Organize as suas finanças pessoais e familiares com a ajuda do simulador de taxa de esforço.
Através desta ferramenta fique a saber o peso das suas despesas mensais no seu orçamento face aos rendimentos do seu agregado familiar.
O que é a taxa de esforço e como se calcula?
A taxa de esforço é a relação entre os rendimento mensal liquido de um agregado familiar e as despesas dos mesmo.
A fórmula de cálculo é relativamente simples:
[Total de prestações financeiras / Rendimento mensal liquido] x 100 = Valor da Taxa de Esforço em percentagem.
Para fazer esta conta ou utilizar o Simulador de Taxa de Esforço, deve considerar como despesas todos os gastos dos seu agregado familiar, nomeadamente prestações do crédito habitação, crédito automóvel, cartões de crédito, bem como mensalidades de infantários, escolas, gastos com deslocações e alimentação, por exemplo.
Todas as despesas e todos os rendimentos devem ser considerados para poder ter uma noção mais exata da sua taxa de esforço. De realçar que a taxa de esforço que é usada para pedidos de crédito, é apenas o valor dos encargos com créditos face ao valor dos rendimentos.
Como rendimento mensal líquido deve entender todos os seus ganhos, independentemente da sua origem. Deve considerar o salário de um emprego a full-time, bem como remunerações de um part-time, trabalho freelance ou rendimentos de aplicações financeiras e rendas imobiliárias. Tenha ainda em conta subsídios ou abonos familiares que possa receber.
Qual a taxa de esforço máxima recomendada
A taxa de esforço máxima recomendada para a concessão de crédito é de 50% dos rendimentos. Ou seja, os encargos que tiver com créditos. Sendo que há recomendações que fazem com que os bancos tendam a aprovar créditos habitação que correspondam em até 35% dos rendimentos do agregado familiar. Mas contabilizando todos os créditos da família, a taxa de esforço máxima recomendada é de 50%.
