Há cada vez mais cartões de crédito em Portugal. No final de 2024, havia perto de 10 milhões de cartões ativos, de acordo com o Banco de Portugal. Este número contrasta com os cerca de 7,8 milhões de cartões ativos no final de 2014.
O cartão de crédito é um dos tipos de contrato de crédito aos consumidores e serve também como meio de pagamento. Tem um limite máximo de financiamento (o plafond) e permite pagar bens e serviços.
Além disso, dependendo da utilização do cartão, pode ter a possibilidade de levantar dinheiro a crédito: o chamado cash advance.
Já em relação às modalidades de pagamento do crédito, o cliente pode optar por:
- Pagar a 100% na data limite, não ficando sujeito ao pagamento de juros;
- Pagar uma parte até à data limite, ficando sujeito ao pagamento de juros sobre o montante utilizado e não reembolsado.
Neste último caso, à semelhança dos outros créditos, quanto menos pagar por mês, maior será o montante de juros suportado e mais tempo vai demorar a liquidar a dívida.
Os juros são, aliás, um dos pontos em que os cartões de crédito se podem distinguir. O outro é a utilização. Fique a conhecer os vários tipos de cartão de crédito.
Leia ainda: Fraudes com cartões diminuem, mas são cada vez mais ‘caras’
