para os contribuintes que tenham rendimentos das categorias A (trabalho dependente), B (trabalho independente), E (capitais), F (prediais), G (incrementos patrimoniais) e H (pensões), contemplando ainda rendimentos obtidos no estrangeiro e não residentes, sem esquecer que incorpora as diferentes regras aplicáveis a contribuintes do Continente, da Madeira, dos Açores ou no Estrangeiro.

Esperamos que o Simulador IRS 2014 lhe seja bastante útil. Os agradecimentos devem ser dirigidos especialmente para o Francisco.
Como sempre, caso tenha alguma dúvida ou detecte algum lapso ou inexactidão, agradeço que nos informe, através de comentário ou envio de e-mail para o endereço indicado no topo superior esquerdo do Simulador.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

268 comentários em “Simulador IRS 2014
  1. Boa noite,

    Estou com muitas dúvidas e preciso mesmo de ajuda.
    Casámos dia 6 de Setembro do ano passado, como devemos por o IRS?
    A nossa morada fiscal ainda não é a mesma… Por outro lado ele está com dividas às finanças, que está correntemente a pagar e eu sou trabalhadora independente em regime simplificado, com rendimentos inferiores a 10.000e/mês! O que é mais vantajoso?
    Agradeço a amabilidade.

  2. Boa noite, precisava de uma ajuda, se possível.

    Fiz um estagio erasmus de 6meses em frança, e foi-me atribuida uma indeminização de estágio minima pela empresa francesa, que corresponde a 30% do salário frances em 2014 (436.05€), sendo que houve três meses em que a empresa me pagou o dobro, devido ao numero de horas a mais.

    Na empresa francesa disseram-me que o valor recebido não sofre imposto ou retenção na fonte, como declaro eu, em portugal, este valor?

    Obrigado,

    Agradeço a atenção dispendida.

  3. bom dia,
    necessito de ajuda para saber como fazer o IRS de 2014 pois tenho um filho que foi estudante até Julho de 2014 iniciando a sua actividade laboral em Agosto, ou seja ate o mês de Julho foi meu dependente como faço para que as despesas que tive com ele até essa altura sejam incluídas no meu IRS?
    de momento está em estagio profissional e declarou um ato único de Agosto a Dezembro.
    aguardo a vossa ajuda com a maior urgência

    atenciosamente

  4. Boa tarde,

    O simulador não contempla o anexo H onde são declarados os juros pagos referentes a empréstimos a habitação e deduções à colecta em geral. Qual o campo que prevê essa situação?

  5. Boa Tarde,

    Tenho uma pessoa que recebeu tornas( numerário) por parte de 2 irmãos, referente a um processo de heranças dos pais. O valor que a Senhora recebeu é de 1007.61€.
    Como tenho preenchido todos os anos o IRS à senhora este ano voltou a solicitar esse favor, porem não sei se tenho de declarar em algum anexo este valor.

    Agradeço desde já a ajuda.
    Sónia Santos

  6. Boa noite,

    Estou com muitas dificuldades em preencher o IRS dos meus pais. Em 2014 a minha Mãe e os outros herdeiros venderam dois pequenos imóveis a um casal. Foram ao notário e fizeram a escritura e cada um recebeu a sua parte. Como devo preencher o IRS? A única informação que tenho é a Compra e Venda e Mútuo com hipoteca, onde realmente consta o valor recebido pelos herdeiros. Terei que preencher o Anexo G?
    Por favor poderiam-me ajudar a ultrapassar esta dificuldade?

    Respeitosos cumprimentos,

  7. Creio que o simulador tem um erro, aliás idêntico ao que existe no simulador do próprio site das Finanças.
    As deducções à colecta são limitadas, pelo simulador, ao valor apurado de IRS. Ora isto contraria o CIRS.
    Cumprimentos,

    1. Há limites de deduções conforme os escalões de rendimentos

      Artigo 78.º
      Deduções à colecta

      e também limites nos benefícios fiscais como por exemplo os PPRs
      Artigo 88.º
      Benefícios fiscais

      cps

  8. Boa noite,

    Tenho uma dúvida que penso poder ver esclarecida relativamente à declaração relativa aos rendimentos de 2014… Até hoje e desde que iniciei a minha actividade profissional fui sempre reembolsado pela AT, sendo que foi com alguma surpresa que verifiquei através da simulação do portal das finanças e confirmei no vosso simulador que em 2015 terei de pagar ao invés de ser reembolsado… A minha questão é: dado que a nível de rendimentos e despesas não houve nenhuma alteração significativa, existe alguma explicação lógica para que esteja perante esta situação?

    Antecipadamente agradecido!

    1. Poderá ser a parte que a autarquia devolve ao contribuinte, se por exemplo a sua área de residência estiver num município em que tenha baixado o valor ou mesmo o tenha cortado. As percentagens andam entre 0 e 5%.

      veja se é isso…

  9. Boa tarde

    Em Março de 2014 passei a ter residência fiscal no Brasil sendo que em Dezembro de 2014 voltei a ter residência fiscal em Portugal.

    Gostaria de saber em que campo/anexo devem ser declarados os rendimentos que obtive em Portugal na qualidade de não residente (entre Abril e Novembro).

    Obrigada,

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.