Finanças pessoais

Quer reduzir os consumos de energia? O casA+ dá uma ajuda

Atualmente é mais simples saber que melhorias podemos fazer para tornar a nossa casa mais eficiente e amiga do ambiente.

Finanças pessoais

Quer reduzir os consumos de energia? O casA+ dá uma ajuda

Atualmente é mais simples saber que melhorias podemos fazer para tornar a nossa casa mais eficiente e amiga do ambiente.

A Agência para a Energia (Adene) lançou um portal com três simuladores gratuitos para saber quanto gasta e de que forma pode consumir menos energia, poupar o ambiente e poupar na fatura. Basta fazer um registo, mas atenção: as perguntas são muitas e específicas.

Já o diz o ditado que não há almoços grátis. No caso do portal CasA+, significa que para poder ter uma ideia muito concreta de como poupar na fatura de energia (sem recorrer à lista de empresas e profissionais certificados, que também está disponível), vai ter de descobrir o mais possível sobre a habitação e os eletrodomésticos, para poder responder às perguntas, a maioria de caráter obrigatório.

Diz-me que onde vives, dir-te-ei o que gastas

O primeiro simulador do portal incide sobre a localização e características da habitação. Depois, é preciso detalhar se as paredes são de pedra ou de tijolo, se as paredes interiores são de tabique, se o chão tem isolamento térmico, se as janelas são de madeira ou pvc, se tem portadas ou persianas. 

Simulando o caso de um apartamento de duas assoalhadas anterior a 1960 no centro de Lisboa o resultado da simulação foi o seguinte: numa escala de eficiência energética de A+ a F... esta casa fica-se no D.

Leia ainda: Quer produzir energia solar em casa? Conheça as regras

Investir para poupar

Para poupanças significativas vai ser preciso investir, por exemplo, em janelas eficientes, um investimento de  2.280 euros permite poupanças energéticas de 55 euros por ano. Se optar por ar condicionado em vez de aquecedores, gastando 3.000 euros consegue poupar 355 euros por ano.

Estes valores referem-se à simulação da casa no centro de Lisboa. Os potenciais investimentos e poupanças possíveis vão depender das características de cada habitação. E só é possível saber os valores que se aplicam ao seu caso se preencher os simuladores em causa.

Precisa de substituir um eletrodoméstico? Simule

Se necessita de comprar uma máquina de lavar roupa, loiça ou um frigorífico, vale a pena usar o simulador para ajudar na escolha. Se souber o equipamento específico que quer, basta ver a etiqueta e inserir a informação. Caso contrário, saiba que se optar, por exemplo, por um frigorífico combinado de classe A+++ poupa 30 euros por ano e quase 360 euros no período médio de vida útil do aparelho (12 anos). E pode consultar dicas de utilização eficiente.

Tenha em atenção que as etiquetas energéticas dos eletrodomésticos sofreram alterações, passando a ter designações diferentes a partir deste ano. As letras mantêm-se, mas os sinais de + deixam de se aplicar. Se ainda não conhece, perceba como funcionam as novas certificações energéticas.

Iluminar mais (ou o mesmo) e gastar menos

Está a pensar substituir as lâmpadas tradicionais por led? se calhar é boa ideia: segundo o simulador 1 lâmpada de halogéneo de 50w consome 110 kw/ano, enquanto uma lâmpada led equivalente gasta apenas 15 kw/ano. é uma poupança de 16 euros por ano em apenas uma lâmpada. Também aqui vale a pena espreitar as dicas dos peritos em eficiência.

Candidate-se aos apoios públicos

O Fundo Ambiental comparticipa várias medidas de promoção de eficiência energética, que em alguns casos cobrem 70% do investimento. Janelas eficientes ou painéis solares são algumas das melhorias financiadas através de fundos europeus e cujos concursos estão a ser preparados, na perspetiva de abrir candidaturas no verão.

Vale a pena espreitar a informação sobre o Fundo Ambiental no porta CasA+, que compila também vários guias técnicos e uma linha de apoio para particulares e profissionais.

Leia ainda: Saiba como ter ajuda do Estado para tornar a sua casa mais sustentável

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido

3 comentários em “Quer reduzir os consumos de energia? O casA+ dá uma ajuda