Certamente que tem uma ideia do que é a poupança e que gostaria de poupar mais dinheiro. Associamos as potencialidades da poupança a algo bom e sentimo-nos mais satisfeitos quando temos dinheiro de parte. Neste artigo vamos procurar mudar um pouco a sua noção de poupança e mostrar as suas potencialidades.

O que significa poupança?

Poupar dinheiro não é um disparate. Na realidade, poupar significa deixar de gastar hoje em consumo de bens ou serviços para poder gastar no futuro. No passado, a poupança era feita em forma de géneros. Para deixar de consumir nessa altura teríamos de armazenar os produtos e esperar que não fossem destruídos ou que não se degradassem. Hoje em dia é tudo mais fácil pois temos o dinheiro e os produtos financeiros. É certo que podemos comprar produtos com risco (ou ser enganados). Mas não temos o risco da degradação do dinheiro que está colocado no banco.

Poupar dinheiro dá-nos liberdade

sunset-summer-golden-hour-paul-filitchkin+1+1

Ter dinheiro poupado dá-nos muita liberdade e segurança. Sabemos que se nos acontecer alguma coisa iremos ter reservas para fazer face a imprevistos. Podemos ter problemas de saúde, ter problemas no automóvel ou outros problemas… e aí ter o dinheiro de parte dá-nos essa segurança que precisamos.

O facto de termos uma conta poupança induz-nos também muita liberdade. Quantas vezes tomamos más decisões simplesmente porque precisamos do dinheiro? Ou porque não podemos arriscar perder o emprego?

O que fazer com a poupança?

beach-vacation-relaxation-holidays+1

Podemos fazer o que queremos com o nosso dinheiro, o que é extraordinário. Podemos gastar o dinheiro onde e como quisermos. Podemos ir de férias. Podemos investir. Podemos fazer o que bem entendermos, porque ainda existe direito de propriedade.

O que fazer com a poupança de forma inteligente?

Se é certo que podemos gastar o dinheiro como nos apetecer, também é certo que se o utilizarmos de forma inteligente podemos aumentar o valor da nossa poupança e com isso aumentar a nossa liberdade. Usar o dinheiro de forma inteligente passa por aplicar uma parte do dinheiro em produtos de poupança que nos rendam juros ou que possam valorizar. Aqui, podemos ter diversas soluções que em dada altura do tempo podem ser interessantes:

  • Depósitos a Prazo – Atualmente as taxas de juro dos depósitos a prazo não compensam;
  • Certificados de Aforro – Produtos de Aforro do Estado que são atualmente dos melhores produtos considerados sem risco;
  • Seguros de Capitalização – Produtos com vantagens fiscais que poderá conhecer no nosso artigo “O que são Seguros de Capitalização”;
  • Imobiliário – Uma solução que está muito em voga e que beneficia da retoma do crédito habitação.
  • PPR – Os conhecidos Planos Poupança Reforma que têm vantagens que poderá conhecer.

Falámos-lhe do que significa poupar e para que serve poupar dinheiro. Alertamos para alguns produtos onde poderá aplicar o seu dinheiro e incentivamos a que aprofunde os seus conhecimentos quanto às potencialidades e risco dos vários produtos de aforro disponíveis. É bom poupar mas também é bom poupar com critério e com a segurança de que está a aplicar o dinheiro em produtos que conhece bem.