Finanças pessoais

15 lembranças acessíveis e marcantes para oferecer este Natal

Tem um orçamento limitado e não sabe que presentes oferecer? Conheça 15 ideias de lembranças acessíveis e marcantes para este Natal.

Finanças pessoais

15 lembranças acessíveis e marcantes para oferecer este Natal

Tem um orçamento limitado e não sabe que presentes oferecer? Conheça 15 ideias de lembranças acessíveis e marcantes para este Natal.

Com o Natal cada vez mais próximo, já está a tratar dos presentes dos seus amigos e familiares mais chegados. Mas, para as pessoas um pouco mais afastadas, a escolha de simples lembranças pode complicar-se. Afinal, nem sempre é fácil arranjar lembranças acessíveis e marcantes.

Caso deixe esta parte para o fim, corre o risco de ter de recorrer a opções mais comuns e até fora do seu orçamento.

Assim, se este ano quer evitar ter de lidar com estas situações, mas está sem ideias, este artigo pode ajudá-lo. De seguida, apresentamos 15 ideias para lembranças acessíveis e marcantes para oferecer a adultos e crianças no Natal.

Saiba ainda o que ter em consideração antes de fazer as suas compras.

Ler mais: Guia para este Natal: Promoções, compras e encomendas na alfândega

Concentre-se nos gostos de cada pessoa

Primeiro, é importante realçar que para oferecer um presente acessível e marcante é preciso idealizar e pesquisar algumas opções. Sendo certo que a maioria das pessoas gosta de saber que o seu presente foi apreciado. Mas, para tal, é preciso ter em consideração os gostos de cada pessoa a quem vai oferecer a simples lembrança.

Por exemplo, se tem uma lista de pessoas a quem vai oferecer lembranças, tire um tempo para refletir sobre:

  • Personalidade de cada um;
  • Hobbies;
  • Profissão;
  • Gostos pessoais (desde cores, acessórios, séries, filmes e livros, um clube de futebol, comida, etc.)

Quanto mais informações reunir, mais fácil será escolher uma lembrança. Além de evitar cair nas escolhas mais comuns, que passam sempre pelas tradicionais caixas de chocolates ou um par de meias, quem recebe a sua lembrança vai sentir-se valorizada.

Lembre-se que uma boa prenda de Natal não tem de ser cara. Uma boa prenda de Natal, para a maioria das pessoas, é aquela que ao desembrulhar provoca felicidade. Muitas vezes, a felicidade é fruto da consideração e atenção a pequenos detalhes que se percebe que dedicou na sua escolha.

Cuidado para não ultrapassar o seu orçamento

No caso de estar entusiasmado com a compra de lembranças marcantes neste Natal, relembramos que deve ter atenção ao seu orçamento para não o colocar em risco. A época natalícia representa diversos encargos adicionais e é fácil perder o controlo, se não seguirmos um orçamento à risca.

Dito isto, se ainda não estabeleceu um valor para cada lembrança é hora de fazer contas. Analise o valor máximo que pretende gastar com os seus presentes de Natal. Posteriormente, defina um valor para cada lembrança.

Embora não tenha de gastar o mesmo valor em todas as lembranças, tenha cuidado quando ultrapassa o valor estipulado. Se uma lembrança for um pouco mais dispendiosa, terá de encontrar uma solução mais acessível para outra pessoa, de forma a não ultrapassar o teto máximo que definiu.

Ler mais: Quer poupar nas compras de natal? 15 dicas para atingir esta meta

8 ideias de lembranças acessíveis e marcantes para adultos

1 - Lembranças para quem gosta de acessórios

Os acessórios de moda são uma lembrança capaz de agradar a muitas pessoas e encaixam-se em orçamentos mais reduzidos. No entanto, a escolha requer alguma atenção aos gostos pessoais.

Por exemplo, se tem um amigo ou familiar que adora um gorro colorido ou um par de meias mais exuberantes, evite a escolha de um modelo básico e tradicional. Embora os acessórios básicos sejam ótimos para fazer combinações e uma compra segura, vai ter mais sucesso ao oferecer um acessório ousado que seja "a cara da pessoa".

No caso de pretender oferecer brincos, pulseiras ou fios, pense que tipo de acessórios já viu a pessoa usar. Ou seja, se nunca viu a sua amiga com brincos de grandes dimensões, talvez esse tipo de acessório não agrade à pessoa.

2 - Lembranças divertidas para quem tem sentido de humor

Como referimos, muitas vezes uma lembrança marcante não está ligada ao preço. Se quiser provocar umas boas gargalhadas neste Natal, uma ótima opção é encontrar lembranças divertidas ou que remetam para uma piada privada.

Pondere, por exemplo, oferecer uma lembrança com uma frase personalizada. Dependendo do seu orçamento, pode oferecer uma t-shirt, uma caneca, um chapéu, entre outras opções como uma frase divertida que esteja relacionada com o seu amigo ou familiar.

Caso o valor que definiu não permita estampar uma frase, pode recorrer a técnicas artesanais para alcançar o mesmo objetivo.

3 - Experiências e workshops para os mais ativos

Hoje em dia existe uma vasta e diversificada oferta de sites que vendem experiências, vouchers e workshops por um valor bastante acessível. Este tipo de lembrança é apreciado por pessoas mais ativas, que gostam de experimentar novas atividades ou até aumentar os seus conhecimentos em áreas específicas.

Por exemplo, se consultar sites como a Odisseias ou o Lifecooler, pode encontrar até 10 euros, experiências relacionadas com:

  • Visitas a vinhas e prova de vinhos;
  • Visitas a museus e parques;
  • Passeios de barco;
  • Aulas de surf;
  • Aulas de dança;
  • Workshops de pintura, costura, maquilhagem, guitarra, entre outros;
  • Aulas de um novo idioma;
  • Entre outras experiências.

4 - Lembranças acessíveis e marcantes relacionadas com hobbies

Se sabe quais são os hobbies de alguns dos seus amigos e familiares, então tem uma ótima oportunidade para oferecer lembranças acessíveis e marcantes, principalmente pela sua utilidade.

Por exemplo, se conhece alguém que adore fazer desporto no seu tempo livre, pode procurar artigos desportivos ou que complementam os treinos, como garrafas de água reutilizáveis, shakers, entre outros.

Já se o hobby estiver relacionado com a leitura ou escrita, então tem várias opções em conta e com bastante utilidade. Nomeadamente, suportes para livros, marcadores de leitura, cadernos com capas relacionadas com a personalidade ou com o gosto da pessoa, canetas, etc.

5 - Presentes temáticos

Embora não sejam tão fáceis de encontrar em lojas físicas, os presentes temáticos são ótimos para as pessoas que são fãs de séries, filmes, personagens, clubes de futebol ou de temas específicos. Se ainda for a tempo de encomendar em lojas online, tem inúmeros sites, nacionais e estrangeiros, que dispõem de lembranças relacionadas com este tipo de temáticas.

Por norma, existem artigos para todos os tipos de orçamento, desde canecas, porta-chaves, t-shirts, almofadas, entre outros inúmeros acessórios.

Contudo, como estamos próximos do Natal, deve consultar o tempo de entrega de forma a garantir que recebe a sua lembrança dentro do prazo que precisa.

6 - Vouchers de lojas

Para os caos mais difíceis de decidir, por vezes, a melhor opção é oferecer um voucher de uma loja que a pessoa já seja cliente habitual. Porém, este não é um presente original e o valor é facilmente identificado.

No entanto, para algumas pessoas a lembrança perfeita pode ser a possibilidade de reduzir os custos com futuras compras que vão mesmo fazer.

7 - Lembranças para apreciadores de comida e bebidas

Se tem familiares e amigos que adoram comida, há inúmeras opções de lembranças. Uma forma de agradar a este grupo é, por exemplo, fazer um pequeno cabaz personalizado.

Assim, pondere fazer um pequeno cabaz de doces, de salgados, de compotas, misto ou até com ingredientes para confecionar refeições. Pense nas refeições, sobremesas ou snacks que a pessoa gosta e coloque, se possível, a seleção de alguns desses alimentos num frasquinho hermético, caixa ou cesto.

Já se a pessoa for apaixonada por cozinhar ou por pastelaria, há alguns utensílios acessíveis que facilitam muitas tarefas. Tente perceber com antecedência o que a pessoa não tem e pode ser útil.

Por fim, para os amantes de bebidas, existem conjuntos para preparar bebidas ou acessórios.

8 - Presentes feitos por si

Como última sugestão, não podemos deixar de referir que para muitas pessoas vale mais uma lembrança feita por si e com significado, do que qualquer outro presente. Por isso, se o seu orçamento é bastante limitado, foque-se em criar algo com valor sentimental.

menino brinca coma asua árvores de Natal , construída de forma sustentável, oroginal, só com peças feitas à mão

7 lembranças acessíveis e marcantes para as crianças

Tal como acontece com os adultos, encontrar lembranças acessíveis e marcantes para crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Em primeiro lugar, os presentes para crianças devem ser comprados de acordo com a idade, de forma a garantir a segurança das mesmas. Depois, outro dos grandes problemas é a escolha de um presente que não seja repetido e do agrado da criança.

Para aumentar as suas hipóteses de escolher boas lembranças para os mais novos, fale com os pais e tente perceber que tipo de brinquedos gostam mais. Lembre-se que as crianças estão em constante crescimento, e os brinquedos que gostavam o ano passado, podem já não despertar qualquer interesse este ano.

Caso não exista essa possibilidade, pense nas caraterísticas das crianças a quem vai oferecer uma lembrança. Por exemplo, pense se são crianças mais energéticas, se gostam de desporto ou se preferem estar sentadas e criar as suas próprias brincadeiras.

Assim, será mais fácil pensar em lembranças que podem agradar aos mais novos, e tentar adaptar o seu orçamento às opções disponíveis.

Seguem-se algumas sugestões a ter em conta:

  • Jogos de tabuleiro: Em algumas idades, os jogos de tabuleiro são sempre uma lembrança divertida, pois permitem vários jogadores, e há opções para todas as carteiras.
  • Puzzles: Embora nem todas as crianças achem piada a puzzles, existem outras que os adoram. Tente escolher um puzzle com um tema que a criança goste, seja este de animais, carros ou de uma personagem favorita de algum desenho animado.
  • Livros: Muitos pais incentivam desde cedo o gosto pela leitura nos seus filhos. E por isso, algumas crianças ficam entusiasmadas com este tipo de presente, desde que o tema seja do seu interesse.
  • Brinquedos de construção: Os brinquedos de construção englobam opções para várias idades, sendo as mais comuns as que envolvem as construções com blocos. No entanto, se a criança gosta de criar, existem brinquedos que podem ser criados com outros elementos, como plasticina própria para crianças entre outros materiais. Deve ter atenção à idade recomendável para estes brinquedos.
  • Jogos tradicionais: Ao contrário do que pode pensar, muitas crianças não conhecem alguns jogos tradicionais. E quando estes são bem apresentados, por norma, as crianças reagem com bastante interesse. Por isso, pode procurar lembranças como um pião, jogo do galo ou três em linha, berlindes, etc.
  • Brinquedos colecionáveis e mini mundos: Há crianças que adoram construir mini mundos, seja estes quintas, castelos, selvas ou outros universos de fantasia. E caso esta seja uma opção válida, existem muitos bonecos colecionáveis, a preços acessíveis, que pode oferecer como lembrança.
  • Outro tipo de lembrança mais específica: Fora essas opções mais genéricas, se souber o gosto da criança pode procurar figuras de ficção, bonecas, carros, entre outros brinquedos que complementam as coleções que esta tem.

Ler mais: Poupar nas prendas de Natal? Uma mão cheia de sugestões até 10 euros

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.