Ao longo dos anos os bancos na Internet têm vindo a ganhar maior popularidade. Bancos como o ActivoBank, Best e Big são já conhecidos de todos e neste artigo abordo as principais vantagens que oferecem.

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Os bancos online são baratos

Qualquer um dos três bancos não cobra despesas de manutenção de conta, sendo que o ActivoBank não cobra nada pelo cartão de débito, cartão de crédito e transferências interbancárias. Ou seja, é possível ter uma conta corrente com os produtos mais habituais a custo zero.

Possuem os melhores depósitos

Os bancos online oferecem tipicamente taxas mais atractivas para os depósitos a prazo do que a banca tradicional, especialmente para novos recursos. No caso do Big existe até um depósito à ordem com uma taxa (TANB) de 1,05%, melhor do que muitos depósitos a prazo que por aí andam.

São funcionais

Sendo focados na vertente online, permitem que a esmagadora maioria das operações possa ser feita de forma não-presencial (via Internet ou telefone), colmatando o impacto da sua reduzida rede de balcões.

Oferecem mais opções de investimento

Para o bem e para o mal (porque por vezes muita escolha dificulta), estes bancos oferecem imensas opções de poupança e investimento, incluindo depósitos a prazo, acções, fundos de acções/obrigações/mistos, PPRs, produtos derivados, gestão discricionária, plataformas de trading, etc. Em suma, oferecem produtos que se adaptam a quase todas as estratégias de investimento.

O seu caso

Se já utilizou os serviços deste género de bancos, de forma satisfatória ou insatisfatória, por favor deixe um comentário com a sua opinião.

Já agora, convidamo-lo a conhecer o N26, o banco 100% online com muitas vantagens, entre elas, a ausência de despesas de manutenção.