Love Brand: Doutor Finanças

Trabalhar focado no cliente e nas suas necessidades é fulcral para a sustentabilidade de uma empresa. Esta estratégia traz vários benefícios.

Uma Love Brand representa um conceito que vai muito além de um negócio bem-sucedido. De forma resumida, é quando uma marca “conquista o coração” dos clientes, que se tornam verdadeiros embaixadores, fazendo com que a marca seja amada e valorizada.

As marcas que estão neste universo, ultrapassam as barreiras do simples reconhecimento e satisfação do cliente. Criam laços emocionais com o seu público-alvo, o que se traduz num relacionamento duradouro e leal. Essas marcas são capazes de despertar paixão, emoção e fidelização e caracterizam-se por: 

  • Oferecer produtos ou serviços de alta qualidade 
  • Ter uma identidade própria e uma história empática e interessante 
  • Ser socialmente responsável e contribuir positivamente para a sociedade 
  • Ter uma comunicação eficiente e emocional com os clientes 
  • Estabelecer um relacionamento verdadeiro e duradouro com o seu público-alvo 

Os aspetos distintivos de ser uma Love Brand 

Ser uma Love Brand é muito mais do que um "estado de alma". É a ligação que se constrói, centrada no outro, nas suas necessidades e preocupações. Verdade seja dita, ser uma Love Brand acaba por ser algo muito benéfico para a própria marca. Se está curioso sobre quais os principais aspetos que distinguem uma Love Brand, partilho os mais relevantes:

Fidelização de clientes

Clientes satisfeitos são mais propensos a manterem-se fiéis à marca, mesmo quando existem outras opções no mercado. 

Atração de novos clientes

A boa reputação, e o Word of Mouth, gerado pelos clientes satisfeitos atraem novos consumidores, o que impulsiona o crescimento do negócio. 

Resiliência

As Love Brands estão melhor preparadas para enfrentar as adversidades do mercado, já que os clientes estão dispostos a continuar a apoiá-las mesmo em momentos de crise. 

Valorização da marca e Brand Equity

A preferência dos consumidores por uma Love Brand pode levar a um aumento do seu valor no mercado. Isto constrói-se ao longo do tempo através de várias interações do consumidor com a marca, como por exemplo, através das experiências de compra, publicidade, marketing, serviço ao cliente e outras atividades de Branding.

Representa, de forma menos tangível, a reputação e o reconhecimento que uma marca ganhou, bem como a lealdade e preferência dos consumidores em relação a essa marca em comparação com as marcas concorrentes. Nas avaliações das empresas é dos aspetos mais difíceis de medir. Brand Equity e Goodwill são, por vezes, conceitos que surgem juntos e significam o mesmo. 

Outros conceitos relevantes 

O Share of Wallet, o Share of Mind e o Share of Heart são igualmente três conceitos importantes utilizados em Marketing e Estratégia para compreender e medir as preferências, lealdade e envolvimento dos clientes. 

Share of Wallet

Refere-se à percentagem do gasto total ou orçamento de um cliente que uma empresa ou marca específica consegue captar. Indica a percentagem do poder de compra de um cliente que um negócio é capaz de garantir em comparação com os seus concorrentes.

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As empresas têm como objetivo aumentar a sua Share of Wallet, oferecendo produtos ou serviços apelativos que correspondam às necessidades dos seus consumidores, proporcionando excelentes experiências ao cliente e fomentando a fidelização. 

Share of Mind

Refere-se ao nível de consciência, atenção e consideração que uma marca ou empresa ocupa na mente de um cliente em comparação com os seus concorrentes. Mede o espaço mental que uma marca ou empresa ocupa nos pensamentos de um cliente quando este pensa numa determinada categoria de produtos ou serviços.

As empresas procuram aumentar a sua Share of Mind através de estratégias eficazes de marketing e publicidade, posicionamento da marca e mensagens consistentes para criar uma perceção favorável na mente do seu público-alvo. 

