Energia

Janelas eficientes contribuem para a redução da fatura energética

A substituição das janelas antigas por janelas eficientes permite poupar até 40% no consumo e aumentar o isolamento térmico e acústico.

As paredes e os vãos envidraçados (janelas) fazem parte da envolvente exterior de um edifício ou de uma habitação. No que respeita às janelas, estas são o elemento construtivo mais vulnerável da envolvente das casas, sendo responsáveis pelo deficiente isolamento térmico e acústico. Com efeito, estima-se que entre 25% e 40% das necessidades de aquecimento (no inverno) e arrefecimento (no verão) são devidas a perdas de energia pelos vãos envidraçados.

Para manter a temperatura de conforto no interior das habitações, estas perdas terão de ser compensadas através do aumento do consumo de energia, com o consequente aumento do valor da respetiva fatura. Além disso, a qualidade das janelas instaladas é decisiva para obter elevados níveis de conforto térmico, tem igualmente um impacto direto e bastante significativo no nível de isolamento acústico e na segurança anti-intrusão.

Janelas eficientes reduzem consumo até 40%

Por estes motivos, é indispensável melhorar o desempenho energético dos vãos envidraçados, substituindo as janelas antigas com vidro simples por janelas eficientes (dotadas de perfis de caixilharia isolantes, vidros duplos e ferragens de elevado desempenho). Isto porque estas contribuem para a redução do consumo energético até 40% e isto, refletir-se-á na diminuição do valor da fatura energética mensal que chega a casa de cada um, melhorando ao mesmo tempo o isolamento acústico e garantindo que as novas janelas têm um melhor nível de proteção ao arrombamento (anti-intrusão).

No que respeita ao isolamento acústico, a redução da entrada dos ruídos indesejáveis nas habitações não é quantificável monetariamente, mas é também significativo e tem um impacto direto na saúde de todos os ocupantes.

Etiquetas Energéticas de classe A ou A+

O que define uma janela eficiente é a sua contribuição para a melhoria do conforto e eficiência energética, a qual pode ser atestada através de uma Etiqueta Energética que tenha a classe A ou A+.

Uma janela para ser eficiente tem de ser produzida com perfis de caixilharia mais inovadores que permitam obter as mais elevadas classificações técnicas exigidas para uma janela (isolamento térmico, isolamento acústico, permeabilidade ao ar, estanquidade à água e resistência anti-intrusão) e com vidros duplos isolantes que permitam obter respostas adequadas às perdas térmicas, ganhos solares, acústica e segurança (anti-intrusão ou choque).

Leia ainda: Quer reduzir os consumos de energia? O casA+ dá uma ajuda

Não basta comprar uma janela eficiente

Por outro lado, não é suficiente adquirir uma janela eficiente. A sua instalação em obra por profissionais devidamente qualificados é extremamente importante para garantir uma correta fixação às paredes de suporte, através da utilização de silicones e vedantes apropriados a cada situação específica. Só assim conseguirá garantir uma elevada durabilidade e assegurar todas as garantias necessárias.

A substituição de janelas antigas por janelas eficientes realiza-se através de pequenas obras, de fácil e rápida execução e com resultados significativos e imediatos.

Para escolher a sua janela eficiente deve solicitar à empresa que proceda ao serviço de fornecimento e instalação em sua casa, os seguintes dados:

  • Marcação CE das janelas (atesta as características técnicas de cada janela, de acordo com a norma europeia de produto) e respetiva Declaração de Conformidade;
  • Etiqueta Energética de janelas do sistema CLASSE+ da ADENE para atestar que a janela tem a classe A ou A+;
  • Ter em atenção o valor da transmissão térmica da janela (valor Uw). Quanto menor for o valor Uw melhor será o desempenho da nova janela no que respeita ao isolamento térmico. O valor da transmissão térmica da janela (valor Uw) é resultante do valor de transmissão térmica do caixilho (valor Uf) e do valor de transmissão térmica do vidro (valor Ug).
  • Garantia da instalação em obra.

A Etiqueta Energética das janelas tem enormes vantagens, tendo em conta que é possível, ao consumidor final, comparar o desempenho energético e o contributo que cada janela pode ter para o isolamento térmico e acústico da habitação.

Leia ainda: Certificado Energético: o que é e como o pode obter

Fundo Ambiental apoia a substituição das suas janelas antigas por novas janelas eficientes

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é identificada uma aposta na eficiência energética dos edifícios como uma prioridade para a recuperação económica em linha com a transição climática, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

Nesse sentido, a reabilitação dos edifícios portugueses, a melhoria do conforto térmico e a redução da fatura energética, é um dos objetivos fundamentais do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis. Este programa é operacionalizado através do Fundo Ambiental e tem como objetivo, apoiar várias tipologias de projetos, nos quais se inclui a substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética A+.

A taxa de comparticipação para a instalação de janelas eficientes pode ser até 85% do custo do investimento, até ao valor-limite máximo de 1.500 euros.

Leia ainda: Obras em casa? Há novos apoios à eficiência energética

João Ferreira Gomes é licenciado em Arquitetura (1998), pós-graduado em Gestão Empresarial (2002) e mestre em Construção (2007). Fundou e preside a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes – e integra a direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário - e da EUROWINDOOR. É coordenador de seminários técnicos na FCT-Universidade Nova de Lisboa.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

4 comentários em “Janelas eficientes contribuem para a redução da fatura energética
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.