Imobiliário

A importância do intermediário de crédito na compra de casa

O intermediário de crédito tem um papel essencial na transação imobiliária, trabalhando para conseguir a melhor solução para o comprador.

Num período de crise habitacional, com taxas de juro que resistem em alta, sem previsão de descida nos próximos tempos, com os preços médios que não param de subir e com procura crescente num mercado nacional com falta de oferta adaptada, é natural que a compra de casa seja hoje um grande desafio para a maioria dos portugueses.

Uma forte escassez de produto imobiliário e uma quase inexistência de arrendamento, normalmente a alternativa mais usual e coerente para quem procura uma habitação para utilizar, é hoje o cenário com que a média do mercado se debate.

A compra de um bem ou de um serviço tem, na maioria das vezes, uma forte componente emocional, levando a que muitas vezes se façam compras desnecessárias. No caso da compra de casa, não estamos completamente desligados deste perigo mesmo sendo uma compra de maior envolvimento e reflexão, com a agravante de as consequências serem muito mais impactantes, no caso de uma má decisão. Afinal, não existe propriamente um talão de troca e geralmente a revenda pode demorar tempo, com o risco de não se conseguir recuperar o total do investimento que se fez contando com o valor da aquisição, despesas de contratação e impostos.

Antes de se tomar a decisão de compra (ou mesmo de venda) de casa, há que ter os pés bem assentes no chão, ou seja, não se pode deixar levar pela emoção.

Leia ainda: Guia compra de casa: Diga adeus às suas dúvidas

Intermediário de crédito ajuda a tomar decisões esclarecidas

O intermediário de crédito pode ser uma das figuras chave para o ajudar a tomar decisões esclarecidas. No que diz respeito a financiamento, é quem pode fazer a ponte com o banco que o pode financiar com as melhores condições. Além disso, é uma peça essencial num ecossistema de compradores, vendedores e mediadores imobiliários com um papel fundamental e de inegável importância na transação imobiliária.

O intermediário de crédito ajuda o comprador a perceber até que valor pode comprar e qual a melhor solução de financiamento para o seu caso em específico, pois nem sempre o melhor spread ou prazo corresponde à melhor solução para o cliente. Cada caso é um caso.

O mediador e o intermediário de crédito trabalham em conjunto com o objetivo de conseguir a melhor e mais indicada solução para cada cliente com o claro objetivo de o orientar para a melhor decisão que, por vezes, significa ter de equilibrar entre o desejável e o possível. E, para isso, nada melhor que, por exemplo, garantir uma pré-aprovação por uma ou até mais instituições, de forma a ganhar posição negocial e não perder tempo quando iniciar um contacto para compra, ou principalmente, para não ter um grande dissabor no caso de ter de entregar um sinal, sem a certeza de que vai conseguir obter o financiamento desejado. Com o apoio de um mediador imobiliário e de um intermediário de crédito terá sempre a certeza de que isto não acontecerá.

Apesar de a lei ser omissa no que diz respeito à possibilidade de um mediador/ agente imobiliário poder fazer o papel de intermediário de crédito (e vice-versa), há uma condicionante muito clara: caso o agente queira desempenhar este papel, terá obrigatoriamente de fazer um curso de intermediação com aproveitamento final. Eu defendo que cada um dos intervenientes deve desempenhar a sua função de forma independente e isenta e trabalhar, sim, para fomentar o trabalho em equipa com parceiros ou dentro da mesma empresa ou organização.

Leia ainda: Vou comprar casa, quanto tempo demora fazer um crédito?

Para estimular a procura é necessário criar confiança

Uma iniciativa que cabe nesta frase e que recentemente fiquei a conhecer: numa palestra que fiz em Espanha, tive a oportunidade de assistir a uma outra apresentação em que se lançou uma campanha muito bem concebida com foco na criação de um selo de garantia para clientes compradores. Este selo foi criado para clientes que foram alvo de uma avaliação financeira por parte de um intermediário de crédito para obtenção de um financiamento mutuário e que, desta forma, podem apresentar uma garantia junto de um mediador/agente durante um período definido de 1 a 2 meses (prazo definido de forma individualizada), com o objetivo de facilitar o processo de qualificação para procura e compra de casa. Este selo pode ser também apresentado junto do proprietário, dando assim a garantia prévia de que podem comprar até determinado valor.

Como sempre, não sabemos o que vai acontecer num futuro próximo ao nível do financiamento ou até ao nível do incumprimento, mas uma coisa é certa, os bons profissionais de intermediação financeira e de mediação são hoje muito mais importantes para o processo e estão muito mais preparados para ajudar.

Leia ainda: Qual o limite de financiamento no crédito habitação?

“O imobiliário é a minha vida e a minha vida é lidar com pessoas.” A viver em Lisboa e a trabalhar em Portugal, Espanha e Itália, Massimo Forte é acima de tudo um apaixonado pela área do imobiliário, um negócio que considera ser de pessoas para pessoas. Com mais de 25 anos de experiência nas maiores empresas de mediação imobiliária, hoje dedica-se a consultoria, formação e partilha de conhecimento como um dos maiores Real Estate Influencers em Portugal.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.