Vida e família

Conversas sem Preço com Dr. João Ramos

Conversas sem Preço é um espaço de entrevista focado em finanças pessoais, poupança, negócios, liderança, entre outros.

Sara Fernandes Sara Fernandes , 16 Outubro 2020

João Ramos, médico de medicina geral e familiar e apresentador da rubrica "Diga, Doutor" na RTP 1, foi o convidado do último Conversas sem Preço. À conversa com Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, foram abordados temas como a vulnerabilidade financeira e de como esta pode ter impacto na saúde das pessoas.

O Dr. João Ramos deu também várias dicas sobre como se pode poupar na saúde e admitiu que tem sentido "que as pessoas se sentem desapoiadas, daí a medicina privada ter crescido como cresceu".

Entre as dicas de poupança nesta área, o médico de medicina geral de familiar destacou a importância de a pessoa fazer uma lista com todos os medicamentos que toma e questionar o médico. "Há pessoas que chegam à minha consulta, a dizer que se sentem muito dispersas. E é aí que tu percebes que se calhar o reumatologista deu um brufen, mas o ortopedista deu ibuprofeno. Eu já vi uma pessoa a tomar um medicamento em triplicado", conta.

O Dr. João Ramos adianta que, além de poder prejudicar a saúde, esta é também uma despesa desnecessária que o doente vai ter.

O médico salientou ainda a importância de sabermos os nossos direitos. "Todo o cidadão que resida em Portugal tem direito a estar num centro de saúde", exemplificou.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #medicamentos,
  • #poupar,
  • #saúde,
  • #Seguro de Saúde,
  • #serviço nacional de saúde
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

4 comentários em “Conversas sem Preço com Dr. João Ramos