banner publicitário
Carta de despedimento

Se vai mudar de emprego ou simplesmente quer sair da empresa onde está, vai precisar de escrever uma carta de despedimento. Eis cinco passos vão ajudá-lo a escrever a sua carta de rescisão:

1. Refletir sobre a sua decisão

A primeira coisa a fazer é refletir bem sobre a sua decisão. Já pesou bem os prós e contras da sua saída da empresa? Já tem um plano para o que vai fazer a seguir? Estas são questões importantes sobre as quais deve pensar, para não tomar uma decisão precipitada. Se acha que há uma alternativa à saída que possa beneficiar mais a sua carreira, pondere essa opção (falar com o seu chefe, etc…).

2. Confirmar os prazos de aviso prévio para a rescisão do contrato

Os prazos de aviso prévio dependem se vai rescindir por justa causa ou não.

Se vai rescindir por justa causa, pode rescindir o contrato sem aviso prévio. Caso contrário, deverá respeitar os seguintes prazos, isto é, “dar à casa” este número de dias:

Contratos de trabalho sem termo:

  • Contratos com menos de 2 anos – 30 dias de aviso prévio;
  • Contratos com mais de 2 anos – 60 dias de aviso prévio.

Contrato de trabalho a termo certo:

  • Contratos com menos de 6 meses – 15 dias de aviso prévio;
  • Contratos com mais de 6 meses – 30 dias de aviso prévio.

No caso de contrato a termo incerto, a duração inferior ou superior a 6 meses diz respeito ao tempo de contrato já decorrido (art. 400.º do Código do Trabalho).

Atenção: se não cumprir o aviso prévio será obrigado a pagar uma indemnização à entidade patronal, igual à remuneração  base correspondente ao período de aviso prévio em falta.

3. Escrever a carta

Após ponderar bem a sua decisão, pode passar para a redação da carta de despedimento. Ela deve conter:

  • Data;
  • Nome e cargo da pessoa a quem é dirigida;
  • Informação clara de que se demite da empresa em questão;
  • Data de Início e duração de aviso prévio (se aplicável);
  • Menção clara da data em que deixará de ir trabalhar;
  • O seu nome;
  • A sua assinatura.

4. Falar com o seu responsável

Uma carta de despedimento não deve ser uma surpresa. Antes de enviar por correio ou entregar nos recursos humanos, deve falar com o seu chefe para lhe comunicar a sua decisão. Prepare bem o seu discurso, pensando nas questões que levaram à sua decisão e comunicando-as da forma mais cordial e positiva possível.

5. Entregar a carta

Após falar com o seu chefe, deverá entregar-lhe a carta ou diretamente ao departamento de recursos humanos. Caso sinta que existe alguma hostilidade perante a sua decisão, ainda que esteja a usufruir dos seus direitos, poderá enviar a carta através de correio registado, ficando assim com uma prova da receção da mesma.

Lembre-se que um pedido de demissão apenas tem valor jurídico quando é efetuado por escrito. Pode e deve incluir mais informação, se achar que a carta ficou demasiado impessoal, mas evite desabafos. Mencionar as experiências positivas do tempo que teve na empresa que vai deixar, se as tiver tido, é um maior sinal de profissionalismo.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Carreira e RendimentosEmprego