Finanças pessoais

Alimentação saudável: Sugestões para comer fora de casa sem gastar muito

No que diz respeito à alimentação, é possível comer fora e a preços acessíveis, de forma a não pesar no planeamento do seu orçamento mensal.

Finanças pessoais

Alimentação saudável: Sugestões para comer fora de casa sem gastar muito

No que diz respeito à alimentação, é possível comer fora e a preços acessíveis, de forma a não pesar no planeamento do seu orçamento mensal.

Quando planeamos os gastos mensais para a alimentação, ao definir o nosso orçamento, também devemos destinar uma verba para comer fora. Isto porque são momentos em que podemos experimentar pratos diferentes, mas também são formas de socializar e conviver com família e amigos.

Mas, atenção, estas saídas podem sair caras, quando não planeadas. Além disso, para quem prioriza a saúde, comer fora pode parecer complicado. Contudo, é possível fazer refeições saudáveis fora de casa, a preços acessíveis.

Assim, neste artigo, sugerimos algumas estratégias que podem ajudar a disfrutar de refeições fora de casa, sem comprometer a sua saúde ou a sua carteira.

Opte por restaurantes que sirvam refeições ao peso

A possibilidade de poder escolher as porções é um dos pontos importantes. Regra geral, num restaurante, os pratos são servidos em quantidades pré-definidas. Nestes casos, significa que não podemos decidir a quantidade que vem no prato, o que pode levar ao desperdício ou a gastar mais, caso seja pouco ou se, para não "desperdiçar" decide a muita comida que veio. Esta última situação nada tem de benéfico para a sua saúde.

Uma ótima solução para estas situações são os restaurantes que servem refeições ao peso. Nestes estabelecimentos, servimo-nos da quantidade desejada e apenas pagamos essa mesma quantidade. Qual o inconveniente destes restaurantes? A pessoa deve ter a noção da quantidade que efetivamente vai comer.

Além de pagarmos apenas o que colocamos no prato, existe outro benefício. Normalmente, nestes restaurantes podemos servir-nos de tudo, ou seja, não somos obrigados a escolher um prato específico. Além disso, para quem quiser tornar a refeição mais saudável, pode colocar maiores quantidades de legumes ou salada, comparativamente com o resto.

Leia ainda: 10 dicas para poupar na alimentação com a subida de preços

Escolha as opções mais saudáveis em restaurantes de comida rápida

Os restaurantes de comida rápida, denominada como "fast-food", têm uma conotação bastante negativa. Esta deve-se, especialmente, ao facto de servirem alimentos ricos em gordura, tendo a fritura como principal método de confecção. No entanto, nem sempre é assim. Existem diversas cadeias de comida rápida que servem alguns pratos mais equilibrados como sopas, saladas, grelhados e sanduíches.

No que diz respeito ao preço, estes pratos tendem a ser bastante acessíveis. Quanto ao tipo de alimentação, também conseguimos que seja mais saudável. Além disso, pode, quase sempre, modificar certos ingredientes para o seu gosto. Por exemplo, se quiser uma sanduíche, mas não o molho que ela contém, pode pedir para este ser retirado ou substituído por outro mais saudável.

Leia ainda: Como ser saudável a baixo custo

Analise as opções do dia

Outra forma de poupar quando vai a um restaurante passa por analisar as opções do dia. Muitos restaurantes, e afins, têm disponíveis os chamados pratos do dia. Estes estão disponíveis em maior quantidade, saem mais rápido e têm um preço inferior. Normalmente, existe diversidade, ou seja, é comum haver um prato de carne, peixe e, eventualmente, um prato vegetariano.

Estas opções do dia são ótimas no que diz respeito ao preço, no entanto, deve estar atento para escolher as opções mais saudáveis. Por vezes, estas refeições são pratos pouco saudáveis. Lembre-se que pode retirar ou substituir componentes do prato. Se, por exemplo, preferir um acompanhamento de salada em vez de arroz, peça a substituição.

