Com a ajuda deste artigo, fique a saber ao pormenor porque é que deve transferir o seu crédito habitação. 

O crédito habitação é, por norma, a prestação que tem mais peso no orçamento mensal das famílias portuguesas. Quando olhamos para os créditos de todas as famílias, dos 124 mil milhões de Euros que se deve à banca, 79% é em crédito habitação.  

No primeiro semestre deste ano, os portugueses procuraram mais crédito à habitação, registando um aumento de 26% face ao ano passado. Representando este uma fatia significativa no orçamento familiar, qualquer poupança que possa vir dessa prestação mensal poderá ajudar no alívio dos encargos financeiros.  

calculadora papel e caneta em cima da mesa

Assim, devido ao positivo clima económico, à liquidez dos bancos e à redução das taxas de juro, este é o melhor momento para poder reduzir a sua prestação mensal.

Durante o período de recessão económica (que vivemos nos últimos anos), os bancos têm menos liquidez e o valor do dinheiro é mais caro. Assim, quando emprestam dinheiro aos consumidores, os bancos necessitam de aumentar a sua rentabilidade e apostam na venda cruzada de produtos (crosselling). Em quase todas as propostas de Crédito Habitação feitas neste período, existem produtos associados ao crédito habitação que ajudam os bancos a aumentar a rentabilidade do dinheiro, mas que aumentam muito os encargos total aos Clientes. 

Já num período de crescimento económico (que vivemos presentemente), os bancos têm mais liquidez e o custo do dinheiro é menor. Assim, o consumidor tem a vantagem de poder ter um crédito com uma prestação mensal mais baixa. As taxas geralmente associadas ao Crédito Habitação também estão a baixar continuamente. O spread está a baixar e a Euribor continua a valor negativo. Com maior liquidez por parte dos Bancos, é possível conseguir obter prestações mais baixas e menos produtos associados, pelo que a sua prestação mensal pode baixar consideravelmente. 

“Se transferir o meu crédito habitação agora, que vantagens posso ter?”

Pelas razões mencionadas anteriormente, este é um bom momento para verificar as campanhas de transferência de crédito de habitação que muitos Bancos têm neste momento.  Ao verificar a possibilidade de transferência, poderá ver uma nova proposta e retirar outros produtos que não necessita, como cartões de crédito, seguros de saúde e outros produtos que teve de adquirir na altura em que fez o seu crédito. Esta é uma poupança muito importante que deverá fazer. 

Com uma prestação mensal mais baixa e sem muitos produtos associados, vai conseguir negociar uma taxa de juro melhor, já que o Spread e a Taxa Euribor estão baixas.  Assim, transfira o seu crédito habitação, analise as campanhas de transferência existentes e verifique qual é o banco que suporta os custos totais associados à sua transferência, para não ter de pagar e poder poupar. 

A Teresa poupou um total de 127 312 euros ao transferir o seu crédito habitação

Em 2012, a Teresa contratou um crédito habitação no valor de 250 000 euros, com um prazo de 40 anos e um spread de 4%. Se tivesse continuado com o mesmo banco a Teresa estaria hoje com uma prestação mensal de 865 euros ou 10 390 euros anuais. No final do contrato pagaria 353 254 euros.

Com a transferência do seu crédito habitação, a 34 anos e com um spread de 1%, a Teresa reduziu a sua prestação em 312 euros mensais, passando a pagar 553 euros de prestação. Anualmente a Teresa irá pagar um total de 6 645 euros, o que significa uma poupança de 3 744 euros por ano em relação ao contrato anterior. No final do contrato a Teresa terá poupado 127 312 euros, o suficiente para comprar outra casa!

mulher loira sorridente a segurar o computador portatil na mao

Por forma a ver qual a melhor proposta para transferir o seu crédito, pode consultar os serviços do Doutor Finanças. Temos consultores que poderão analisar gratuitamente o seu processo e caso haja viabilidade negociar a melhor proposta com os Bancos, ajudando-o a poupar milhares de euros com a transferência do crédito da sua casa. 

Aproveite o momento, pague menos pelo que deve e usufrua da poupança. 

CréditoCrédito HabitaçãoFinanças pessoaisPoupança