Em Portugal, o acesso a cartões de crédito é cada vez mais fácil. Muitas vezes, basta ser cliente de um banco para receber uma proposta automática. No entanto, se quiser aderir a um cartão de crédito específico – fora da sua instituição ou através de um pedido direto – há regras e requisitos a cumprir.
Apesar de o processo ser rápido, não é automático. A aprovação depende de uma avaliação do seu perfil financeiro, para garantir que tem capacidade para gerir a linha de crédito atribuída. Conhecer o que está em causa antes de avançar pode evitar recusas e surpresas desagradáveis.
Reflita antes de pedir o seu cartão de crédito
O primeiro passo para aderir a um cartão de crédito é perceber para que vai usá-lo. Se for para despesas regulares, talvez valha a pena escolher um cartão com cashback. Para viagens, um cartão com seguros e milhas pode ser mais vantajoso.
Leia ainda: Cartões de crédito com milhas: Como funcionam?
Além disso, deve avaliar se pretende liquidar a fatura na totalidade todos os meses ou pagar em prestações. Quem opta pelo pagamento integral deve priorizar cartões com anuidade reduzida. Já quem prevê fracionar pagamentos deve procurar uma TAEG competitiva e custos baixos em caso de dívida.
Leia ainda: MTIC e TAEG: Os melhores amigos na comparação de propostas de crédito
