Com o objetivo de conhecer comportamentos e hábitos financeiros da população, o Doutor Finanças tem desenvolvido estudos em parceria com entidades de referência. Conheça os estudos e perceba a relação das pessoas com o dinheiro e como está o nível de bem-estar financeiro.
O 2.º Barómetro Doutor Finanças, realizado pela Universidade Católica, é dedicado aos Hábitos de Investimento. Nesta edição, conclui-se que a maioria dos portugueses não investe – e mesmo entre aqueles que o fazem, quase metade limita-se a produtos de capital garantido.
O estudo revela também outros aspetos relevantes, como o facto de um quarto dos inquiridos não saber o que é diversificar investimentos e apenas 3 em cada 10 considerarem critérios ESG.
O Barómetro de Hábitos Financeiros, uma iniciativa do Doutor Finanças em parceria com a Universidade Católica, pretende acompanhar a evolução dos comportamentos e competências financeiras da população portuguesa. Nesta primeira edição conclui-se que quase metade dos portugueses não consegue poupar regularmente; as famílias não têm o hábito de falar sobre dinheiro e os portugueses continuam a preferir uma abordagem conservadora nas poupanças e no investimento.
O estudo “Bem-Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental”, desenvolvido pelo Doutor Finanças, em parceria com a Laicos – Behavioural Change, conta com a chancela científica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) e da NOVA Information Management School (NOVA IMS), e pretende fazer um retrato da situação financeira dos portugueses.
A Academia Doutor Finanças é um serviço que aposta numa formação, certificada e de qualidade, em finanças pessoais, promovendo a literacia financeira para todos.