Empresas

Empresas: Que tipos de crédito existem para financiamento?

Gostava de abrir a sua própria empresa ou investir na sua, mas não tem fundos? Conheça os vários tipos de crédito para empresas.

Empresas

Empresas: Que tipos de crédito existem para financiamento?

Gostava de abrir a sua própria empresa ou investir na sua, mas não tem fundos? Conheça os vários tipos de crédito para empresas.

Se tem uma empresa, está a pensar começar criar uma empresa, ou quer fazer mudanças na sua, mas não consegue investir neste momento, saiba que existem várias soluções de financiamento para o ajudar. 

Os tipos de crédito para empresas variam de banco para banco, mas vejamos, neste artigo, quais as categorias que existem na maioria das entidades bancárias. Para ter alguma noção dos juros associados a cada uma das soluções, ao longo do texto vai encontrar exemplos. Mas alertamos para o facto de os exemplos serem apenas isso: exemplos. Não são necessariamente as melhores soluções no mercado.

Multifinanciamento: várias soluções numa só 

O crédito multifinanciamento engloba em si várias soluções a curto-prazo para a sua empresa. Este pode incluir uma conta corrente caucionada; soluções de comércio exterior (financiamentos à importação/exportação e créditos documentários); garantias bancárias e desconto de letras. 

Este é assim um único acordo com um único contrato, que pode utilizar para várias funções de liquidez. 

Neste sentido, reduz os custos iniciais e ao longo do financiamento porque junta num só contrato vários produtos.

Crédito ao investimento: uma solução personalizada 

Um crédito que incentiva ao crescimento das empresas, com financiamento de taxa fixa ou variável, e com um plano de pagamentos a adaptar consoante as necessidades da sua empresa. 

Pode financiar ainda diversos tipos de investimento que são adaptados à situação empresarial

Estes créditos podem ser: mútuos para financiar atividade profissional ou empresarial; aquisição ou construção de instalações; construção e promoção imobiliária; aquisição de produtos de investimento ou outras finalidades com garantia de produtos de investimento. 

Este tipo de financiamento é disponibilizado por várias instituições, mas para ficar com uma noção dos custos associados, de acordo com a informação disponibilizada pelo Millennium bcp, o crédito ao investimento é uma linha de financiamento que pode ser de médio a longo prazo, entre seis a 60 meses, com uma taxa fixa frequente em 6% e a TAE entre 7% a 8%.

Apoio tesouraria: para necessidades correntes 

Existe ainda um crédito para apoiar a tesouraria da empresa, que pode ter várias designações como apoio tesouraria/fundo de maneio, que responde a necessidades correntes e de acordo com as exigências de cada empresa.  

Pode ser, por exemplo, uma conta corrente caucionada, onde o banco tem uma determinada quantia disponível para o cliente durante um certo período de tempo, que é utilizado mediante ordem do cliente para transferência. 

Isto pode ser benéfico no sentido em que existe uma adaptação entre o montante de crédito preciso e o valor do negócio; sempre que necessitar do dinheiro nesse período de tempo ele está disponível; só paga os juros no tempo de utilização dos fundos; tem taxas competitivas e comissões reduzidas, e pode ser um crédito feito à distância. 

Tanto os prazos como as taxas podem variar consoante os bancos. Mas, de acordo com informação disponibilizada pela plataforma Raize, estes créditos de apoio à tesouraria podem ser amortizáveis mensalmente em períodos entre os seis e os 60 meses, podendo conter um período de carência no pagamento do capital. Relativamente às taxas de juro, são definidas com base no risco e prazo do processo, podendo começar nos 2,5% em empresas com risco mais baixo.

Confirming: pague aos seus fornecedores 

O crédito confirming permite facilitar o processo de pagamento aos fornecedores da sua empresa, diminuindo custos administrativos.  

Este é feito através da banca eletrónica e dá a possibilidade de, em tempo real, ter informação sobre o estado de cada pagamento. Depois, permite ainda antecipar o pagamento das faturas. 

O serviço depende de cada empresa e suas necessidades, mas pode ser negociável através de descontos em pronto pagamento ou diferimento do pagamento das faturas, bem como fazer um adiantamento do pagamento, completo ou parcial, aos fornecedores com cobertura total de risco. 

