Bem-estar

6 passos para criar uma rotina de sucesso

Costuma perder o controlo das tarefas do seu dia a dia? Conheça algumas dicas que o ajudam a criar uma rotina.

Bem-estar

6 passos para criar uma rotina de sucesso

Costuma perder o controlo das tarefas do seu dia a dia? Conheça algumas dicas que o ajudam a criar uma rotina.

Nem sempre é fácil chegar ao final do dia com a sensação de missão cumprida. Muitas vezes o dia passa a correr e terminamos o dia exaustos e sem forças para o dia seguinte. É importante aprender a definir prioridades e estratégias, de forma a conseguirmos um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A vida existe para ser vivida e devemos adotar uma atitude assertiva e proativa perante ela. Para isso é importante adotar alguns hábitos que nos ajudem a ser mais produtivos, a ter mais energia e, essencialmente, a sentirmo-nos realizados.

Adote bons hábitos

O primeiro "bom hábito" que deve adotar está relacionado com o descanso. Procure dormir o número de horas que o seu corpo precisa e fazer pausas ao longo do dia que lhe permitam recuperar. É essencial para o corpo humano e para a mente descansar. Além de permitir a renovação das suas energias, vai sentir-se preparado para enfrentar novos desafios.

Acompanhe o descanso com uma alimentação equilibrada. Dê ao seu corpo alimentos ricos em vitaminas, proteínas, ferro e outros elementos importantes ao bom funcionamento do seu organismo. Procure equilibrar as suas refeições.

Faça exercício físico de forma a manter o seu corpo ativo e a sua mente tranquila. Há várias formas de praticar exercício gratuitamente que pode (e deve) adotar.

Socialize. Seja por videochamadas, telefonemas ou encontros no exterior, converse com outras pessoas. Esta questão é essencial para o bem-estar psicológico.

Deve conseguir arranjar tempo para tornar os seus hábitos positivos e permitir assim aumentar a sua satisfação pessoal. Só assim vai conseguir organizar as tarefas do seu dia com mais eficácia.

Estratégias para criar uma rotina de sucesso

  • Comece por despertar de forma saudável

O dia começa quando acorda, por isso torne esse momento mais agradável. Evite levantar-se a correr e comece o dia a fazer algo que o tranquilize.

Tem dificuldade em cumprir prazos? 8 dicas que o podem ajudar
Ler mais
  • Escreva as suas principais tarefas

Isto deve aplicar-se à sua vida profissional e pessoal, sendo que deve fazer listas diferentes. Aqui ainda não importa a organização, mas o facto de não se esquecer de nenhuma das suas tarefas.

  • Defina prioridades

Depois de apontados todos os afazeres é hora de organizá-los. Deve ordená-los de acordo com a prioridade de cada um. Tarefas mais importantes devem estar no topo da lista. Deve ter em atenção as tarefas que são de ocasião esporádica e as que são permanentes. Não se esqueça que os imprevistos acontecem, por isso, quando organizar as tuas tarefas tenha isso em consideração.

  • Adapte a sua lista

Deve ter a sensibilidade de ir adaptando a sua lista de tarefas à medida que vai sendo necessário. O importante é conseguir organizar o seu dia de forma a torná-lo produtivo e eficaz.

  • Risque da check-list

À medida que as tarefas ficam concluídas deve riscá-las ou assinalá-las como concluídas. Este passo, além de ajudar na sua organização vai mostrar o quão produtivo foi o seu dia, o que o motivará a concluir mais tarefas.

  • Utilize as ferramentas adequadas

Para que tudo funcione na perfeição, deve perceber qual o método que melhor se adequa à sua realidade. Deve experimentar ferramentas diferentes e perceber qual funciona melhor, como por exemplo um caderno, uma agenda, post-it, aplicações móveis, entre outros.

Leia ainda: "Apps para ajudar a reduzir o stress no trabalho"

Isto deve ser apenas uma base para ajudar a gerir melhor o seu dia. Não deve criar uma obrigação em volta desta ordem e fazê-lo de forma metódica, porque certamente que vai ter dias em que se sente mais cansado e outros em que tem mais energia. Deve sim adaptar estas dicas ao seu ritmo e com isso revolucionar o seu dia.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)