A concessão de empréstimos para consumo voltou a subir em maio e o crédito automóvel foi o que mais se destacou.
O número de novos empréstimos cresceu 15,1% para quase 21 mil novos contratos, enquanto o montante deste tipo de crédito registou uma subida de 15,9% para 328 milhões de euros, face ao mês anterior, revelam os dados do Banco de Portugal.
Nos empréstimos para a compra de carro, a modalidade de locação financeira ou aluguer de automóveis usados a longo prazo foi o que registou a maior subida, cerca de 54% face a abril. Em termos homólogos – e portanto face a maio do ano passado – este crescimento é ainda mais expressivo, já que o número de novos contratos para esta modalidade de crédito automóvel quase duplicou (95,2%).
Já a locação financeira de veículos novos registou um aumento de pouco mais de 34% face a abril e de 48,9% em temos homólogos.
Leia ainda: Crédito automóvel: tudo o que precisa saber
Crédito pessoal cresce mais de 13% em maio
Por sua vez, o crédito pessoal contabilizou um aumento de 13,2% para um total de mais de 51 mil novos contratos que abrangem 355 milhões de euros. Este montante contraído pelos clientes cresceu assim 11%.
Os dados revelados pelo Banco de Portugal indicam ainda que o montante emprestado pela banca em cartões de crédito subiu 12,4% para 126 milhões de euros, com a celebração de mais 80.109 contratos (mais 11,5% face a abril).
Feitas as contas, o total de crédito ao consumo concedido pelas instituições financeiras subiu 12,6% face a abril e pouco mais de 8,7% face ao mesmo mês do ano passado, para mais de 722 milhões de euros.
Leia ainda: Como escolher um cartão de crédito?
