Bem-estar

Apps para ajudar a reduzir o stress no trabalho

O dia-a-dia no trabalho é uma das grandes fontes de stress atuais. Conheça algumas apps para ajudar a reduzir o stress no trabalho.

Elevados níveis de stress podem prejudicar não só a sua saúde como a própria produtividade no trabalho. Mas infelizmente, são muitas as pessoas que lidam com este problema. Quem é que não precisa de uma pausa de vez em quando? A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar, tanto ao nível da organização de tarefas como do relaxamento. A pensar nisto, fizemos uma seleção de aplicações para ajudar a reduzir o stress no trabalho.

Apps de gestão de tempo 

Uma das grandes dificuldades do mundo moderno é a gestão de tempo, principalmente porque hoje em dia é cada vez mais comum o mesmo trabalhador estar encarregue de diferentes projetos. Não são só os freelancers que precisam de organizar o dia e a semana consoante os diferentes clientes. Há muitas empresas que funcionam por projetos e/ou por clientes e cada trabalhador pode ter diferentes funções em mãos. Em termos de organização, este é um verdadeiro desafio, mas há algumas ferramentas digitais que podem ser de grande ajuda. 

Toggl é uma aplicação bastante conhecida na qual consegue dividir as horas por projetos, clientes ou tarefas e receber relatórios com base nesses dados. Está disponível em multi-plataformas, o que permite começar a registar o tempo de trabalho no computador, parar e retomar, mais tarde, no telemóvel, sem perder a sincronização. Outra sugestão é a aplicação Hours, disponível apenas para o universo Apple e que oferece três opções consoante a necessidade do utilizador: Hours pessoal, profissional ou em equipa. Por fim, a app RescueTime é uma ferramenta perfeita para medir o tempo que passa em determinado site ou aplicação, oferecendo estatísticas dessa atividade. Caso perceba que está a perder demasiado tempo com distrações online, e achar necessário, pode limitar ou mesmo bloquear alguns sites.

Não perca a concentração

Os problemas do dia-a-dia, a vida familiar e o conjunto de opções de entretenimento disponíveis à nossa volta dificultam muito a concentração. Uma forma de estimular e manter a concentração para conseguir ser mais produtivo pode passar pelo uso de aplicações, como a Focus Tomato. Existem várias apps baseadas na técnica Pomodoro, mas esta distingue-se pelo design e pela interface do utilizador. Em termos de utilização basta configurar o temporizador no ecrã principal, selecionar quanto tempo pretendemos estar focados e escolher uma música ambiente (som de um rio, de uma biblioteca ou café). 

Ainda dentro da Pomodoro, encontramos Bear Focus Timer, uma app que combina esta técnica com a doçura (ou não!) de um urso chamado Tom. Este irá ajudá-lo a acompanhar as sessões de trabalho e fica furioso sempre que o utilizafor perde a concentração. 

Para quem gosta de desafios, a sugestão vai para Plantie, já que aqui a nossa concentração dá literalmente frutos, fazendo crescer as nossas plantas de frutos preferidas

Organização de tarefas 

A nossa rotina dificilmente inclui apenas uma atividade. Trabalho, escola, família, ginásio, trânsito, compras, reuniões e tarefas domésticas são alguns dos exemplos da diversidade e quantidade de afazeres que cada pessoa tem que realizar diariamente. Organizá-las requer disciplina e, portanto, nada melhor do que aproveitar o que a tecnologia tem para nos oferecer. E se há apps para ajudar a reduzir o stress no trabalho, são estas. 

Em termos de organização de tarefas há muito por onde escolher e caberá a cada um utilizar a que melhor servir as suas necessidades. Por exemplo, Todoist é uma aplicação bastante conhecida em todo o mundo, na qual pode adicionar tarefas, organizá-las por prioridade, por data, participar em projetos de equipa e acompanhar o progresso.

Especialmente para utilizadores do Google Suite existe GQueues, na medida em que sincroniza com o Google Calendar e ajuda a partilhar listas de tarefas, permite atribuir tags às tarefas e pesquisar através destas e ainda envia notificações. Por fim, a última sugestão vai para Streaks, uma app que lhe permite acompanhar até 12 tarefas. Estas podem ser de qualquer foro, relacionadas ou não com o trabalho, como passear o cão, fazer uma alimentação saudável ou não fumar. 

Aplicações para uma mente sã

Dentro das apps para ajudar a reduzir o stress no trabalho não podiam faltar opções para ajudar, efetivamente a relaxar. Aqui incluem-se não só aplicações com sons da natureza, como também com meditações guiadas e com técnicas para dormir melhor. Começamos com Tide, uma espécie de três em um, atuando ao nível do sono, foco e meditação. Tide permite definir temporizadores para qualquer um destes objetivos, seja manter a concentração, dormir, relaxar ou meditar. Oferece sons da natureza, meditações guiadas e frases motivacionais.  

A aplicação Calm dispensa apresentações, sendo uma das mais conhecidas deste setor. Qual a sua utilidade? Calm permite que todos tirem alguns minutos para relaxar, independentemente se possui 20 minutos livres ou apenas cinco. Basta selecionar a duração da sessão, colocar os fones e relaxar. E já que falamos em relaxamento, nada melhor do que uma verdadeira biblioteca de ASMR - a sigla em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response. Diz respeito à sensação agradável gerada e sentida no corpo em resposta a estímulos externos como o sussurrar. Em vez de pesquisar no Youtube e acabar perdendo-se no meio de tanta oferta, poderá utilizar a aplicação Tingles. Aqui encontrará diferentes áudios e vídeos de relaxamento baseados no método ASMR. 

Apps de exercício físico

Se o objetivo é reduzir o stress, então não podemos deixar de mencionar a importância do exercício físico. A atividade física regular previne doenças, contribui para a manutenção de um peso saudável, aumenta os níveis de energia e ajuda a manter uma mente sã. E não, não precisa de ser um atleta de alta competição. Há um vasto leque de exercícios que pode escolher, desde caminhada, musculação ou bicicleta e, para todos, há aplicações que pode utilizar. 

Para quem prefere treinar em casa mas sente que precisa de acompanhamento, existe o Butterfly Coach. Esta app consiste num personal trainer/chatbot digital que recolhe informação sobre o utilizador e apresenta planos de treino personalizados. Por outro lado, se a sua maior dificuldade for encontrar tempo para treinar, comece com treinos mais curtos. 7 Minute Workout, ou sete minutos de treino, é tudo o que precisa e para isso faça os treinos curtos e de alta intensidade que esta aplicação oferece. 

Ainda dentro do exercício físico, mas agora num nível de intensidade mais reduzido existe as aplicações dedicadas à prática de Yoga. Sugerimos Dog Down, mas há muitas outras igualmente boas. Dog Down tem a vantagem de estar disponível em português e, além disso, é perfeito para iniciantes, permitindo escolher práticas consoante o objetivo da pessoa, seja aliviar dor nas costas ou trabalhar no reforço muscular. 

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)