A capitalização de juros consiste em reinvestir os juros de um determinado investimento, de forma continuada. É uma noção de investimento muito relevante, pois os juros futuros passam a incidir sobre os capitais investidos e sobre os juros obtidos no passado. Para perceber melhor a potencialidade da capitalização de juros (associada a investimentos periódicos), criámos esta ferramenta que lhe diz, de forma simples, quanto dinheiro vai obter no final de uma série de investimentos em que os juros são capitalizados.

Prazo após amortização antecipada

Instruções

A forma de utilização é a seguinte:
  1. Insira a periodicidade do investimento
  2. Insira o número de períodos (por exemplo, se estiver escolhido uma periodicidade semestral e o investimento for durante dois semestre, introduza 2)
  3. Insira a taxa de juro em termos anuais
  4. Insira o valor investido em cada período
  5. Pressione o botão “Calcular valor acumulado”
De notar que esta calculadora é adequada para os casos em que o pagamento de juros coincide com a periodicidade de investimento. Esperamos que lhe seja útil. Qualquer dúvida deixe um comentário. 🙂
Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

28 comentários em “Capitalização de Juros
  1. Procuro um depósito a prazo que faça capitalização de juros e permita reembolsos.

    Por alguma razão este é um produto que os bancos não oferecem… e os poucos que o fazem têm taxas de juros líquidas abaixo de 1%…

    Alguém conhece uma conta com estas características?

  2. Boas, tenho um ppr há já dois anos, na altura fiz por causa dos beneficios fiscais e porque não preciso do dinheiro a longo prazo, apenas invisto 500 euros anuais para ir buscar os 100 euros de beneficios fiscais. Esta situação de capitalização de juros aplica-se aos PPR, ou seja, poderei ir ao meu banco e dizer que quero a capitalização dos juros’?
    Mas se a capitalização de juros é algo que pemite as pessoas acumular mais uns trocos porque é que os bancos não fazem isso automaticamente?
    Pelo que entendo a capitalização de juros só deve ser feita em investimentos periódicos, ou seja eu se tiver uma conta-poupança mas se estiver a prever levantar dinheiro ao fim de algum tempo não o devo fazer?

    1. Caro J, E. Santo: Com o devido respeito não é o capital que é adicionado aos juros mas o contrário. Sobre este tema apresentei há dias uma sugestão ao sr. Pedro que espero ele desenvolva porque ficaríamos com uma ferrameta útil para actualizar dívidas atrasadas ou visionar um investimento ou aquisição de credito.
  3. Julgo que paralelamente a esta ferramenta deveriam implementar um novo simulador para o calculo de juros compostos. i.e. o capital inicial mantem-se, só que como o devedor não paga os juros ao fim do periodo estabelecido, este capital vai sendo adicionado aos juros e o capital e juros passará a render novos juros por novo e igual perido de tempo.
    o que na pratica corrente se diz juros de capital acumulado.
    obrigado, aguardo comentário

  4. Pingback: dinheirocomjuros.com » 1.4 – Planeie: não deixe o seu futuro ao acaso
  5. Pingback: 1.4 – Planeie: não deixe o seu futuro ao acaso | Ideias para ganhar dinheiro
  6. Esta ferramenta é muito útil, e até agora, não encontrei nenhuma semelhante. Mas penso que seria util adicionar mais um campo, o de investimento inicial.
    Cumprimentos.

  7. ola
    como sei o que da beneficios fiscais e que valores, valores maximos para o irs de 2010 tais como saude, educação dos filhos, ppr, compensa ou não um ppr

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.