Finanças pessoais

Equipamentos recondicionados: Vantagens e cuidados a ter na sua compra

Os equipamentos recondicionados podem ser opção para quem quer, por exemplo, um telemóvel topo de gama, mas não pode gastar muito dinheiro.

Finanças pessoais

Equipamentos recondicionados: Vantagens e cuidados a ter na sua compra

Os equipamentos recondicionados podem ser opção para quem quer, por exemplo, um telemóvel topo de gama, mas não pode gastar muito dinheiro.

Precisa de trocar de telemóvel, mas o seu orçamento é limitado? Optar por equipamentos recondicionados pode ser a solução. Neste artigo, explicamos-lhe o que são estes equipamentos, quais as suas vantagens e os cuidados que deve ter no momento da compra.

O que são equipamentos recondicionados?

Os equipamentos recondicionados, também designados como seminovos ou refurbish, são equipamentos que não sendo totalmente novos, estão perfeitamente funcionais.

Assim sendo, os equipamentos recondicionados são sobretudo equipamentos que estiveram expostos em loja, devoluções de clientes, equipamentos de demostração, retomas ou renovações de leasing empresarial.

Logo, estes equipamentos são sempre revistos antes de serem colocados à venda.

Por outto lado, os recondicionados têm sempre garantia legal. Ainda que o prazo possa variar de loja para loja, por norma, a garantia é de um ano.

Leia ainda: Telemóvel novo: devo fazer seguro?

Quais as categorias existentes?

Os equipamentos recondicionados estão divididos nas seguintes categorias: Grade A+, Grade A, Grade B e Grade C.

Particularmente, os equipamentos catalogados com a Grade A+ são praticamente novos, não tendo sinais de uso.

Os equipamentos de Grade A são praticamente novos, apresentando poucas marcas de utilização, nomeadamente pequenos riscos pouco profundos.

Já na Grade B inserem-se os equipamentos que apresentam sinais de alguma utilização, como por exemplo riscos ou manchas leves no ecrã.

Por último, os equipamentos com Grade C, são produtos que apresentam grandes sinais de uso, por exemplo, riscos, mossas, faltas de tinta e manchas no ecrã.

Assim, o preço dos equipamentos depende da sua categoria, sendo que naturalmente os de Grade A+ são mais caros que os de Grade inferior. Esta categorização é definida unicamente tendo em conta a estética do equipamento, pois todos eles, independentemente da Grade onde se inserem, devem estar completamente funcionais.

Vantagens na compra de equipamentos recondicionados

A principal vantagem em adquirir equipamentos recondicionados é o facto de comprar produtos praticamente novos por um preço mais reduzido.

Na verdade, estes equipamentos antes de serem vendidos são revistos, formatados e limpos, caso necessitem de alguma intervenção, a mesma é efetuada e têm garantia legal, por norma de um ano.

Também em termos ambientais existem vantagens, uma vez que os equipamentos com pouco uso são reutilizados, evitando desta forma que acabem no lixo. Evita-se igualmente a produção de novos equipamentos e consequentemente a utilização de mais recursos.

Leia ainda: Perdi o telemóvel, o que fazer?

Prazos de garantia de equipamentos recondicionados

Até ao ano passado, havia uma desvantagem na escolha de um equipamento recondicionado, em detrimento de um novo, que era o prazo de garantia legal ser inferior. Desde 2022, os equipamentos recondicionados tinham apenas um ano de garantia, enquanto que os novos tinham dois anos. Mas esta diferença foi eliminada.

Os equipamentos novos, como recondicionados, passaram a beneficiar de uma garantia alargada de três anos, igualando assim as garantias entre os dois tipos de equipamento.

Cuidados a ter no momento da compra

Na hora de escolher onde vai comprar o seu equipamento, deve ter em atenção:

  • Compre em lojas de confiança. Faça uma pesquisa na internet, existem várias lojas físicas e online que vendem recondicionados. Verifique a opinião de outros utilizadores. Peça a opinião a familiares ou amigos;
  • Compare os preços e condições em diferentes lojas;
  • Confirme que os requisitos obrigatórios são cumpridos, nomeadamente a garantia legal no mínimo de um ano;
  • Verifique se o equipamento corresponde à Grade onde está a ser vendido;
  • Escolha uma loja com uma boa assistência pós-venda;
  • Verifique que acessórios vêm com o equipamento, pois nem sempre o mesmo é vendido com carregador ou auriculares por exemplo;
  • Procure saber qual a origem do equipamento (se é um artigo de exposição, se foi devolvido, se era um equipamento empresarial, etc.);
  • Verifique se o equipamento se encontra bloqueado a alguma rede;
  • Faça alguns testes no momento da compra, como por exemplo ligar o wi-fi, fazer pesquisas na internet, fazer chamadas, tirar fotos ou filmar, verificar se o touch funciona corretamente;

Por último, se após a compra detetar que o equipamento apresenta alguma anomalia, contacte de imediato o vendedor.

Em suma, sublinhamos que os equipamentos recondicionados são uma excelente alternativa para quem procura um bom equipamento a um preço mais baixo. Neste artigo, focamo-nos apenas nos telemóveis, no entanto, existem no mercado outros equipamentos recondicionados, como por exemplo desktops ou laptops.

Leia ainda: Smartphone: sabe como escolher o seu?

(Artigo atualizado para refletir a atualização da legislação, que alargou o prazo de garantia dos equipamentos)

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.