Com base na informação do banco BPI, este crédito é frequentemente feito com um prazo máximo de um ano renovável, sem necessidade de análise de risco do fornecedor por parte do banco. Além disso, tem isenção de custos de transferências nacionais e internacionais e do imposto de selo de utilização de crédito.

Leia ainda: Seguro de Crédito: Saiba como proteger a sua empresa do incumprimento

Garantias bancárias perante terceiros 

A linha de crédito para emissão de garantias bancárias funciona por assinatura. E garante, perante terceiros, que cumpre as obrigações enquanto cliente, como por exemplo a admissão a concursos públicos, o realizar de obras, o cumprir contratos, entre outas. 

Nas garantias bancárias, o prazo pode ser: sem termo certo, com um termo certo de validade fixa ou com um prazo de validade automaticamente renovado, exceto se não houver denúncia.

Leasing: arrende um bem móvel ou imóvel 

Este crédito define que uma empresa de leasing ceda ao cliente a utilização temporária de um bem, móvel ou imóvel, através do pagamento de uma renda, adquirido ou construído mediante indicação do cliente. Além disso, permite também a compra deste bem, no final do contrato, por um preço pré-estabelecido, a devolução ou a possibilidade de um novo contrato de leasing

Assim, o leasing pode ser mobiliário - destinado a bens móveis para atividade do cliente, como veículos, maquinaria de construção e agrícola, equipamentos industriais e informáticos - ou imobiliário - para aquisição de imóveis destinados a atividade empresarial ou profissional, como instalações fabris, armazéns, hotéis e escritórios. 

Nesta categoria, também consegue fazer leasing de bens usados, além de novos, sendo que o prazo e montante são ajustados consoante a função da antiguidade e valor de mercado. Bem como, não paga IVA, tem isenção do imposto de selo e tem direito a escolher o equipamento e fornecedor. 

No caso do leasing imobiliário, e de acordo com o Crédito Agrícola, o prazo de financiamento varia entre cinco e 15 anos, pode ser financiado até 100% do valor do contrato. Além disso, as rendas estão indexadas à variação da média da Euribor (12 meses). Mas, excecionalmente, pode ser escolhido outro indexante ou uma taxa de juro fixa durante um período do contrato.

Linhas de crédito protocoladas para empresas 

As linhas de crédito protocoladas para empresas e instituições da economia social estão disponíveis em várias regiões do país. Contudo, as especificidades dependem de banco para banco.  

Ao passo que estabelecem o financiamento a condições mais vantajosas, dependendo da atividade, negócio e localização da sede da sua empresa. Também estão dependentes dos bancos e de cada linha protocolada os prazos e as taxas de juro.

Crédito automóvel para empresas 

Tem ainda disponível várias soluções de crédito para automóveis da sua empresa, sendo que até veículos elétricos estão incluídos. 

Pode fazer um leasing de viaturas, financiando até 100% do valor de viaturas novas, ligeiras de passageiros, mercadorias, com prazos alargados, híbridas ou elétricas. 

Também tem a opção renting, para alugar viaturas novas com serviços associados à sua utilização e renda fixa mensal, sem precisar de entrada inicial.  

No leasing automóvel, do Millennium bcp, pode encontrar taxas (TAE) a rondar os 5,5%, e prazos entre 12 a 60 meses.

Antecipação de receitas: preveja futuras despesas 

Ao mesmo tempo, com o crédito para antecipação de receitas tem a possibilidade de prever fundos para uma liquidez imediata de receitas futuras. 

Nesse sentido, facilita a gestão da empresa porque antecipa o pagamento de fundos que vai precisar de liquidar provenientes da atividade da sua empresa. 

Financiando até 100% do valor total dos direitos de pagamento, os prazos deste crédito são, frequentemente, inferiores a 1 ano, segundo informação do Crédito Agrícola. Em relação às taxas de juro, são definidas em função da análise de risco do crédito.

Além destes créditos, existem outros tipos de financiamentos para empresas, cada um para determinados fins. Antes de tomar qualquer decisão, deve analisar bem qual a situação e necessidades da sua empresa, paralelamente aos vários créditos que tem disponíveis. Deste modo, será mais fácil identificar qual o financiamento mais adequado para o seu caso, quer seja para investir na sua empresa, fazer mudanças, ou criar um negócio do zero.

Leia também: O que é que é preciso para constituir uma empresa?

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.