A ferramenta financeira que aqui colocamos à sua disposição permite converter entre Taxa Anual Efectiva e Taxa Anual Nominal Bruta, a TAE e TANB. Desta forma, verá facilitada a comparação de depósitos entre bancos (porque uns anunciam as taxas nominais - TANB - e outros as taxas efectivas - TAE).

Se quiser converter de TAE para TANB, deve usar o quadro do lado esquerdo. No caso de querer converter entre TANB e TAE, deve usar o quadro da direita.

Em qualquer dos casos o preenchimento é extremamente simples. Coloca a taxa (TAE ou TANB) e o número de períodos num ano e obtém imediatamente a taxa respectiva (TANB ou TAE). O número de períodos num ano corresponde à periodicidade com que os juros são pagos. Exemplo: num depósito a 90 dias, se os juros forem pagos mensalmente, deve colocar 12, pois existem 12 meses num ano. Se o mesmo depósito a 90 dias só pagar juros no vencimento (ao fim de três meses, portanto), deve colocar 4, pois existem 4 períodos de três meses num ano.

Esperamos que esta ferramenta seja mais um suporte à escolha do melhor investimento para o vosso dinheiro. 🙂

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

50 comentários em “Converter entre TAE e TANB
  1. Boa tarde,
    Pedro podes explicar como chegaste ao valor de 8,63% no post anterior? E já agora como se anualiza as taxas tal como referes também no post anterior!

    Cumprimentos,

    José Pedro Carvalho

  2. @Emilia,

    Penso que o bruno não terá feito bem as contas. Na realidade a taxa que está a pagar (assumindo que as 10 prestações são constantes) é de 8,63%.

    @Bruno Afonso,

    As contas que fazes seriam verdade se só tivesses uma prestação no final do prazo. E mesmo se fosse esse o caso, a taxa que te saiu ainda teria de ser anualizada.

  3. tenho um crédito de habitação bonificado a divida é de 50000 euros, tenho uma prestação mensal de 320 euros com a taxa de juros tão baixa, sinto-me lesado com a caixa geral de depósitos ..

    gostaria que me desse a sua informação sobre esta questão . obrigado e parabens pelo blog 😉

  4. Olá. Obrigado pelas explicações! Ajudaram-me bastante, mas sou totalmente leiga nestes assuntos e gostaria que me explicassem uma coisa, se fosse possível. Tenho algum dinheiro que gostaria de colocar num depósito a prazo pela net. A taxa do Big de 6% para novos clientes parece-me muito apelativa e por isso estou com algum receio. como eles indicam que a TAE é 6,1678%, será que é imperativo voltar a investir os rendimentos que se auferem ao fim de 1 mês? Ou será que depois de ganhar esses juros posso simplesmente fechar a conta?
    E também não entendo o raciocínio de optar por um depósito com TANB 2,75% a 90 dias, quando podemos optar por um de 30 e ganhar o mesmo juro ao fim de menos tempo.
    obrigado pela paciência… ainda estou no início…

  5. Olá,

    Uma questão rápida, no cálculo de uma prestação por parte de um banco num dado mês apenas faz sentido utilizarem a taxa nominal para determinar qual o juro e o capital que o cliente vai pagar, certo?

    O meu banco, na última prestação, utilizou a taxa efectiva.

    A prestação refere-se ao mês de Fevereiro (portanto usa a Euribor a três meses de Janeiro – 2.457) e o spread é 0.3, o que daria uma taxa de 2.757. Eles usaram 2.792, que é o resultado de converter para efectiva (12 períodos).

  6. Considerando que a fórmula não saiu correcta, segue novamente a mesma para que me possam ajudar, sff :

    10,42=[0,6/(1+i)]+[0,6/(1+i)^2]+[0,6/(1+i)^3]+[0,6/(1+i)^4]

    Muito Obrigado,
    Um Abraço,
    Romeu

  7. Muito bom dia,

    Antes demais gostaria de felicitar o Pedro pelo site e desde já aproveitar a ocasião para solicitar ajuda para calcular/apurar a seguinte TjE, sabendo que a taxa de cupão é de 6% e o prazo é de 4 anos:

    10,42 = 0,6 + 0,6 + 0,6 + 11,6
    (1+i) (1+i)^2 (1+i)^3 (1+i)^4

    Cumprimentos,
    Romeu

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.