Há quanto tempo não revê as condições do seu crédito habitação? Com o aumento do custo de vida, cada euro faz a diferença. E, muitas vezes, o peso está justamente no crédito habitação. O que talvez não saiba é que pode estar a pagar mais do que devia.
Um check-up às condições do seu crédito pode ser o primeiro passo para reduzir encargos, recuperar margem no orçamento e aliviar a pressão no final do mês. E o melhor? É simples, gratuito e feito por especialistas que têm acesso privilegiado aos bancos e principais seguradoras do mercado.
Fale com o Doutor e comece já a poupar.
O que é e como posso fazer um check-up ao meu crédito habitação?
Tal como na saúde, também na sua vida financeira é importante fazer uma avaliação regular. No caso do crédito habitação, o check-up permite analisar todas as condições que tem atualmente – como o spread, o seguro, a taxa de esforço e os encargos mensais – e compará-las com as melhores ofertas disponíveis no mercado.
Este processo é gratuito, pode ser feito 100% online e com a ajuda especializada de um intermediário de crédito certificado pelo Banco de Portugal, como o Doutor Finanças. Ao pedir um check-up connosco, pode contar com:
- Acompanhamento personalizado: Um especialista vai analisar o seu caso e perceber quais são os seus objetivos e necessidades.
- Simulação e comparação de propostas: Negociamos com diferentes bancos e seguradoras para encontrar a solução mais vantajosa para o seu perfil.
- Análise completa dos custos: Como nem tudo é spread, também revemos os seguros associados (vida e multirriscos) e outros produtos que possam estar a encarecer o crédito.
- Sem burocracias: Só precisa de enviar os documentos. O resto fica por nossa conta.
- Apoio personalizado e constante até à decisão final: Apresentamos várias propostas, aconselhamos a tomar a melhor decisão, mas a escolha final será sempre sua. Explicamos tudo com clareza para que possa tomar uma decisão informada e com confiança. Estamos consigo do início ao fim.
De que está à espera? Analise já o seu caso – sem compromisso – e veja onde pode poupar no seu crédito habitação.
Porque posso estar a pagar mais do que devia?
Ao longo do tempo, o mercado muda, as taxas de juro oscilam, os bancos lançam novas ofertas e a sua própria vida também pode sofrer alterações.
É comum encontrar clientes com spreads altos, seguros obrigatórios contratados no banco com prémios acima do valor de mercado e comissões que podiam ser evitadas. Além disso, se o seu perfil financeiro melhorou (mais estabilidade, menos encargos, maior capacidade negocial), pode agora ter acesso a propostas muito mais vantajosas.
Na prática, isso significa uma coisa: pode estar a pagar dezenas ou até centenas de euros a mais todos os meses, sem necessidade.
E quanto posso poupar?
Cada caso é um caso, mas o Doutor Finanças já conseguiu ajudar milhares de famílias a poupar dezenas a centenas de euros por mês só por ajustarem as condições do seu crédito.
Se ainda tem muitos anos pela frente no contrato, o impacto pode chegar aos milhares de euros ao longo do tempo.
Veja o exemplo real de quem já o fez.
Caso real: Como o Rui vai poupar mais de 40 mil euros ao longo do contrato
O Rui (nome fictício) chegou ao Doutor Finanças com um crédito habitação de 163.407 euros, contratado com uma taxa variável e um spread de 1%. A prestação mensal, com seguros incluídos, era de 915,91 euros. Além disso, os seguros de vida e multirriscos estavam contratados no mesmo banco, com prémios consideráveis.
Ao fazer o check-up, percebeu que podia:
- Transferir o crédito para um banco com um spread de 0,7%;
- Optar por uma taxa mista, com TAN de 2,4% nos primeiros dois anos;
- Contratar os seguros fora do banco, com melhores coberturas e menor custo;
- Avançar com a transferência sem encargos, já que a nova entidade assumia as comissões.
Resultado? A nova prestação mensal passou para 720,84 euros, o que representa uma poupança de 195,07 euros por mês. Uma diferença real, mês após mês, que se sente na carteira e dá finalmente algum fôlego ao orçamento familiar.

Ao fim de um ano, o Rui poupa 2.340,84 euros. No total do contrato, a poupança ultrapassa os 67 mil euros. Tudo isto sem burocracias e com o apoio de um especialista do início ao fim.
Mas posso ter consequências se sair do meu banco atual?
Muitas pessoas acham que têm de manter o crédito habitação no mesmo banco até ao fim do contrato. Mas isso não é verdade. Tal como pode mudar de operadora de telecomunicações ou de seguro, também pode transferir o crédito para outra instituição que ofereça melhores condições.
O processo é simples e, na maioria dos casos, os custos associados inexistentes. Se encontrar uma proposta com um spread mais baixo, seguros mais baratos ou menos comissões, pode fazer sentido mudar.
O que importa é garantir que a casa continua a ser um investimento sustentável e não uma fonte constante de pressão financeira.
Peça já o seu check-up e veja quanto pode poupar
Aproveite este momento para fazer o seu check-up, sem custos e sem compromissos. Preencha o formulário para, em menos de 24 horas, receber o contacto de um dos nossos especialistas. E se não fizer nada? Pode continuar a perder dinheiro sem se aperceber.
