Bem-estar

Nutrição funcional e o prazer da época natalícia

O equilíbrio entre prazer e saúde é a melhor receita para um Natal feliz e consciente.

O equilíbrio entre prazer e saúde é a melhor receita para um Natal feliz e consciente.

A época natalícia é uma celebração de união, amor e partilha, mas também está repleta de tentações culinárias e, claro, mesas fartas de iguarias típicas e que, muitas vezes, desafiam os nossos hábitos alimentares. Como nutricionista da Clínica Rebalance, acredito que o Natal pode ser desfrutado sem culpa, promovendo um equilíbrio entre o prazer gastronómico e os cuidados com a saúde.

A base da nutrição funcional é individualizar as escolhas alimentares, respeitando as necessidades de cada corpo e promovendo alimentos que nutrem, equilibram e previnem desequilíbrios. Durante o Natal, isto não significa abdicar das tradições, mas sim adaptar receitas, moderar porções e aproveitar ingredientes que beneficiam o nosso organismo.

A pensar na época que agora se aproxima, deixamos quatro dicas que são preciosas em qualquer altura do ano, mas com especial destaque para o Natal.

Leia ainda: O que é que a saúde mental, o outono e os alimentos têm em comum?

1. Priorize a moderação, não a restrição

A palavra-chave para as celebrações é moderação. Não é necessário privar-se de pratos típicos, como o bacalhau, o peru assado ou as rabanadas. O segredo está nas porções e na frequência.

Sirva-se de pequenas quantidades, aproveite cada sabor e mastigue devagar. Ao prestar atenção plena à refeição, não só irá desfrutar mais, como também ajudará na digestão e na saciedade.

2. Introduza o colorido funcional na mesa

Natal é também uma oportunidade para enriquecer as refeições com ingredientes frescos e funcionais. Saladas com folhas verde-escuras, romãs e nozes, sopas quentes de abóbora com gengibre ou acompanhamentos de legumes assados com especiarias são opções que trazem cor, sabor e benefícios nutricionais.

A canela, gengibre, cravinho, noz-moscada, anis são sabores típicos do Natal e também aliados poderosos da saúde digestiva. Estes alimentos ajudam também a equilibrar o índice glicémico das refeições e promovem a saúde intestinal, tão importante para o sistema imunitário.

Leia ainda: Alimentos e provérbios: Da fome à gula

3. Adapte as tradições

Muitas receitas natalícias podem ser ajustadas para incluir ingredientes mais nutritivos. O clássico bacalhau pode ser acompanhado de vegetais assados ou puré de couve-flor em vez de batatas. Os doces, como as rabanadas, podem ser feitos no forno e embebidos em leite vegetal e especiarias ao invés de fritos e mergulhados numa calda açucarada.

4. Hidrate-se e equilibre os exageros

Com a abundância de doces, salgados e bebidas alcoólicas, é fácil esquecer a hidratação. Mantenha o hábito de beber água ao longo do dia e, se possível, introduza infusões com propriedades digestivas, como chá de hortelã ou gengibre, que ajudam a aliviar o desconforto abdominal após refeições mais pesadas.

Nos dias que seguem às celebrações, procure refeições mais leves, à base de sopas, frutas, e proteínas magras, para reequilibrar o corpo. Smoothies com ingredientes anti-inflamatórios, como cúrcuma e espinafres, podem ser ótimos aliados para desintoxicar e repor nutrientes.

E, a pensar na hidratação e na reposição de ingredientes, deixamos uma dica:

Receita de chá de Natal

Use a casca de laranja , junte-lhe gengibre, pau de canela, pétala de anis e flor de jasmim.

Coloque água a ferver e deixe atuar durante uns minutos.

Lembre-se de que o verdadeiro espírito do Natal vai além da comida. Valorize os momentos em família, as conversas à mesa e a alegria de estar rodeado de pessoas que ama. Comer com intenção e gratidão transforma qualquer refeição numa experiência especial.

Assim, nesta época natalícia, permita-se usufruir das delícias da mesa, mas com o olhar atento de quem nutre não apenas o corpo, mas também a alma. O equilíbrio entre prazer e saúde é a melhor receita para um Natal feliz e consciente.

Leia ainda: Alimentação saudável: Sugestões para comer fora de casa sem gastar muito

Neide Rangel é nutricionista há mais uma década e sócia da Clínica Rebalance, onde se destaca pela sua certificação em nutrição clínica e funcional personalizada. Fundadora da Inside Nutrition (INN) em 2010, que se fundiu com a Clínica Rebalance em 2016, possui uma vasta experiência em consultoria e formação em colégios, empresas e start-ups. Com formação avançada em suplementação e especialização em áreas como oncologia e patologias gastrointestinais, aplica esses conhecimentos para otimizar a saúde dos seus pacientes. Participou ativamente em programas de televisão como "Dois às 10" da TVI e colaborou com revistas como a Men’s Health.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.