Leia ainda: Refeições saudáveis: Como conseguir poupar na sua confeção

mesa num restaurante com copos de vinho e um prato com uma salada

Opte por partilhar refeições

A partilha de pratos é, também, uma ótima estratégia para reduzir o preço a pagar por refeições fora. Normalmente, o menu de um restaurante apresenta preços para a meia dose ou para uma dose. Estes, habitualmente, destinam-se a uma ou duas pessoas, respetivamente. No entanto, nem sempre é assim. Por vezes, a meia dose de um prato dá para duas pessoas, especialmente, se comerem pouco. Nestas situações, procure confirmar com um funcionário como é servido o prato, para perceber por que dose optar.

Além disso, outra forma de reduzir gastos, especialmente quando são grupos maiores, passa por pedirem o mesmo prato. Por exemplo, suponhamos um grupo de quatro pessoas. Neste caso, podem pedir duas doses do mesmo prato, ou pedirem uma dose de dois pratos diferentes e partilharem. Normalmente, o preço das doses compensa quando comparado com as meias doses. Além disso, num grupo grande, é preferível acordarem entre um ou dois pratos, do que cada um pedir algo diferente. Em qualquer uma das situações mencionadas existe a opção de trazer para casa a comida que sobrar. Desta forma estará a aproveitar esses alimentos para mais uma refeição e a reduzir o desperdício alimentar.

Leia ainda: Poupar na próxima ida ao supermercado? É possível

Esteja atento a descontos na restauração

Existem diversas promoções e cupões que podem ser utilizados para alimentação em restauração. Por exemplo, existem restaurantes com cartões de fidelização. Nestes casos, poderá obter descontos diretos em certos menus ou refeições gratuitas ao fim de um certo número de visitas. Além disso, existem, também, cupões de desconto, onde pode obter descontos diretos com cupão ou acumular saldo em cartão de cliente.

Por outro lado, atualmente, existem diversas aplicações que podem ajudar a poupar dinheiro sempre que vai comer fora. Por exemplo, a aplicação The Fork, utilizada para fazer reservas de mesas, permite obter descontos diretos, apenas por a utilizar para fazer a sua reserva. Da mesma forma, outras aplicações como o Tripadvisor permitem-lhe ter acesso a opiniões sobre restaurantes, seja a nível de qualidade, serviço e preço.

Leia ainda: Quer poupar na alimentação? Tenha uma horta em casa

Explore opções vegetarianas/veganas

No que diz respeito a opções vegetarianas e veganas estas são, normalmente, uma ótima opção quando procuramos um prato mais saudável. No entanto, tenha atenção, pois o facto de um prato ser vegetariano, não significa que seja, obrigatoriamente, saudável. Por vezes, estes pratos são confecionados recorrendo a frituras ou outras gorduras, o que os torna menos interessantes nutricionalmente. Contudo, quando utilizados os métodos de confeção corretos, estas refeições podem ser ótimas alternativas a pratos de carne ou peixe. Além disso, podem ser encontradas a preços acessíveis.

Leia ainda: Refeições mais baratas? Estas 7 aplicações podem aliviar o seu orçamento

Opte por restaurantes buffet

Existem buffets para todos os preços, sendo que, normalmente, este tipo de restaurantes pode ser mais dispendioso. No entanto, nem sempre é assim. E qual a vantagem destes restaurantes? A principal vantagem é o facto de poder escolher toda a comida que coloca no prato.

A diferença entre estes restaurantes e os que servem ao peso é o facto de, nestes casos, pagar sempre o mesmo independentemente das quantidades que coloque. Assim, além de beneficiar de um bom preço, pode optar pelos alimentos mais saudáveis para construir a sua refeição.

Outra vantagem associada a estes restaurantes é a diversidade na alimentação. Existem diversas opções alimentares desde pratos quentes, saladas, acompanhamentos, frutas, entre muitos outros.

Além disso, nestes restaurantes as crianças mais pequenas não pagam e, até uma certa idade, pagam metade do valor. Normalmente, não está incluído o preço da bebida, nem do café. No que diz respeito a sobremesas, podem, ou não, estar incluídas.

Leia ainda: Alimentos com IVA 0% até outubro: Conheça a lista

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.