50 euros no bolso depois de levantar no ATM
ícone do formato do post video
Contas bancárias

Quer levantar dinheiro? Atenção ao ATM

Se o seu cartão tiver opção de crédito, vai pagar comissão nos levantamentos em ATM fora da rede Multibanco.

Se já tentou levantar dinheiro num ATM fora da rede Multibanco (os mais comuns são os ATM da Euronet), pode ter pago uma comissão e nem ter dado por isso. Isto, se não reparou no ecrã, olhou para o comprovativo de levantamento ou para o saldo da conta bancária. 

Estes ATM estão mais concentrados nas grandes cidades, já que estão mais vocacionados para turistas, e permitem um número bastante limitado de operações. Pode apenas levantar dinheiro e consultar saldo, fazer transferências bancárias e realizar pré-pagamentos.

E o pagamento de comissões acontece caso tenha um cartão que funciona a débito e a crédito (dual), porque estes ATM assumem, por defeito, a função de crédito, fazendo com que seja retirada uma importância de alguns euros (composta por uma quantia fixa, mais uma quantia que varia consoante a importância que levantou e ainda o imposto de selo).

Por exemplo, num levantamento de 50 euros numa caixa automática da rede Euronet, com o preçário do seu banco a estabelecer que em caso de cash-advance tem de pagar um valor fixo de 5 euros, soma mais 4% sobre o montante levantado. Contas feitas, para levantar 50 euros vai pagar 7 euros em taxas e comissões. Recordamos que este é apenas um exemplo ilustrativo e que para saber o valor concreto, deve confirar o preçário do seu banco.

Leia ainda: Cuidados que deve ter quando utiliza o Multibanco

ATM: Confira as comissões no ecrã

No entanto, estas comissões são cobradas pelos bancos que emitem o cartão bancário e não pela rede que detém o ATM, porque a operação é considerada um adiantamento de dinheiro. No caso das caixas automáticas da rede Euronet, vai aparecer no ecrã as comissões que lhe vão aplicar, ainda antes de terminar a transação. 

De facto, legalmente as instituições de crédito não podem cobrar pela realização de operações em caixas automáticas, mas essa proibição deixa de fora a cobrança de comissões pelos levantamentos em dinheiro com cartão de crédito (operações também conhecidas como cash-advance), porque a operação é considerada como a concessão de um crédito.

Para saber quanto poderá pagar por este tipo de comissões, consulte o preçário do seu banco. Se já tiver levantado dinheiro e esqueceu-se de alterar a opção de levantamento para débito, experimente contactar a operadora do terminal , para tentar reaver o seu dinheiro.

Leia ainda: Atenção às fraudes com o MB Way: Saiba como utilizar esta aplicação

Levantar dinheiro no estrangeiro

Se for viajar para o estrangeiro, terá de ter o mesmo cuidado em relação ao cartão dual, porque lhe vão ser cobradas comissões. O mesmo se quiser levantar dinheiro com um cartão de crédito,

De resto, dentro da Zona Euro, o mais provável é que não note grande diferença quando vai levantar dinheiro. Isto desde que use o cartão de débito para fazer um levantamento em euros não lhe podem ser cobradas comissões.  

Fora da Zona Euro, é diferente. Se vai levantar dinheiro com o cartão de débito, há uma comissão fixa para pagar. Por isso, compensa levantar o maior volume de dinheiro de cada vez, para minimizar as idas ao multibanco. 

Por outro lado, não se esqueça que a máquina terá de ser compatível com o seu cartão, daí que o melhor é informar-se junto do seu banco, para depois não ter surpresas desagradáveis.

Leia ainda: Comissões bancárias menos comuns que deve saber

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.