E se aquele 1 de novembro de 1755 fosse hoje? Treme só de pensar que pode voltar a acontecer, ou para si já passou à história? A verdade é que Portugal, devido à sua localização, é uma zona de elevado risco sísmico.
Na nossa visita ao Quake - Museu do Terramoto de Lisboa -, não só sentimos a terra tremer, como comprovámos que a probabilidade da ocorrência de um terramoto catastrófico é alta. Só não se sabe quando.
Mas, se por um lado, há coisas que não pode controlar – como o quando e onde, por exemplo – por outro, a prevenção pode estar ao seu alcance.
Essa prevenção passa por se proteger a si e à sua casa. Como? Não trema, o Doutor Finanças tem algumas soluções para si. Podemos ajudar a analisar os seguros e as respetivas coberturas, verificando não só se tem a proteção mais indicada, como também a opção mais barata para o seu caso.
Como posso preparar-me e proteger-me de um possível sismo?
Para prevenir-se de danos materiais e corporais durante um sismo, é fundamental que trace um plano de emergência para estar preparado se tal episódio acontecer. Como é que pode fazê-lo? No Quake dão dicas fundamentais, não só para se preparar antecipadamente, como também para o ajudar durante e após um sismo. Eis algumas dicas que aprendemos na nossa experiência pelo museu imersivo do Terramoto de Lisboa de 1755:
- Identificar um ponto de encontro fora de casa e fazer um kit de emergência para dois a três dias;
- Definir os locais mais seguros da sua casa: nos cantos de paredes-mestras e junto a objetos volumosos;
- Assegurar que toda a família sabe quais as áreas a evitar e como desligar os abastecimentos de água, luz e gás;
- Durante um sismo, deve manter-se onde está: no interior, dentro de um edifício, ou no exterior, se estiver na rua. Atenção: evite a zona das escadas;
- Durante um abalo sísmico, é fundamental que se lembre de três aspetos fundamentais: baixar, proteger e aguardar;
- E, acima de tudo, quando ocorrer um sismo, não entrar em pânico e procurar abrigo o mais rapidamente possível, aguardando que o abalo pare.
Outra medida fundamental é verificar se tem todas os seguros e coberturas necessárias. Não pense no seguro de vida ou no seguro de saúde apenas quando já está perante as emergências. O sismo é um exemplo perfeito de que imprevistos acontecem. Por isso, e como se costuma dizer: mais vale prevenir do que remediar.
Garanta que a sua casa está protegida com um seguro multirriscos
Para proteger a sua casa, deve garantir não só que tem um seguro multirriscos, como também as coberturas mais indicadas.
Por norma, um seguro multirriscos tem como coberturas base: a proteção contra incêndios, catástrofes naturais (queda de árvores, raios, entre outros) e danos causados por água (com origem no interior ou no exterior da casa). Por isso, para ter a sua casa protegida de fenómenos sísmicos, saiba que esta pode ser uma cobertura extra e que o preço vai depender da idade do imóvel e do risco sísmico da cidade onde se situa. De salientar que as coberturas base incluídas podem variar de seguradora para seguradora.
O seguro multirriscos pode aplicar-se tanto ao imóvel como ao recheio da casa. No entanto, é importante saber que pode contratar individualmente ou fazer uma única apólice que inclua ambos.
Mas, se já tem um seguro multirriscos, por exemplo, no âmbito de um crédito habitação, é igualmente importante verificar as coberturas contratadas para evitar surpresas. Deve também verificar se o capital seguro está de acordo com o valor de reconstrução. Este deve estar atualizado porque, se a sua casa ficar destruída por alguma eventualidade, é este o valor que a seguradora lhe vai dar para proceder com a reconstrução da fração em causa. Mas atenção, existem coberturas que têm franquias associadas, como é o caso da cobertura para fenómenos sísmicos.
Rever o seu seguro também é fundamental para poupar. Sim, é isso mesmo. Pode estar a perder dinheiro, principalmente se tiver os seus seguros (vida e multirriscos) contratados na mesma entidade bancária onde contratou o seu crédito habitação.
O mesmo se aplica a quem vai comprar casa com recurso ao crédito habitação. Isto porque, tanto o seguro de vida como o seguro multirriscos, são produtos exigidos pelos bancos para aprovarem o financiamento.
Muita informação? Não deixe que a sua segurança caia por terra. Conte com a ajuda do Doutor Finanças para negociar com diferentes seguradoras portuguesas e encontrar o seguro multirriscos mais ajustado às suas necessidades (e da sua carteira).
Sinta a terra tremer no museu da Quake, sem tremer de receio
No Quake – Museu do Terramoto de Lisboa, situado em Belém, é possível aprender tudo sobre sismos através de simuladores, vídeo mapping e tecnologia 4D interativa.
Aqui, é possível embarcar numa incrível viagem no tempo até 1755 e reviver o evento mais dramático e transformador da cidade - o Grande Terramoto de Lisboa. Podemos garantir que esta é uma experiência cheia de emoções fortes e que, através dos seus cenários incrivelmente realistas, é possível sentir como eram as vibrantes ruelas medievais de Lisboa. Uma experiência de tal forma imersiva que, ao longo da visita, conseguimos sentir calor, odores específicos e vento, e ouvir sons que nos remetem para um cenário real, mas não só. Uma das salas leva-nos até a uma missa do dia 1 de novembro de 1755 em que, sentados nos bancos de igreja, conseguimos sentir a enorme magnitude do sismo que abalou a capital portuguesa e ter consciência das consequências de um evento destes. Toda esta experiência é acompanhada pela voz de um especialista estudioso, o fictício professor Luís, que nos acompanha ao longo de uma hora e meia de visita.
Além de "fazer tremer a cultura geral", a verdade é que este museu consegue preparar-nos para a possibilidade de um novo sismo.
Mas um conselho: vá até ao museu já descansado que tem um seguro com as melhores coberturas para proteger a sua casa e ao melhor preço.
Preencha o formulário abaixo e será contactado por um dos nossos especialistas que lhe vai explicar todo o processo e analisar o seu caso. Tudo isto, sem custos para si.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário