O tão aguardado apoio à troca de eletrodomésticos vai finalmente arrancar este mês de junho, com o lançamento da medida E-Lar – Eficiência Energética e Conforto Térmico. Este novo programa do Governo pretende ajudar famílias em situação de vulnerabilidade a substituir eletrodomésticos antigos e ineficientes por equipamentos elétricos de classe A ou superior, promovendo o conforto térmico e a eficiência energética nas habitações.
Integrado num pacote de 100 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Fundo Ambiental, o E-Lar é uma das iniciativas mais relevantes no combate à pobreza energética. A medida promete ser simples, acessível e com impacto direto na vida dos beneficiários da tarifa social de energia e das prestações sociais mínimas.
Leia ainda: 10 apoios para famílias carenciadas
Como vai funcionar o apoio à troca de eletrodomésticos?
O E-Lar vai ser atribuído através de um voucher, com um teto máximo por beneficiário (ainda por divulgar). Posteriormente, este vale pode ser usado na aquisição de equipamentos mais eficientes.
Ainda não foi divulgada a lista de eletrodomésticos abrangidos, mas espera-se que inclua frigoríficos, placas de fogão, sistemas de aquecimento, entre outros. No entanto, os equipamentos escolhidos devem ser energeticamente eficientes.
A escolha dos equipamentos será livre, desde que se enquadrem na lista oficial de aparelhos abrangidos pelo programa.
Quanto à recolha dos equipamentos antigos, deve ficar a cargo de operadores autorizados, garantindo assim a sua substituição e reciclagem de forma responsável.
Leia ainda: Promoções em eletrodomésticos ou tecnologia: Quais os cuidados a ter
