Instituições financeiras

Vantagens dos bancos online

Pedro Pais Pedro Pais , 19 Janeiro 2011 | 62 Comentários
Ao longo dos anos os bancos na Internet têm vindo a ganhar maior popularidade. Bancos como o ActivoBank, Best e Big são já conhecidos de todos e neste artigo abordo as principais vantagens que oferecem.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Os bancos online são baratos

Qualquer um dos três bancos não cobra despesas de manutenção de conta, sendo que o ActivoBank não cobra nada pelo cartão de débito, cartão de crédito e transferências interbancárias. Ou seja, é possível ter uma conta corrente com os produtos mais habituais a custo zero.

Possuem os melhores depósitos

Os bancos online oferecem tipicamente taxas mais atractivas para os depósitos a prazo do que a banca tradicional, especialmente para novos recursos. No caso do Big existe até um depósito à ordem com uma taxa (TANB) de 1,05%, melhor do que muitos depósitos a prazo que por aí andam.

São funcionais

Sendo focados na vertente online, permitem que a esmagadora maioria das operações possa ser feita de forma não-presencial (via Internet ou telefone), colmatando o impacto da sua reduzida rede de balcões.

Oferecem mais opções de investimento

Para o bem e para o mal (porque por vezes muita escolha dificulta), estes bancos oferecem imensas opções de poupança e investimento, incluindo depósitos a prazo, acções, fundos de acções/obrigações/mistos, PPRs, produtos derivados, gestão discricionária, plataformas de trading, etc. Em suma, oferecem produtos que se adaptam a quase todas as estratégias de investimento.

O seu caso

Se já utilizou os serviços deste género de bancos, de forma satisfatória ou insatisfatória, por favor deixe um comentário com a sua opinião.Já agora, convidamo-lo a conhecer o N26, o banco 100% online com muitas vantagens, entre elas, a ausência de despesas de manutenção.
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #bancos,
  • #instituições financeiras,
  • #internet,
  • #poupança

Deixar uma resposta

63 comentários em “Vantagens dos bancos online

  1. Ja tenho uma conta no Activobank. Vou abrir uma actividade em nome individual. Gostaria de saber se posso e tenho direito de utilizar esta conta, sabendo que por enquanto utilizo a conta so para telefone/internet/ EDP e como vou trabalhar em casa online, estas despesas estão ligadas na minha actividade. Obrigada pela vossa resposta.

    1. Bom dia Murielle,

      Com a informação que nos remete, não conseguimos aconselhá-la, uma vez que desconhecemos qual é o tipo de actividade e fundamentalmente o tipo de contabilidade que irá optar. Esta resposta deverá ser dada pelo seu contabilista, que terá toda a informação para lhe dizer como deve proceder.

  2. Parabéns pelo site e pelas dicas cá escritas.
    Gostaria de fazer uma pergunta e até se houvesse disponibilidade seria uma boa ideia para um post.
    Para quem quiser constituir uma carteira de investimento a longo prazo (para a reforma) em ETF ou acçoes onde a deve constituir? Num destes três bancos online é seguro ou devemos usar uma corretora? Associado às corretoras grande parte das vezes temos o intermediário Saxobank pelo que nunca sabemos se de facto os títulos estão em nosso nome caso as coisas deem para o torto.
    Agradecido pelo trabalho que tem feito no site!!

  3. Sou cliente do Best e estou satisfeita. Os rapazes aconselham e explicam bem. Nunca apanhei nenhuma mentira, como já me aconteceu noutros Bancos.

  4. Já sou cliente do BIG há mais de 5 anos e sempre tive uma óptima experiência, de todos os produtos recomendados por eles apenas num não tive lucro. Quanto ao Best, sou cliente há cerca de um ano e também nunca tive qualquer problema,sendo que têm a oferta mais abrangente em fundos de investimento.