O Banco de Portugal revelou que, entre janeiro e junho de 2025, foram celebrados mais de 10 mil contratos de crédito habitação com garantia do Estado. O montante ascende a 2,1 mil milhões de euros, representando quase um quarto de todo o crédito concedido para compra de casa nesse período.
Contas feitas, quase 4 em cada 10 (37,4%) contratos de crédito à habitação celebrados por jovens até aos 35 anos beneficiaram da garantia do Estado, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Garantia do Estado cobre um em cada cinco contratos de crédito à habitação
Entre janeiro e junho de 2025, foram formalizados 10.719 contratos de crédito habitação com garantia do Estado. Este número representa 20,5% do total de contratos de crédito à habitação própria e permanente celebrados no sistema financeiro português no primeiro semestre.
O montante garantido ascendeu a 2,065 mil milhões de euros, o que corresponde a 23,5% do total do crédito concedido para aquisição de habitação nesse período. Estes dados confirmam a importância crescente deste regime, criado para facilitar o acesso à casa própria entre os mais jovens.
