Chegou a altura em que milhares de portugueses aproveitam para tirar férias, o verão. Os problemas ficam para trás, mas também as casas, que nesta altura podem ser mais susceptíveis a assaltos. Para evitar estas situações, volta a estar em vigor um programa de vigilância da habitação, para que possa ir de férias descansado.
Caso adira a este programa, a Polícia de Segurança Pública (PSP) irá vigiar o exterior da sua habitação, enquanto estiver fora, e caso identifique sinais exteriores (a polícia não entra na casa durante as ações de vigilância) de arrombamento ou outras pistas de que algo estranho se passou, contacta imediatamente o proprietário.
Este programa é completamente gratuito e está em vigor apenas durante o verão. Assim, pode pedir a vigilância da sua residência entre 15 de junho e 15 de setembro, até 48 horas antes da ausência da habitação.
Este requerimento pode ser feito presencialmente, numa das esquadras e delegações da PSP desta lista, ou pela internet.
Ao preencher o pedido, deve ter consigo os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade;
- Comprovativo de morada.
Caso esteja noutro país em que, por exemplo, terá dificuldades de comunicação com Portugal, pode, ao fazer o pedido, nomear um representante que será contactado, se a polícia vier a detetar um sinal potencialmente criminoso no exterior da habitação.
Tenha estes cuidados quando for de férias
Já diz o ditado que “a ocasião faz o ladrão”. Assim, quando for de férias, tente que a sua casa não se torne um chamariz para potenciais ladrões, tomando as seguintes precauções:
- Dê uma aparência de atividade à sua residência;
- Peça a alguém que abra regularmente as persianas e cortinas, durante o dia, e ligue a iluminação interior algumas noites;
- Não divulgue a estranhos que vai de férias;
- Verifique e feche bem as portas e janelas;
- Não deixe acumular a correspondência na sua caixa de correio; peça a alguém da sua confiança para a recolher;
- Catalogue, se possível, os seus objetos de valor e anote os seus números de série.
- Se possível, saia de casa para gozar as suas férias nas horas com menos movimento.
- Informe o seu vizinho de confiança: ele é a sua segurança mais próxima; a solidariedade entre vizinhos inibe a ação dos marginais;
- Guarde em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objetos de arte.
Entre 15 de junho e 15 de setembro.
Na página oficial deste programa ou numa das esquadras com competência para tal.
Nada. O serviço é gratuito.
Não, a vigilância é feita através do exterior.