Existem diferentes tipos de reunião de trabalho de acordo com a sua natureza. Estes tipos de reuniões empresariais requerem diferentes níveis de organização e planificação.
1. Reuniões de acompanhamento
Quando são contratados novos trabalhadores numa empresa é costume realizarem-se pontualmente reuniões de acompanhamento para orientar os novos trabalhadores no desempenho dos seus trabalhos.
2. Reuniões de avaliação
As reuniões de avaliação servem para classificar o trabalho de um colaborador, fazendo o ponto de situação e estabelecendo novos objetivos. Elas requerem muita atenção e preparação ao longo dos meses, podendo ser feitas de seis em seis meses, por exemplo.
3. Reuniões informativas
As reuniões informativas são meios de passar informação aos trabalhadores e de receber informações por parte destes. O objetivo é coordenar esforços e colocar todos os intervenientes ao mesmo nível, para se melhorar a eficácia e os resultados do trabalho.
4. Reuniões formativas
As reuniões formativas são lideradas por pessoas especialistas num determinado tema ou tarefa, que passam procedimentos e conhecimentos aos restantes participantes.
5. Reuniões de tomada de decisão
Nestas importantes reuniões são discutidos e levantados todos os dados relativos a um problema, de forma a encontrar um certo número de soluções e de analisar cada uma delas, até se chegar a uma decisão.
6. Reuniões criativas
Este é um tipo mais informal de reunião, onde os trabalhadores pensam em conjunto e lançam ideias abertamente, em brainstorming, para se descobrirem novas estratégias de trabalho.
Tradicionalmente são as reuniões menos objetivas e produtivas, precisando apenas que os presentes estejam de mente aberta para darem boas sugestões.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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