Share of Heart

Refere-se à ligação emocional e à lealdade que os clientes têm para com uma marca ou empresa. Mede o nível de satisfação do cliente e a lealdade e afinidade para com uma determinada marca ou empresa com base em fatores emocionais, como por exemplo a confiança, valores e a personalidade da marca.

A Share of Heart é muitas vezes construída através de experiências positivas do cliente, interações personalizadas e uma relação duradoura entre a marca e o cliente. 

Leia ainda: A Experiência do Cliente

Doutor Finanças a Love Brand da Intermediação de Crédito 

Equipa Doutor Finanças

Podemos afirmar com confiança que o Doutor Finanças conseguiu alcançar o estatuto de Love Brand devido a diversos fatores.

Com uma pontuação de 4,9 em 5 nas avaliações do Google e um NPS (Net Promoter Score) de 87 em 2022, é evidente que os nossos clientes estão extremamente satisfeitos com os nossos serviços. Estes são alguns dos motivos pelos quais o Doutor Finanças começou a ocupar de forma tão consistente um lugar no coração dos seus clientes: 

Excelência no Atendimento 

Somos customer-centric. Valorizamos cada cliente e procuramos sempre oferecer um atendimento hiperpersonalizado, baseado nas suas necessidades e expectativas específicas.

Com mais de 220 colaboradores, temos uma equipa de profissionais qualificados (os especialistas) que trabalha incansavelmente para garantir que os nossos clientes têm a melhor experiência possível, desde o primeiro contacto até a conclusão do seu processo de crédito. 

Leia ainda: A melhor experiência do cliente ao serviço do bem-estar financeiro

Transparência, Isenção e Ética 

Sabemos que um processo de crédito pode ser complexo e, por vezes, stressante. Por isso, prezamos pela transparência e ética em todas as nossas ações.

O nosso objetivo é ajudar os clientes a compreenderem todos os detalhes do processo, garantindo que possam tomar decisões informadas e conscientes, tendo sempre em conta o seu bem-estar financeiro. Além disso, trabalhamos com os melhores parceiros no mercado, tendo a isenção como um dos pilares na apresentação das melhores propostas. 

Inovação, Adaptação e Segurança 

Acompanhamos de perto as tendências e inovações do mercado, adaptando-nos constantemente para oferecer soluções cada vez mais eficientes e vantajosas aos nossos clientes. Com um CRM proprietário (Clínica) e uma PWA (Fale com o Doutor), os nossos clientes têm ao seu dispor todas as ferramentas para acompanharem o seu processo de forma simples e intuitiva, sempre num ambiente de máxima segurança e confidencialidade.  

Além do Cliente, Cuidamos dos Nossos 

Trabalhar no Doutor Finanças é uma experiência singular. Em 2022, fomos distinguidos com o 4.º Melhor Lugar para Trabalhar em Portugal (empresas entre 101-200 colaboradores) no Best Workplaces™, do Great Place to Work® Portugal. Este feito só foi alcançado porque 99% dos nossos colaboradores diz ter orgulho em trabalhar no Doutor Finanças, 98% orgulha-se do contributo da empresa para a comunidade e 93% sente que o seu trabalho tem um significado especial e não é só “um emprego”.

Isto é fruto da cultura organizacional que temos vindo a construir ao longo dos últimos 8 anos, na qual o foco, o respeito e o amor pelo próximo são valores fundamentais. 

Em conclusão, num negócio, o compromisso entre o relacional e o transacional não é fácil de alcançar. Temos consciência que (ainda) não nos podemos comparar à história de outras Love Brands como a Apple, a Coca-Cola, a Nike, a Disney ou até a Harley-Davidson, mas sabemos que estamos a fazer “o bem, bem feito” mais do que com muita paixão, com muito amor.

Ângelo Valente, formado na Porto Business School, Kellogg School of Management, no ISEG, na Stanford School of Business e na Harvard Business School, é o CXO do Doutor Finanças e conta com mais de 20 anos de experiência, muito dedicado ao Marketing e ao Digital, tanto em Portugal como no estrangeiro. O responsável já desempenhou o cargo de Diretor Executivo da London School of Design and Marketing, no Reino Unido.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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