Utilidades

Smartphone: sabe como escolher o seu?

Conheça neste artigo como escolher um bom smartphone sem ter necessidade de gastar muito dinheiro.

Rui Aspas Rui Aspas , 19 Setembro 2019

Há muito que os telemóveis deixaram de ser meros instrumentos de comunicação para passarem a ser elementos imprescindíveis na vida pessoal e profissional. Porém, nem sempre é fácil escolher o mais adequado às nossas necessidades. Tendo em conta a vasta oferta existente no mercado, encontrar um smartphone com uma relação qualidade-preço favorável, nem sempre se afigura como uma tarefa simples.  

Existem vários aspectos a ter em consideração quando compramos um smartphone: cor, tamanho, design, mas principalmente o preço. Este é, muitas vezes, o fator que nos leva a tomar a decisão de compra por este ou aquele aparelho e só depois atentamos às características do mesmo.  

Os aspetos a considerar na hora de escolher um bom smartphone 

Entre os principais aspectos destacamos os seguintes que tem de levar em mente:  

O sistema operativo

Este é o primeiro item que deve analisar, pois é aqui que reside a chave de um bom desempenho do smartphone, que nos pode ajudar inclusive a poupar bateria e energia. No mercado, temos dois grandes sistemas operativos: o Android e o IOS.

O sistema Android, ganha relevância pela sua facilidade de adaptação a diversos tipos de smartphones, permitindo que haja uma grande personalização por parte de cada utilizador. O sistema IOS, da Apple, é conhecido por ser muito fiável em termos de segurança, e raramente tem falhas. Apesar do Android dar mais liberdade ao utilizador, o IOS responde com o trunfo das aplicações disponibilizadas na sua loja online. A par destes dois sistemas, existe um terceiro pertença da Microsoft, o Windows Phone cuja limitação em termos de aplicações disponíveis é compensada pela sua fiabilidade e capacidade multi plataformas.  

O processador

Este componente é considerado o cérebro do smartphone pelo que não é de o relegar para um plano secundário. No fundo, é ele que fornece todas as instruções para o smartphone. Um bom processador é aquele que garante um processamento da informação a ser trabalhada de forma rápida e eficiente, permitindo que durante um determinado processo o telemóvel não encrave . A questão que se impõe aqui é se precisa mesmo de um processador de última geração ou para processos simples como chamadas, mensagens ou até consultar e enviar emails.  

A memória RAM

Apesar do processador ser muito importante no funcionamento do smartphone, ele não trabalha sozinho. Este tipo de memória tem um papel fulcral no desempenho do smartphone. Se procura um smartphone onde possa ter várias apps abertas em simultâneo opte por aparelhos com memórias RAM de 2 a 3GB;  se vê que não necessita de tanta memória, e apenas pretende usar o smartphone para coisas mais básicas, então neste caso chega ter uma memoria RAM entre 1 a 1.5 GB de RAM; 

A capacidade de armazenamento

Aqui entra mais uma vez o uso que pretende dar ao smartphone. Se guarda muitos ficheiros, saiba que ficheiros como filmes, vídeos de música, a própria música ocupam muito do espaço disponível, bem como as aplicações. Na atualidade, é possível encontrar smartphones que já trazem uma capacidade de armazenamento considerável. Em todo o caso pode também aumentar esta capacidade de armazenamento através da aquisição de um micro cartão SD. 

O tamanho

Dependendo sempre do uso que vai dar ao seu smartphone, o tamanho pode ser importante ou não. Um ecrã maior permite tirar melhores fotografias e fazer apresentações profissionais com grande qualidade, neste caso o Phablet ( designado para atribuir ao smartphone a função também de tablet) pode funcionar de uma forma mais eficaz, se o uso que lhe pretende dar seja muito frequente a nível empresarial. No entanto, nunca é demais lembrar que um ecrã maior pode ajudar, mas também atrapalhar no seu manuseamento, até porque este detalhe vai influenciar no peso do próprio aparelho.  

A qualidade da câmara

É pessoa de tirar muitas fotografias? É daqueles profissionais que gosta de ter tudo registado? Então, neste caso, uma câmara com boa qualidade e estabilizador de imagem é o ideal. Nem sempre a câmara que possui mais megapixels é considerada a melhor, a letra F que classifica e caracteriza o sensor fotográfico das câmaras é determinante na hora de escolher um bom smartphone. Quanto maior esta classificação, melhor. 

Bateria

Vai usar muito o smartphone? vai usar pouco? de forma regular? a espaços? Se prevê que vai fazer uma utilização intensiva do smartphone, escolha aquele que tenha uma boa bateria . Pode sempre depois comprar um carregador portátil mas se for possível evitar esse custo extra melhor.

O preço

Depois de pesar todos os atributos anteriores, chegamos a parte do preço. Aqui o bom senso deve sempre prevalecer. Faça uma lista dos prós e dos contras dos smartphones que mais lhe interessam e se adequam às suas necessidades diárias. Pesquise e compare vários modelos.

Uma dica? Defina um montante máximo para escolher o smartphone a adquirir e não o ultrapasse!  

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta