Bem-estar

Como ser saudável a baixo custo

No que diz respeito a ser saudável é fácil arranjar desculpas. "É muito caro" é a mais comum. Saiba como ser saudável sem gastar muito.

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Como ser saudável a baixo custo

No que diz respeito a ser saudável é fácil arranjar desculpas. "É muito caro" é a mais comum. Saiba como ser saudável sem gastar muito.

Quando o assunto é tentar ser saudável tratamos, muitas vezes, de arranjar desculpas: "não tenho tempo" ou "ando demasiado cansado" ou ainda "é muito dispendioso" são apenas alguns exemplos. Mas, esta última, pode riscar da lista. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como ser saudável não implica gastar muito dinheiro.

Defina objetivos precisos e realistas

Este passo é importante em qualquer situação. Seja ser saudável, fazer mais exercício ou, até mesmo, poupar mais dinheiro. De modo a conseguir cumprir aquilo a que se propõe é necessário definir objetivos precisos e realistas. Por exemplo, "vou ser mais saudável" ou "vou perder peso" são objetivos muito vagos. Não determinam como, nem quando, nem quanto. Logo, pode não ser fácil cumpri-los.

Por outro lado, objetivos como "vou correr duas horas por dia", para quem tem um estilo de vida muito ocupado e não tem o hábito de fazer exercício acaba por ser irrealista. O importante na definição de objetivos é torná-los simples, mensuráveis e realistas. Por exemplo, "vou beber 1 litro de água por dia" ou "vou fazer 50 abdominais por dia" são objetivos mais simples. Assim, além de se sentir realizado através do cumprimento dos seus objetivos, vai sentir-se motivado para ir acrescentando outros ao longo do tempo.

Leia ainda: SMART: um método para definir objetivos alcançáveis

Faça exercício ao ar livre

Para ser saudável e praticar atividade física não precisa de equipamentos dispendiosos em casa, nem de gastar dinheiro em mensalidades. Fazer uma corrida ou caminhada e aproveitar os equipamentos que alguns parques dispõem pode ser igualmente eficiente e custa zero. Além disso, o ar livre ajuda a reduzir o stress, sobretudo se for numa prática de, pelo menos, 20 minutos por dia. Assim, pode ser um benefício triplo: faz exercício, reduz os níveis de stress e poupa dinheiro ao mesmo tempo.

Leia ainda: Dicas para ter uma vida mais saudável

Utilize aplicações e vídeos gratuitos de exercício físico

Quer seja em formato de texto, imagem ou vídeo, consegue facilmente e de forma gratuita aceder a conteúdo sobre exercício. Atualmente, em diversas plataformas, sendo o youtube a mais conhecida, consegue ter acesso às mais diversas aulas: dança, pilates, yoga ou condicionamento físico, entre outras já que a oferta é variada e o custo muito baixo (na maioria das vezes, é zero). Para complementar as suas aulas pode também fazer download gratuito de aplicações que apostam no controlo da atividade física, nomeadamente no que diz respeito a controlar o tempo da atividade física, as calorias que gastou, entre muitos outros parâmetros.

A prática de exercício físico está, hoje em dia, ao alcance de qualquer um. Não perca tempo e dinheiro a pagar por algo que pode obter gratuitamente. As suas poupanças vão agradecer.

Leia ainda: 7 formas de praticar exercício gratuitamente

Prefira água

Beba água. Os especialistas consideram que esta é a melhor dica de saúde de todas. A água é a bebida mais importante de todas e a menos dispendiosa também. Os sumos, em grande parte, estão cheios de açúcar e aditivos que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, são dispendiosos. Se não gostar do sabor da água pode aromatizá-la. Limão, lima, laranja ou maçã e canela são algumas das opções. No entanto, não deve adicionar açúcar, pois torna-a menos saudável e adiciona-lhe calorias desnecessárias.

Para além de todos os benefícios para a saúde que a água tem, existe também um grande benefício para a sua carteira. A água é a bebida menos dispendiosa de todas, já que pode obtê-la nas torneiras de sua casa. Assim, vai estar a aliar saúde e poupança.

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mãos jovens a lavar uma maçã vermelha em água corrente a sair de uma torneira, num gasto que vem refletido na fatura da água

Não precisa de roupa de desporto "sofisticada"

Ainda no tópico do exercício físico é importante falar nas roupas desportivas. Na verdade, independentemente do que tiver vestido o importante é que pratique exercício. Ter uma roupa confortável e elástica é importante, no entanto, não precisa de ser o "último grito" da moda (tendencialmente mais cara). Procure roupas simples, veja o que já tem em casa.

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Se quer ser saudável deixe de comprar comida embalada

A comida embalada pode ser aliciante. As porções já vêm determinadas, são práticas e rápidas de preparar e muitas vezes as menções das embalagens dão-lhe um aspeto ainda mais saudável. Apesar destas refeições serem práticas e baratas, deve fazer contas ao quanto pouparia se preparasse as refeições em casa em maior quantidade e congelasse em várias porções. Por exemplo, barras energéticas são um snack conveniente e nutritivo, no entanto não paga menos de 1 euro por cada uma (falando das que têm melhor composição nutricional). Opte por comprar os ingredientes avulso e fazer as barras em casa. Por menos dinheiro consegue fazer mais de 10 barras.

Leia ainda: 7 dicas para uma alimentação saudável quando o orçamento está apertado

Planeie as suas refeições

O planeamento de refeições pode revelar-se uma estratégia relevante tanto a nível de saúde, como a nível de poupança. Quando a oferta é muita é mais fácil cometer exageros e isto acontece, em particular, com aquilo que comemos. Já reparou que se for às compras sem ter comido acaba sempre por comprar "algo para comer"? Ou quando não tem ideias para o jantar acaba por escolher "algo mais rápido"? Quando chega a casa depois de um longo dia e não sabe o que cozinhar é mais fácil ceder a preparar algo rápido ou até mesmo "mandar vir" qualquer coisa.

Assim, para contornar estas situações pondere optar por planear as suas refeições para a semana. Faça uma ementa do que pretende cozinhar para cada refeição durante a semana e baseie as suas compras nesse plano. Assim, vai estar a diminuir a tentação por coisas menos saudáveis e vai, também, reduzir o desperdício e consequentemente os gastos associados.

Leia ainda: Quer poupar na alimentação? Tenha uma horta em casa

Tenha snacks saudáveis preparados

Seguindo a mesma linha de raciocínio, também é importante que tenha em casa snacks saudáveis prontos a comer. Como já referimos quando há muita opção de escolha a tendência é optar pelas opções menos saudáveis. Assim, deve precaver-se e preparar pequenos lanches para ir consumindo ao longo da semana. Por exemplo, pequenas porções de frutos secos, barras energéticas caseiras, queijo e tostas, fruta, entre muitos outros. Também neste caso diminui os seus gastos pois não vai optar por snacks individuais que, muitas vezes, são mais caros e calóricos.

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Invista em "algum" equipamento para fazer exercício

Apesar das vantagens de praticar exercício ao ar livre, nas estações mais frias pode ser complicado. Logo, deve ponderar investir em equipamento que ajude à prática de exercício físico. Mas, hoje em dia, já consegue encontrar quase tudo em segunda mão, seja em lojas físicas ou plataformas online. No entanto, não necessita de investir em equipamentos complexos e caros de ginásio. Basta optar por coisas simples como cordas de saltar, um tapete de ginástica ou uma bola de yoga. Todos estes são fáceis de encontrar a preços acessíveis ou mesmo usados.

Leia ainda: Como poupar na mensalidade do ginásio

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